Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alergia em cachorro e gato tem tratamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Alergia em cachorro branco se cocando com coleira azul

Você já observou o seu pet se coçando e com a pele avermelhada? A alergia em cachorro ou em gato pode acontecer por diversos motivos. Desde um alimento, até areia, passando pelas inoportunas pulgas.

Para trazer todas as informações sobre dermatite em cachorro e gato, conversamos com a dra. Caroline Bettini (CRMV-SP: 26569), médica veterinária da SPet Teodoro Sampaio. Confira!

O que é alergia em cachorro ou em gato?

A alergia é uma condição em que o sistema imunológico reage de maneira anormal a um estímulo externo, ou seja, é uma reação multifatorial.

Existe também a dermatite atópica, uma condição genética crônica em que há ausência da barreira de proteção da pele. Isso provoca a perda de água frequente gerando ressecamento da pele, que se torna susceptível a entrada de microorganismos.

Mas, afinal, o que causa a alergia?

O que pode causar alergia em cães e gatos?

A alergia em cachorro e em gato pode ser desencadeada por produtos de limpeza utilizados na higienização do ambiente e dos pertences do pet. Por isso, prefira sempre a utilização se desinfetantes pet para higienizar a área em que o animal vive, sua caminha, casinha e os brinquedos.

Usar cosméticos de humanos para o banho do cachorro ou do gato também pode gerar alergias. Mais uma vez: aposte em shampoos, sabonetes e condicionadores desenvolvidos exclusivamente para os peludos. Não secar o pet completamente após o banho ou depois do passeio também pode gerar boas coçadas.

A temperatura da água e do secador e até mesmo pela lâmina da máquina de tosa são outros fatores que podem agredir a pele e gerar alergias no pet. Plantas, pólens, alimentos diversos e picadas de insetos também estão entre os principais indutores de processos alérgicos em cachorros e gatos.

As causas da alergia em cachorro e em gato não para por aí. Até alimentos podem gerar vermelhidão e alergias.

“Não temos como prever se o pet será alérgico ou não. Assim como ocorre com os humanos, os sinais surgem apenas após a exposição do pet ao alérgeno, mas sabemos que existem raças predispostas a estes quadros. São elas: Buldogue, Pug, Pit Bull, animais de pele clara, como Poodle, Maltês, West Terrier, Scottish Terrier, e Retrievers, como Golden e Labrador”, completa a médica veterinária Caroline Bettini.

Quais os sintomas de alergia em cachorro?

cachorro se cocando

Os sinais da alergia em cachorro ou em gato envolvem sempre a coceira, podendo estar acompanhada de vermelhidão, descamação e áreas edemaciadas com formação de feridas contendo ou não pus. Há também sinais de lacrimejamento, espirros e tosse normalmente de caráter seco.

Em alguns casos de alergia, o pet passa a mudar o seu comportamento tornando-se mais cansado e agressivo por causa do incômodo no local acometido. Nos casos mais graves também pode apresentar mutilação e inchaço generalizado.

“Atualmente estima-se que 40% dos pets no Brasil tem algum tipo de alergia, e a tendência é de que esta porcentagem aumente cada vez mais devido a manejos ambientais e alimentares inadequados, fatores genéticos perpetuados, cruzas indevidas, e falta de orientação dos tutores”, acrescenta a médica veterinária Caroline Bettini.

Qual o melhor remédio para alergia de cachorro?

Os sintomas são muito variáveis e as causas mais ainda. Por isso, é muito importante que o pet seja consultado logo nos primeiros sinais de alergia. Na consulta, o médico veterinário realizará a triagem de exclusão dos possíveis alérgenos.

“Sempre pontuo que é necessário ter paciência e completa adesão ao tratamento prescrito, pois muitas vezes o diagnóstico e melhora clínica podem demorar mais tempo do que o esperado. Porém, isso não é motivo para desistir do tratamento”, explica Carolina Bettini.

Sendo assim, não deixe de procurar o médico veterinário de sua confiança periodicamente para garantir o melhor tratamento e conforto ao seu pet!

Como prevenir alergias em cachorro e gato?

Enquanto algumas alergias são difíceis de prevenir, como as alimentares. Outras podem ser facilmente controladas. Fizemos uma lista de cuidados básicos para você evitar alergias no seu pet:

Saiba mais sobre alergias em cães no nosso vídeo:

Agora ficou fácil acabar de vez com a coceira e o incomodo, não é mesmo?

Confira outros posts sobre alergia em cachorro:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário