Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Enriquecimento ambiental: Tudo o que você precisa saber

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro brincando com enriquecimento ambiental.
Brinquedos e atividades para o enriquecimento ambiental do seu cãozinho.

O enriquecimento ambiental é uma forma de estimular o pet, proporcionando novas experiências e aprendizagem de uma maneira lúdica. Com essa técnica, o tutor garante o bem-estar e alegria do pet em qualquer etapa da vida. Venha com a gente e saiba mais sobre essa prática.

O que é enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental é uma prática que tem se tornando popular nos últimos anos, porém ela existe desde meados da década de 70. A ideia central é promover um ambiente mais próximo da natureza para os animais que vivem em cativeiros como, por exemplo, em zoológicos.

A proposta é realizar uma série de atividades para ajudar os cachorros a ter uma melhora comportamental. Já que em muitos casos alguns problemas eram causados pelo estilo de vida cativo, longe de seu habitat natural.

Com o tempo, os benefícios que essas práticas foram se tornando evidentes e passaram a chamar a atenção dos especialistas. A partir disso, essas técnicas começaram a ser aplicadas em animais domésticos. Confira os principais benefícios do enriquecimento ambiental.

  • ajuda no gasto de energia física e mental;
  • conexão com os seus instintos e com o tutor;
  • desenvolvimento de habilidades e inteligência;
  • redução da agressividade e hiperatividade;
  • diminuição do medo de situações novas e objetos;
  • melhora na confiança do animal.

Por que o enriquecimento ambiental é importante?

Cachorro na janela triste precisa de enriquecimento ambiental
O enriquecimento ambiental é ótimo para animais que ficam sozinhos.

O enriquecimento ambiental para cães consiste em um conceito que vai tornar a sua casa muito mais atrativa e estimulante para pet. No caso dos cachorros, a ideia é criar um ambiente divertido, desafiador e promover uma interação maior entre o cão e o ambiente em que ele vive. 

Os principais tipos de enriquecimento ambiental

Agora que você já sabe todo o conceito, nós vamos mostrar quais são os principais tipos de enriquecimento ambiental para cachorro existentes. E o melhor de tudo, vamos ensinar como você pode aplicá-los no dia a dia.

1. Enriquecimento alimentar

Cachorro tira o enchimento de um pelúcia
O enriquecimento ambiental ajuda na correção de comportamento indesejados.

Na natureza, não existe um comedouro cheio na hora do almoço. Os animais precisam caçar ou coletar seus alimentos. Por isso, uma das maneiras de realizar o enriquecimento ambiental para cachorro é recriar esse ambiente. Para isso, deixe de oferecer a ração seca no pote de comida,  passe colocá-la em brinquedos interativos ou esconda embaixo de almofadas, brinquedos e outros locais da casa. Confira como fazer isso da maneira correta.

Semana 1

Não ofereça a alimentação no comedouro. Espalhe os grãos de ração seca em cantos da casa. O acesso tem que ser fácil.

Semana 2

Dificulte o acesso aos grãos de ração. Coloque em locais um pouco mais altos e cubra-os com brinquedos e outros itens.

Semana 3

Adicione mais um grau de dificuldade. Coloque os alimentos em brinquedos com dispenser, dentro de caixas de sapato e embaixo de itens um pouco mais pesados.

Semana 4

Mude diariamente o local em que esconde os alimentos. Procure soluções criativas para tornar a busca pela ração mais difícil e divertida para seu pet.

Importante: brinquedos interativos também ajudam no enriquecimento cognitivo do animal. É isso mesmo, escolha um tabuleiro, coloque petiscos e deixe o seu cachorro se divertir em busca de recompensa.

2. Enriquecimento sensorial

Assim como nós, os cães têm cinco sentidos. O enriquecimento ambiental para cachorro visa potencializar cada um deles. Para estimular a audição, o tutor pode criar uma playlist especial com sons da natureza.

Todos esses sons diferentes estimulam a audição, relaxam e entretêm o pet. No entanto, você precisa ter uma atenção especial ao volume. Os cães possuem a audição muito desenvolvida e sons altos podem causar desconforto neles.

3. Enriquecimento social

Uma prática muito simples é fazer enriquecimento social do seu cão. Para isso, basta levar o pet para passeios em parques ou praças e estimular a interação com outros animais. Só não se esqueça de levar a coleira peitoral e a guia para uma garantir a segurança do cachorro.

Brinquedos para enriquecimento ambiental

brinquedo interativo para cachorro para pestisco
brinquedo inteligente em forma de caixa
comedouro interativo em forma de labirinto
Brinquedo para cachorro com espaço para ração
brinquedo azul para cachorro
brinquedo vermelho com petiscos para cães
brinquedo interativo para cachorro para pestisco
brinquedo inteligente em forma de caixa
comedouro interativo em forma de labirinto
Brinquedo para cachorro com espaço para ração
brinquedo azul para cachorro
brinquedo vermelho com petiscos para cães

Os jogos são opções práticas para você entreter e estimular o raciocínio lógico e a aprendizagem do seu pet. Eles são ótimos opções para apresentar essa variedade de atividade para seu cãozinho. 

Esse tipo de brinquedo tem um espaço reservado para preenchimento com ração seca ou petisco. Assim, o seu pet vai se divertir enquanto procura a recompensa desejada. Conforme a atividade for se tornando fácil, deixe o exercício mais complexo com novos brinquedos para cachorro.

Enriquecimento ambiental com responsabilidade

tutora fazendo enriquecimento ambiental com o seu cão
O tutor também tem um papel importante no enriquecimento ambiental.

Tornar o ambiente mais rico para seu cãozinho exige criatividade e muito cuidado. No enriquecimento ambiental é comum utilizar diversos itens da própria casa para transformar a rotina do seu cachorro. No entanto, alguns itens podem oferecer riscos. Fizemos uma lista de itens para você evitar:

  • Sacos plásticos;
  • Objetivos de materiais tóxicos;
  • Flores e plantas;
  • Medicamentos;
  • Pedras, folhas e galhos;
  • Brinquedos infantis e bichos de pelúcia.

Na dúvida, consulte sempre um médico-veterinário de confiança. O profissional saberá indicar quais tipos de enriquecimento ambiental para cachorro é mais indicado para o comportamento, porte e idade de seu pet.

Você tem um animal de estimação e já utiliza as técnicas de enriquecimento ambiental para cachorro? Conte para gente como ele tem se comportado. 

Oferecer uma rotina divertida e estimulante para seu cachorro é um dever de todo tutor. Você tem dicas para tornar o dia a dia mais rico e proveitoso? Deixe um comentário!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. MARIA APARECIDA MONTEIRO ARRUDA disse:

    Estão de parabens, adorei as dicas, meu cachorrinho adora morder meu pé, eu ficava brava, agora ja sei o que fazer.
    Obrigada

Deixe o seu comentário