Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ensinar o cachorro a rolar? Adestrador ensina passo a passo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como ensinar o cachorro a rolar

Ensinar comandos está entre uma das principais missões dos tutores na criação de cães. Se você tem um animal de estimação em casa, provavelmente, já deve ter ouvido sobre a importância do adestramento, uma forma eficaz e divertida de educar. Um dos truques mais conhecidos e buscados é sobre como ensinar o cachorro a rolar, e é sobre isso que vamos conversar. 

Para nos ajudar a realizar o treinamento de seu cão, convidamos o Daniel Svevo,  médico-veterinário comportamentalista, adestrador e consultor da Pet Anjo, para explicar mais sobre esse tipo de ação e compartilhar um passo a passo com dicas sobre como fazer o cachorro rolar. Confira!

Como ensinar o cachorro a rolar?

como ensinar o comando rolar para cachorro
O Daniel Svevo, médico-veterinário comportamentalista e adestrador da Pet Anjo ensina o comando rolar para cães.

Para começar, você deve saber que adestrar o seu cão é mais fácil do que você imagina, sendo fundamental ter paciência e carinho para ensinar. 

O adestramento é um momento de troca e diversão. Então, separe muita disposição. Além disso, ter algo para oferecer a cada conquista do animal é uma forma de recompensá-lo durante o processo. Ou seja, para que o comportamento que desejamos aconteça, nas primeiras aulas, trocar boas ações por petisco e rações são boas opções.

A seguir, confira o passo a passo de como ensinar cachorro a rolar, do especialista Daniel Svevo:

  1. No primeiro passo, pegue o petisco – para chamar atenção do animal – e deixe que ele sinta o cheiro e dê um pequeno pedaço.  
  1. Conquistada a atenção do pet, o próximo passo é colocar-se à frente dele e pedir para que deite. Com ajuda do petisco na mão, realize o movimento em direção ao chão e espere que ele tente se aproximar com o focinho no local indicado (onde está o petisco). Para tentar alcançar, ele vai ter que deitar.
  2. Agora observe para que lado o quadril do animal está virado, e pense que o movimento deverá ocorrer para este lado, se quisermos facilitar o giro.
  1. Com um petisco, continue atraindo a atenção do cão. Posicione o petisco na frente do seu focinho, e deixe ele ir roubando e dando pequenas mordidinhas, mantendo ele engajado, como se a sua mão fosse um imã.
  1. Neste ponto vamos começar a movimentar nossa mão, fazendo com que o cão torça o pescoço na direção oposta que ele deverá girar.
  2. Continue este movimento até que ele irá girar o cotovelo de apoio, ou mesmo deitar de lado.
  3. Ao notar que o cachorro está realizando o movimento, continue até ele completar o giro.
  4. Repita o processo muitas vezes para que ele fique condicionado ao movimento e executando com facilidade o giro. 
  1. É muito importante, que durante as etapas adicionar a palavra “rola” antes de começar o movimento. Novamente, repita bastante o processo para que ele associe a palavra ao comando. Com muitas repetições, você verá o cão realizando o movimento com facilidade assim que dermos o comando “rola”. 

Qual a importância de ensinar comandos básicos para cachorro? 

Adestrar, ensinar truques e comandos básicos, além de melhorarem a comunicação entre o tutor e o animal, são uma ótima forma de garantir a diversão do pet.

Seja ensinando-o a deitar, rolar no chão ou a pegar um brinquedinho, essas atividades tendem a ser altamente benéficas para a saúde física e mental do animal, além de ser uma potencial oportunidade para criar um forte laço de afeto e carinho.

adestramento para cães

Como vantagens comportamentais, o adestramento em cães também facilita o entendimento do pet em relação à liderança do tutor, evitando assim, que no futuro, ele se torne dominante, com tendências à agressividade.

Siga nossas dicas para treinar o seu cão! Aproveite a experiência divertida e enriquecedora para vocês dois. Para esse tipo de treinamento, você precisa motivar o seu cão para executar tarefas não instintivas, além do petiscos, dar afagos e muito carinho são o melhor caminho para ensinar comandos para o seu pet. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário