Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dermatite em cachorro: o que é, sintomas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 8 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O seu pet está se coçando com uma frequência muito maior do que o normal? Muita atenção, porque esse é um dos sintomas da dermatite em cachorro, uma doença comum que pode acometer cães de todas as raças e idades.

Quando falamos da saúde dos nossos animais de estimação, não dá pra ficar sem saber do que se trata. Por isso, aqui você se  informa sobre tudo relacionado ao tema, boa leitura!

  1. O que é a dermatite canina?
  2. Como saber se o cachorro está com dermatite?
  3. O que pode causar dermatite em cachorro?
  4. Principais causas da dermatite em cães
  5. Qual o tratamento para dermatite em cachorro?
  6. Qual o melhor remédio para dermatite canina?
  7. 5 dicas para evitar a dermatite em cachorro

O que é a dermatite canina?

A dermatite alérgica canina (DAC) é uma doença de pele alérgica comum em cachorros, especialmente em raças com pelagem longa, espessa ou com dobras na pele, como: Labrador, Pitbull e Shar-pei.

Os animais diagnosticados com a doença podem desenvolver graves reações alérgicas, que afetam sua qualidade de vida. Trata-se de uma condição de natureza genética e inflamatória, portanto, é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada.

Como saber se o cachorro está com dermatite?

O sintoma básico de qualquer doença de pele em cachorro é a coceira em excesso e a vermelhidão. No entanto, outros sinais podem aparecer, dependendo do estágio da infecção ou inflamação, como:

  • descamação;
  • feridas com ou sem pus;
  • alopecia, que é a perda de pelo em partes do corpo;
  • hiperpigmentação;
  • presença de pápulas e máculas (um nódulo ou lesão);
  • entre outros sinais.

Se perceber que o seu cachorro está se coçando demais, que estão aparecendo falhas no pelo ou alguns dos sintomas mencionados, a recomendação é levá-lo ao médico-veterinário para um exame clínico.

O que pode causar dermatite em cachorro?

Assim como os humanos, o corpo dos cães é habitado por bactérias e fungos que desempenham um papel na proteção do organismo. Então, se por algum motivo a proteção ficar vulnerável, pode ocorrer o que é conhecido como desequilíbrio na flora natural. 

Em outras palavras, é quando existe uma variação seja na quantidade ou na distribuição das bactérias presentes no organismo. Sendo assim, quando a defesa do corpo fica desprotegida, isso permite que agentes nocivos penetrem e causem doenças, como a dermatite canina.

Entretanto, entre as possíveis causas, a ação de bactérias e fungos não é o único risco. A  dermatite pode se desenvolver por diversos motivos.

Principais causas da dermatite em cães

o que é dermatite canina
A dermatite canina é uma infecção ou inflamação na pele dos cachorros, que pode causar sintomas desagradáveis. como a coceira excessiva.

Além dos pelos longos, existem outras causas por trás da dermatite em cachorro com alergia. Portanto, para identificar o que está causando incômodos ao pet, o ideal é que o tutor procure um médico-veterinário o mais rápido possível.

Dermatite hormonal

Determinadas doenças primárias, como o hipotireoidismo, podem ter, entre seus sintomas, a dermatite canina. E como a enfermidade ataca os hormônios do animal, as alterações dermatológicas acabam se manifestando.

Infecção bacteriana

Esse tipo de dermatite em cães geralmente acontece por meio de uma lesão localizada, causada por umidade. Ou seja, falha ao secar o pelo e pelagem após o banho ou até mesmo um ambiente muito úmido. Esta condição pode gerar muita coceira, dor e vermelhidão.

Dermatite fúngica em cães

A proliferação de fungos e bactérias é um grande problema de pele. As raças Bulldog e Lhasa Apso são algumas das mais afetadas, por exemplo. A transmissão pode acontecer por meio de cachorros infectados ou por um sistema imunológico debilitado.

Por isso, é preciso ter atenção redobrada para não criar um ambiente propício, como por exemplo, umidade entre dobrinhasna pele e pelos longos molhados.

Alergia à picada de insetos

Aqui, se trata de uma dermatite por ectoparasitas causada por parasitas de fora do corpo do cachorro. A picada de pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitas são umas das principais causas da doença.

Por isso, é crucial estar atento a uma possível alergia às pulgas em cachorros, o que pode incluir o desenvolvimento de sarna, levando à dermatite bacteriana devido à entrada de micro-organismos na pele.

Dermatite atópica canina – Predisposição genética

Alguns animais têm maior predisposição às reações alérgicas do que outros. Somente um médico-veterinário consegue analisar se o seu pet é mais sensível ou não à dermatite atópica.

Para cães com dermatite atópica canina, a situação piora se eles tiverem contato com ácaros, pólen e outros alérgenos comuns. Nesses casos, a doença acomete a região dos olhos do cachorro, podendo causar outras complicações como conjuntivite ou otite.

Dermatite úmida aguda

A dermatite úmida aguda é uma infecção bacteriana que ocorre na superfície da pele. Com desenvolvimento rápido, a causa é provocada por um trauma gerado pelo próprio animal.

Seja lambendo, mordendo, mastigando, arranhando ou friccionando uma área em seu corpo, em resposta à coceira ou dor que esteja sentindo.

Alergia a picada de insetos

Aqui se trata de uma dermatite por ectoparasitas causada por parasitas de fora do corpo do cachorro. A picada de pulgas, carrapatos, mosquitos e outros parasitas são umas das principais causas da doença. 

Por isso, é necessário ficar atento a uma possível alergia de pulga em cachorro, incluindo o aparecimento da sarna, pois podem levar a dermatite bacteriana por conta da entrada de microorganismos na pele.

Dermatite atópica canina – Predisposição genética

A dermatite atópica canina (DAC) é uma doença comum em cães pequenos animais que possuem uma falha na barreira cutânea.

Alguns animais têm maior predisposição a reações alérgicas do que outros. Somente um médico-veterinário consegue analisar se o seu pet é mais sensível ou não à dermatite atópica.

Para cães com esse diagnóstico, a situação piora se tiverem contato com ácaros, pólen e outros alérgenos comuns. Nesse caso, a doença acomete a região dos olhos do cachorro, podendo causar outras complicações como conjuntivite ou otite.

Qual o tratamento para dermatite em cachorro?

O tratamento para dermatite canina varia de acordo com a doença do pet e apenas um médico-veterinário pode passar as recomendações mais indicadas.

Se for um cachorro com alergia na pele propenso a sofrer com essa condição, pode ser que ele inicie um tratamento de longo prazo com medicamentos. Para isso, é necessário realizar testes para encontrar o componente alérgico.

Sendo assim, depois do diagnóstico, o médico-veterinário está apto a recomendar um medicamento contra fungos e bactérias. Afinal, em algumas situações é comum encontrar o cachorro empolado, ou seja, com reações alérgicas específicas na barriga, focinho ou na pata.

Qual o melhor remédio para dermatite canina?

Saber qual remédio é bom para dermatite canina é uma missão que deve ser feita por um médico-veterinário. Ele é responsável por avaliar o cachorro e, dessa maneira, indicar o melhor tratamento.

Evite remédio para dermatite canina caseiro e a automedicação, pois ambos podem piorar o quadro enfrentado. Espere a avaliação veterinária e siga à risca a frequência e a posologia. Assim, você garante um tratamento eficiente e seguro.

No caso de cachorro com alergia e inchaço, por exemplo, a administração de um antialérgico para cães pode ser indicada, bem como internação e acompanhamento profissional.

Em seguida, dependendo da condição do animal, o médico-veterinário pode recomendar uma série de cuidados com alimentação, higiene e alguns outros medicamentos.

Alimentação para tratamento de cães com alergia

A cooperação da alimentação para o sucesso do tratamento para cachorros com alergia é fundamental.

Por isso, muitos médicos-veterinários indicam as rações medicamentosas, pois é uma solução alimentar assertiva para conduzir algumas etapas do diagnóstico, realizando um teste de eliminação para detectar a alergia.

cachorro lambendo a pata
A alergia alimentar em cães é um problema comum que pode representar um grande desafio na rotina alimentar dos pets.

Este processo acontece com base no mais preciso método de investigação da alergia alimentar.

Em outras palavras, a ração fornece ao cachorro uma dieta hipoalergênica, e deve ser oferecida por oito a doze semanas, uma vez que tem proteínas hidrolisadas e ótimas opções para a realização desse teste.

Terminada a fase de eliminação, o médico-veterinário pode indicar a ração para cachorro alérgico como alimento principal no tratamento.

Porém, essa é uma avaliação realizada de acordo com o quadro e a evolução clínica da dermatite em cão. Pois, a fórmula e processo de produção foram desenvolvidos para excluir alérgenos alimentares e reduzir o risco de intolerância a determinados nutrientes.

5 dicas para evitar a dermatite em cachorro

Com alguns cuidados diários, os tutores conseguem evitar a dermatite canina. Confira!

  1. Mantenha a vermifugação e o uso de antipulgas sempre em dia.
  2. Limpe a casa com frequência. Assim os cômodos ficam livres de micro-organismos e alérgenos comuns.
  3. Para manter o sistema imunológico do pet sempre forte, ofereça alimentos de qualidade, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento correto do pet.
  4. Na hora do banho, utilize apenas shampoos e condicionadores para cães. Durante o tratamento, há produtos específicos que combatem a dermatite. 
  5. Seque bem o seu pet após o banho, para evitar a proliferação de fungos na pele.

O cachorro com dermatite é uma doença que pode ser controlada com ações preventivas e cuidados específicos. Par saber mais sobre, dê o play e confira o vídeo a seguir:

O conteúdo te ajudou? Tutores, muita atenção às causas da dermatite em cachorro e como evitá-las, para cuidar do seu pet e garantir que ele viva sempre feliz, saudável e livre de problemas de pele. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!


| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Aurelina Noia disse:

    Minha cadela Kika foi diagnósticda com dermatite por vários veterinários que receitaram corticoide .enquanto está tomando remédio ela melhora, quando termina medicação volta toda coceira.

  2. Ana Claudia da Rocha Ribeiro de Almeida disse:

    A belê fala está escura e fica fedendo muito

  3. Luzinette disse:

    Minha cachorrinha está com dermatite

  4. Leidiana carla disse:

    Meu cão está com a pele da barriga vermelha e a boca e a orelha de não está comendo e ele fica no quando triste o que pode ser

    • Cobasi disse:

      Olá, Leidiana! Como vai?
      A irritação na pele, a falta de apetite e as mudanças comportamentais podem ser sinais de diversos problemas, por isso é importante agendar uma consulta veterinária. O profissional poderá realizar os exames adequados, identificar a causa desses sintomas e recomendar o tratamento correto para o seu cão.

Deixe o seu comentário