Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alopecia canina: saiba o que é e como tratar o seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão com alopecia canina

A perda de pelos em cachorros muitas vezes pode não ser natural, mas sim por causa de um problema patológico conhecido como alopecia canina. Essa é uma doença bem comum, que pode afetar boa parte dos pets em diferentes fases da vida. 

A principal preocupação dos tutores é a coceira intensa e a perda parcial ou total de pelos em determinadas áreas acometidas pela doença. Entretanto, além dos pelos, a alopecia pode afetar, também, a pele e os sistemas imunológico, linfático e endócrino do cachorro

Entenda quais são as principais causas da doença, como ela se manifesta e como fazer o tratamento adequado.

Como identificar a alopecia em cachorro?

cão com alopecia canina

É comum que os cachorros sofram com a queda de pelos, seja por conta da época do ano, idade, renovação da pelagem, entre outros motivos. Mas, esse tipo de queda natural não costuma passar de 30 dias e não deixa nenhuma falha ou calvice no seu pet. 

A alopecia canina pode ser constatada a partir da queda de pelos com ou sem pigmentação, já que algumas áreas da pele podem ficar com uma espécie de mancha. Esse problema costuma surgir no pescoço, no rabo e na região do períneo, podendo afetar também o tronco. Além disso, a alopecia também pode gerar crostas e inflamações que necessitam de cuidados especiais.

O que causa alopecia em cachorro?

cão com alopecia canina

A alopecia pode se manifestar por uma série de questões, como doenças, infestação de parasitas, condições genéticas, entre outras. Veja as principais causas a seguir: 

Estresse e ansiedade: assim como em seres humanos o estresse pode causar perda de cabelo, nos pets esse tipo de problema pode gerar alopecia e, consequentemente, a perda de pelos. 

Alergias em cachorro: a alergia está entre as principais causas da alopecia canina. O seu amigo pode ser alérgico a alimentos e picadas de insetos, por exemplo. Para descobrir a causa, o médico veterinário realizará a avaliação física e pode pedir exames complementares.

Fungos e bactérias: a infecção causada por fungos, bactérias e ácaros podem ser a causa da alopecia em cães. 

Falta de nutrientes: é muito importante estar sempre atento à alimentação do seu pet. Isso porque, a deficiência de nutrientes pode ocasionar a perda de pelos, além de outros problemas de saúde. 

Pulgas, carrapatos e sarnas: a presença desses ectoparasitas é responsável por gerar queda de pelos e prurido intenso.

Condição genética: algumas raças, como Chihuahuas, Galgos Ingleses, Whippets, Galgos Italianos e Buldogues são mais predispostas a desenvolverem a alopecia após o primeiro ano de vida. 

É importante ressaltar que outros problemas de saúde como, diabetes canina, câncer de pele, hipotireoidismo e até mesmo lambeduras em excesso podem causar alopecia canina. Caso você perceba que seu pet está se coçando demais ou perdendo pelos em excesso, procure um médico veterinário.

Tratamento para alopecia canina

Por ter diferentes causas, cada caso de alopecia canina necessita de um tipo de  tratamento com medicamentos, shampoo para cachorro, antifúngicos, antibióticos, entre outros. 

Entretanto, antes de iniciar o tratamento, é essencial consultar um médico veterinário para entender o que está ocasionando o problema e qual o tratamento indicado. Pode se tratar de algo esporádico ou necessitar de uma atenção maior, por isso cuide do seu amigo!

Quer saber mais sobre cuidados com seu cachorro? Confira os posts do blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Claudete disse:

    Adorei as dicas, pois um dos meus cães esta perdendo pelos e lendo suas dicas vou ficar mais atenta às reações deles para poder ajudar ainda mais.Tenho dois cães um deles é filhote e o outro é adulto .Meu filhote é macho mestiço de Golden com Labrador e quando adotei meu bebezinho veio com péssimo costume não se alimenta direito e lendo sua dica para mistura do mix para acrescentar a ração e deixar molhadinha pode ser que consigo solucionar esse problema de apetite .Vou fazer uma tentativa. Já mudei sabores de rações e diversas marcas de rações e nada de dar certo.Vou tentar e depois entro em contato te dizendo se deu certo ou não. Mais obrigada pelas dicas lidas por aqui amei.

  2. Milyalmeidaps23@gmail.com disse:

    Olá bom dia! O que fazer quando seu cãozinho estar com a perda de pelo estrema ? Já usou vários tipo de medicação e não parar de perder a pelagem ,o animalzinho estar totalmente sem pelo em algumas partes do corpo ,o qui realmente fazer nesses tipo de casos ,é uma pastor alemão,ela já estar na idade!

  3. Juliana disse:

    Boa noite,tudo bem dica muito boa.
    Gostaria de tirar uma dúvida não tenho condições de levar o meu pet no veterinário e tbem não sei o que fazer.
    O meu cachorro perdeu o pelo e a pele tá bem seca além disso ele só emgrece.O q poço fazer para ajudar ele percebo que ele está triste coitado.
    Desde de já agradeço pela atenção

    • Cobasi disse:

      Oi Juliana, como vai? Antes de iniciar o tratamento, é essencial consultar um médico veterinário para entender o que está ocasionando o problema e qual o tratamento indicado. Pode se tratar de algo esporádico ou necessitar de uma atenção maior, por isso cuide do seu amigo!

  4. Edineia da silva disse:

    Boa noite, meu tbm perde, mas sai os pedaços só de relar. Ele tem 13 anos mas não coça só cai!

Deixe o seu comentário