Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Alopecia canina: saiba o que é e como cuidar do seu animal de estimação

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com alopecia na mesa do veterinário
Alopecia canina é um sintoma que causa queda grave de pelagem do pet

A alopecia canina é um sintoma de doenças localizadas na pelagem do animal ou nos sistemas imunológico, linfático e endócrino do animal. 

Suas principais características são: coceira intensa e queda severa de pelos em determinadas partes do corpo do pet. Conheça suas causas, sintomas, tratamento e como prevenir. 

O que significa alopecia em cachorro?

A alopecia em cachorro, que pode ser chamada popularmente de calvície canina, é a queda intensa de pelos do pet em uma ou diversas partes do corpo, formando “falhas” na pelagem. Outro sinal da doença é a perda de coloração da pelagem do pet.

Causas e sintomas de alopecia canina

A alopecia em cães pode ser causada por questões comportamentais, alimentares, parasitárias ou até predisposição genética. Além disso, cada uma delas possui sintomas bem específicos. Conheça em detalhes.  

Estresse e ansiedade 

O estresse e a ansiedade são as causas da queda acentuada da pelagem do animal de estimação. Os principais fatores associados a essa condição são mudanças frequentes no ambiente e ausência do tutor.

Os sintomas de alopecia por estresse são a queda de pelos próximos das patas e lesões avermelhadas e a formação de crostas purulentas.

Alergias

A alergia alimentar ou à picada de insetos são gatilhos para o desenvolvimento de alopecia em cachorro.  

Se a doença tiver origem alimentar, os sintomas mais comuns são: vermelhidão na pele, coceira excessiva, descamação e lesões com crostas, pus e mau cheiro.

Quando a origem da queda de pelos é causada por picada de pulga, carrapato ou a presença de sarna, os sinais são coceira, falta de pelos e pruridos na região afetada.

Infecções fúngicas e bacterianas

Esses tipos de infecções são causados por fungos, bactérias e ácaros presentes no ambiente, nos acessórios ou brinquedos do animal.

Os sinais mais evidentes são queda severa da pelagem, hiperpigmentação da pele, prurido e mau cheiro nas feridas causadas por coceira.

Dieta pobre em nutrientes

Uma dieta pobre em nutrientes também pode levar o seu animal de estimação a desenvolver alopecia. A falta de vitaminas deixa a pelagem mais fraca, ocasionado pelos sem brilho e a queda excessiva.   

Predisposição genética

Além de questões associadas à alimentação, infestação parasitária e comportamentais, a alopecia em cachorro pode ser reflexo da predisposição genética de algumas raças.

Se você é tutor de Chihuahuas, Galgos Ingleses, Whippets, Galgos Italianos ou Buldogues, vale ficar atento à queda de pelos do animal. Os primeiros sinais da doença costumam aparecer após o primeiro ano de vida do pet.

Alopecia canina como sintoma de doenças

Em algumas situações a alopecia canina não é a doença em si, mas um sintoma associado a alguma patologia.

Por exemplo, diabetes canina, câncer de pele, hipotireoidismo e Síndrome de Cushing são condições que têm a queda de pelo como um dos seus principais sintomas.

Como identificar a alopecia em cachorro?

cachorro com alopecia se coçando
Coceira intensa, feridas, manchas e inflamações pelo corpo são sinais de alopecia

É comum que os cachorros sofram com a queda de pelos, seja por conta da época do ano, idade ou renovação da pelagem. 

Nesses casos, o processo de queda não costuma exceder os 30 dias e nem deixar falhas severas.

Caso você perceba a queda intensa e concentrada da pelagem, manchas pelo corpo, feridas e inflamações, procureum médico-veterinário.

Tratamento para alopecia canina

O tratamento para alopecia canina varia de acordo com a causa da doença. De maneira geral, elas combinam shampoo terapêutico para cachorro (para a recuperação da saúde dos pelos e pele) com antibióticos, dependendo do diagnóstico.

Se a alopecia for decorrente de DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas), o uso de ectoparasiticidas (antipulgas e anticarrapatos) pode ser associado ao tratamento.

Caso a doença seja causada por infecção alimentar ou dieta deficitária, o veterinário poderá indicar alteração na alimentação do pet, com a substituição da ração tradicional por uma terapêutica.

Como prevenir alopecia em cachorro?

A prevenção da alopecia em cachorro é bastante simples, os principais cuidados são:

  • promover uma dieta rica e balanceada;
  • investir em antipulgas e carrapatos de maneira preventiva;
  • manter a higienização do ambiente e dos acessórios do animal;
  • banhos e tosas periódicas;
  • garantir o enriquecimento ambiental para cães;
  • evitar colocar o pet em situações estressantes;
  • realizar visitas frequentes ao médico-veterinário.

Com a adoção destes pequenos cuidados, é possível evitar que o seu pet desenvolva alopecia canina e tenha uma vida saudável. Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe a pergunta nos comentários.

[sam_pro id=0_5 codes="true"]

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Claudete disse:

    Adorei as dicas, pois um dos meus cães esta perdendo pelos e lendo suas dicas vou ficar mais atenta às reações deles para poder ajudar ainda mais.Tenho dois cães um deles é filhote e o outro é adulto .Meu filhote é macho mestiço de Golden com Labrador e quando adotei meu bebezinho veio com péssimo costume não se alimenta direito e lendo sua dica para mistura do mix para acrescentar a ração e deixar molhadinha pode ser que consigo solucionar esse problema de apetite .Vou fazer uma tentativa. Já mudei sabores de rações e diversas marcas de rações e nada de dar certo.Vou tentar e depois entro em contato te dizendo se deu certo ou não. Mais obrigada pelas dicas lidas por aqui amei.

  2. Milyalmeidaps23@gmail.com disse:

    Olá bom dia! O que fazer quando seu cãozinho estar com a perda de pelo estrema ? Já usou vários tipo de medicação e não parar de perder a pelagem ,o animalzinho estar totalmente sem pelo em algumas partes do corpo ,o qui realmente fazer nesses tipo de casos ,é uma pastor alemão,ela já estar na idade!

  3. Juliana disse:

    Boa noite,tudo bem dica muito boa.
    Gostaria de tirar uma dúvida não tenho condições de levar o meu pet no veterinário e tbem não sei o que fazer.
    O meu cachorro perdeu o pelo e a pele tá bem seca além disso ele só emgrece.O q poço fazer para ajudar ele percebo que ele está triste coitado.
    Desde de já agradeço pela atenção

    • Cobasi disse:

      Oi Juliana, como vai? Antes de iniciar o tratamento, é essencial consultar um médico veterinário para entender o que está ocasionando o problema e qual o tratamento indicado. Pode se tratar de algo esporádico ou necessitar de uma atenção maior, por isso cuide do seu amigo!

  4. Edineia da silva disse:

    Boa noite, meu tbm perde, mas sai os pedaços só de relar. Ele tem 13 anos mas não coça só cai!

Deixe o seu comentário