Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro chorando: o que pode ser e como acalmá-lo?

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro chorando

O cachorro chorando é uma das formas dos cães expressarem as suas emoções e se comunicarem com os tutores. Por meio de choramingos, é possível identificar um incômodo, doença e até uma necessidade do pet.

Para falar sobre o assunto, convidamos a médica-veterinária Joyce Lima, da Educação Corporativa da Cobasi. Ela vai nos contar quais os possíveis motivos por trás do choro canino. Vamos aprender como podemos lidar com isso? Confira!

Quando o cachorro fica chorando, o que pode ser?

O choro é a forma mais eficaz e comum que todos os cachorros usam para chamar a atenção de seus tutores.

Ou seja, funciona como uma ferramenta de comunicação muito utilizada para passar uma mensagem. A missão para os tutores é investigar o que um cão chorando significa.

Segundo Joyce Lima: “a de chamar a atenção do tutor, o choro pode ter diversas causas. Como, por exemplo, ser um sinal de que o animal está desconfortável, se sentindo sozinho, quer atenção ou até mesmo que está com medo ou dor”, comentou.

A especialista da Cobasi ainda ressalta que: “é sempre importante que o tutor esteja atento à frequência do choro. Então, atenção se for repetitivo, contínuo ou até mesmo se está associado com alguma situação específica”.

Ainda nessa fase da investigação, vamos analisar as questões emocionais dos cachorros. Ou seja, identificar se o choro é um apelo emocional, adotado pelo pet para convencer o tutor a fazer alguma de suas vontades.

Uma situação comum é o cachorrinho chorando sempre que o tutor está se preparando para sair de casa? Nesse caso, estamos falando de um choro pontual. Porém, cachorro chorando não se limita só a isso, tem também outras causas.

7 motivos pelos quais os cachorros choram

  1. saudades da mãe (comum em filhote de cachorro chorando);
  2. quando ainda não se adaptou a alguma nova situação;
  3. ansiedade por separação;
  4. fome;
  5. quando sente falta de atenção; 
  6. machucados e/ou dores físicas;
  7. frio. 

O que fazer quando o cachorro estiver chorando?

Cachorro chorando
Para ajudar um cachorro chorando. o primeiro passo é enteder qual o problema que está causando o choro no pet.

Para te auxiliar, separamos algumas dicas para as principais causas do choro de cachorro. Confira!

Crie um ambiente ideal para o seu cachorro

Joyce Lima destaca: “o enriquecimento ambiental é uma forma de tornar o local onde o animal vive mais atrativo e interessante, estimulando-o a interagir com brinquedos que o desafiam diariamente”.

Oferecer tudo que é essencial para os cães ajuda no caso do pet que chora pela ansiedade de separação. Pois eles têm a sua atenção desviada da falta do humano, para os brinquedos e desafios que são extremamente interessantes ao animal. 

Então, para ajudar, os tutores podem enriquecer o ambiente deste animal, deixando brinquedos para que ele se distraia e que sejam adequados ao comportamento dele.

Outra dica é utilizar brinquedos que contenham o nosso cheirinho – isso serve como uma “recompensa” para o cão e faz com que ele se sinta seguro, mesmo sozinho.

Cachorro chorando: como saber se o cão está com dor?

Aprofundando um pouco mais nas problemáticas por trás do choro dos cães, a grande questão está na frequência. Em outras palavras, quando o cachorro chora sem intervalo.

Esse é um sinal de alerta para questões mais graves, como dores agudas ou doenças. Como a linguagem dos cães não é tão simples de decifrar para nós, é fundamental contar com a análise de um médico-veterinário para diagnosticar possíveis incômodos.

cachorro chorando
É importante prestar atenção no comportamento do seu cachorro, principalmente, se eles estiverem chorando muito.

Lembre-se de que só esse profissional tem a capacidade de examinar o cão de maneira completa e, portanto, compreender o que pode estar causando o choro excessivo.

É importante considerar que alguma doença esteja causando o choro. Porém, em contrapartida, se não passar de uma “chantagem emocional”, o melhor a ser feito é o adestramento.

Assim, o pet se tornará mais obediente e atenderá aos comandos sem nenhum drama.

Ansiedade de separação é uma das principais causas de cachorro chorando

O cão, assim como nós, é um animal sociável, ou seja, ele gosta de viver em grupos (lembrando que seus ancestrais viviam em matilhas que facilitavam a sua sobrevivência), e quando ele fica sozinho é extremamente desagradável,” explicou a médica-veterinária Joyce Lima.

Então, imagine o seguinte cenário: o pet tem acesso livre à casa e aos seus moradores durante o dia todo, pode brincar, se divertir, interagir com as pessoas e, de repente, fica sozinho por horas, sem brinquedos e sem a atenção de ninguém.

Isso tende a ser muito angustiante para o animal, o que por muitas vezes acaba com cachorro chorando à noite, por exemplo. 

Cachorro chora com lágrimas?

Será que os cães produzem lágrimas quando choram?

Os cachorros choram, mas não como os seres humanos. Em vez das lágrimas, os cães as substituem por vocalizações como latidos, choramingos, rosnados, por exemplo. Esses são sinais acústicos que os cães usam para sinalizar suas emoções.

Existem alguns estudos que destacam que os cães podem se encher de lágrimas quando estão felizes, ao se encontrarem com seu tutor após um período de ausência. Mas, essa ainda é uma questão que precisa ser mais explorada.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre as principais causas quando o cachorro está chorando.

tutor fazendo carinho em pet

Então, lembre-se de que é importante que o tutor fique atento à frequência do choro, se ele é repetitivo, contínuo ou até mesmo se está associado com alguma situação específica.  Isso ajudará a saber qual passo seguir para ajudar seu amigo. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Elisabete de Mattos Andrade disse:

    Boa tarde minha cachorrinha e já velha mais sempre fica choramingando eu acredito que quer sempre ficar perto mais não dá pra ficar dentro de casa e porte médio e solta muito pelo oque posso fazer para acalmar ela

Deixe o seu comentário