Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro de pelo curto: como cuidar do seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro de pelo curto da raça pug deitado no chão de uma sala

O cachorro de pelo curto tem um grande benefício quando o assunto é pelagem. Entretanto, por mais que os pelos não precisem de tantos cuidados, ainda é uma camada protetora importante para o bichinho.

Veja dicas para cuidar dos pelos do seu amigo, além de qual a diferença entre pelo curto liso e duro, prevenção para queda de pelo e curiosidades.

Cachorro de pelo curto: quais os cuidados?

A pelagem curta não é um bicho de sete cabeças. Um cachorro de pelo curto se suja menos, a escovação é baixa e passa por cima de problemas como bolas de pelo, comuns em cães com pelagem abundante, entre eles, Shih Tzu, Poodle, Border Collie e Lhasa Apso.

Mil maravilhas? Depende. Isso porque a queda de pelo nesses animais é maior, e durante a troca, que acontece na primavera e verão, provavelmente você terá um cachorro soltando muito pelo em casa. É normal, este é o momento em que os animais se preparam para enfrentar o inverno.

Sendo assim, a dica é usar uma escova para tirar a pelagem morta e, se quiser, incluir um shampoo antiqueda na hora do banho. Dê preferência para um pente que não tenha dentes metálicos, já que eles podem machucar a pele do bichinho.

Falando em higiene, um cachorro de pelo curto não precisa de tantas idas ao pet shop ou para debaixo do chuveiro, sendo a frequência quinzenal ou mensal. Mas é claro que, se ele está em contato com terra ou foi viajar para um lugar diferente, o banho é bem-vindo.

Fique de olho nas mudanças do pelo

cachorro de pelo curto deitado na cama

Por mais que a queda seja maior no caso do cachorro de pelo curto, é importante estar sempre de olho para detectar qualquer mudança, como ressecamento, falhas na pelagem, sarna ou pelos oleosos, por exemplo.

Se observar alterações, leve seu amigo ao veterinário para iniciar um tratamento dermatológico. Algumas doenças apresentam a queda como sintoma, então não deixe de procurar um profissional.

Quais os tipos de pelagem?

Existem dois tipos de pelo curto: o liso, presente em raças como Boston Terrier, Labrador, Boxer, Pinscher e os famosos vira-latas. Ela costuma ter em média 5 cm e não há a necessidade de tosa, somente em patas, se necessário.

Já o pelo duro é encontrado no Fox Terrier, Schnauzer e exemplares de Dachshund. O comprimento chega a 10 cm e também não dá trabalho. 

Raças de cachorro de pelo curto

Você deve adivinhar qual o cachorro de pelo liso pequeno que faz sucesso! A briga é das boas entre o Chihuahua e o Pinscher, pois o nível de fofura explode de ambos os lados.

Além deles, outras raças de pelagem curta são bem conhecidas e adoradas:

  • Galgo Inglês
  • Whippet
  • Bulldogue Inglês
  • Rottweiler
  • Dogue Alemão
  • Basenji
  • Doberman
  • Dálmata
  • Pug

Bom, independente se o seu pet é peludo ou um cachorro de pelo curto, a verdade é que vai ter pelinhos pra lá e pra cá na sua casa, não adianta fugir. Por fim, a saúde dermatológica do animal faz parte dos cuidados básicos, então esteja sempre de olho.

Leia outros conteúdos sobre saúde canina no blog da Cobasi! Por qual você quer começar?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário