10 melhores brinquedos para cachorro

Compartilhar:


10 melhores brinquedos para cachorro
Usar os melhores brinquedos para cachorro é uma forma divertida de interagir com seu pet.

Os melhores brinquedos para cachorro incentivam o desenvolvimento físico e mental do peludo, ajudando a mantê-lo em equilíbrio. Mas, como nem sempre é uma tarefa fácil escolher a opção mais adequada para o seu pet, nós vamos te ajudar!

Neste artigo você vai encontrar os 10 melhores brinquedos para entreter cachorro, que estão entre as principais escolhas dos tutores que amam seus pets. Então, vem com a gente descobrir?!

1. Pelúcia

Pelúcia

Os bichinhos de pelúcia estão entre os melhores brinquedos para cachorro filhote. Por serem macios, não oferecem risco de machucar os dentinhos ou a gengiva dos cãezinhos em desenvolvimento, além de fazerem companhia aos pequenos na hora de dormir, quando eles mais costumam sentir falta dos irmãos.

Uma coisa para ficar atento é que a pelúcia não é um brinquedo resistente para cachorro morder, ou seja, dependendo da persistência do animal, até os menores e mais frágeis são capazes de rasgar o tecido e acessar o enchimento do brinquedo.

Por isso, nunca deixe seu cão morder bichos de pelúcia sem supervisão e verifique o estado geral de conservação do brinquedo de tempos em tempos, consertando ou descartando aqueles que oferecem risco de engasgo e sufocamento.

2. Corda

Corda

A corda é um dos melhores brinquedos para cães destruidores, pois é bem resistente e ajuda o pet a descarregar uma boa quantidade de energia. Brincadeiras com corda, do tipo cabo de guerra, ou arremessar o brinquedo e pedir que o cão a traga de volta, são ótimas opções.

Ainda que seja um brinquedo resistente para Pitbull, Rottweiler e outras raças de porte grande e com muita força no maxilar, a corda para cachorro não é indestrutível. Faça uma avaliação para identificar pedaços soltos, que podem ser engolidos pelo cachorro, e troque o brinquedo sempre que necessário.

3. Bolinhas

Bolinha
Os brinquedos para cachorro também são usados para adestrar e ensinar filhotes.

Há quem diga que esse é o melhor brinquedo para cachorro, sem comparações. As grandes variedades de bolinhas disponíveis no mercado tornam esse um dos brinquedos favoritos de pets e tutores, tanto para exercícios físicos quanto para estímulos mentais.

As bolinhas são adequadas para cães de todos os portes, idades e fases da vida. Existem aquelas que ajudam a remover o tártaro dos dentes, as bolinhas com espaço interno para petisco, as macias e as imprevisíveis. Essas têm formatos divertidos que fazem com que a bola tome uma direção diferente cada vez que quica no chão.

4. Brinquedos com petiscos

Brinquedos com petiscos

Além das bolinhas, que já mencionamos, existem outros tipos de brinquedos com espaço interno para colocar petiscos ou grãos de ração. Esse é um dos melhores brinquedos para filhotes de cachorro, que estão em fase de trocar os dentes e precisam constantemente roer alguma coisa, por exemplo.

5. Frisbee

Frisbee

O disco que pode ser arremessado a longas distâncias é um dos favoritos de raças como Golden Retriever, Border Collie e muitas outras. Além de estreitar ainda mais a conexão com o tutor, o frisbee incentiva a prática de exercícios físicos, fundamental para manter o pet dentro da faixa de peso ideal.

6. Mordedor

Mordedor

O mordedor é um item de primeira necessidade para quem tem cães, sobretudo quando são filhotes. Roer é uma necessidade natural dos cachorros, então é preciso dar brinquedos que possam ser mastigados com segurança e sem risco de soltar pedaços.

É importante conferir a indicação do fabricante sobre o tipo de mordedura do cão, pois o melhor mordedor para cachorro de grande porte certamente será diferente do ideal para um filhote ou um cão miniatura. Os cachorros com uma mordida muito potente podem destruir brinquedos macios em poucos minutos, então fique atento!

7. Brinquedos interativos

Brinquedos interativos
Brincadeiras ajudam a gastar energia, a aprender e a manter o bem-estar do seu pet.

Os brinquedos interativos são parte de uma estratégia de enriquecimento ambiental, ou seja, da proposta de oferecer desafios físicos e mentais para manter o cão equilibrado e estimulado na medida certa.

Esse tipo de brinquedo possui gavetinhas, bolsos e buraquinhos onde é possível esconder petiscos e ração para que o cão precise farejar para encontrá-los. Depois de localizar o alimento, ele precisa usar o focinho, as patas e os dentes para alcançá-lo e comê-lo, o que permite exercitar seus instintos naturais de caçador.

8. Ossinhos

Ossinhos
Escolha sempre ossos e outros brinquedos para cachorro de acordo com a força do seu animal.

Os ossos são um tipo clássico de brinquedo para cachorro, e existem muitos tipos disponíveis. As melhores opções são os ossos naturais, ou seja, aqueles feitos a partir de casco, joelho ou orelha bovina ou suína, e os de nylon, que são muito resistentes.

9. Brinquedo que ajuda a escovar os dentes

Brinquedo que ajuda a escovar os dentes

Muitos brinquedos para cães são excelentes para ajudar a remover o tártaro dos dentes e prevenir a formação de placa bacteriana. Alguns possuem até espaço interno para colocação do creme dental, que deve ser próprio para uso veterinário.

Esse tipo de brinquedo ajuda muito o tutor na manutenção da saúde bucal do pet, mas não substitui a escovação diária.

10. Graveto de nylon

Graveto de nylon

Não se sabe muito bem o motivo, mas boa parte dos cães adora pegar e roer gravetos! Para que eles possam fazer isso com toda segurança, e sem risco de engolir partes de madeira que possam machucar sua boca e garganta, o graveto de nylon é uma excelente opção.

Por que dar brinquedos para cachorro

Por que dar brinquedos para cachorro

Segundo Thiago Oliveira, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi, cães e humanos estão cada dia mais próximos. Os peludos, que antes eram usados para caça, segurança ou esportes, agora são praticamente parte da família. Por isso, “os brinquedos para cachorro têm um papel importante nessa dinâmica e colaboram para o convívio mais agradável para ambas as partes”, explica o especialista.

Os cachorros são companheiros e enchem a casa de alegria, mas também exigem muita dedicação e paciência. Não importa o porte, a raça, a idade ou o temperamento, se o cachorro não gastar energia e se distrair, ele desenvolverá comportamentos indesejados.

Além disso, os brinquedos para cachorro são uma excelente forma de enriquecimento ambiental. Bolinhas, cordas, ossinhos e outros brinquedos para cães colaboram para um ambiente dinâmico, com estímulos físicos, sociais, alimentares e até cognitivos para os animais. 

Mas qual o melhor brinquedo para cachorro filhote ou adulto?

Mas qual o melhor brinquedo para cachorro filhote ou adulto?

Os brinquedos para cachorro também são usados para adestrar e ensinar filhotes. “Por causa do rápido crescimento dos dentes, os filhotes normalmente desenvolvem comportamentos destrutivos. Móveis, itens de decoração, roupas, sapatos e o que aparecer pela frente se tornam potenciais alvos do cãozinho”, explica Thiago. 

Por isso, oferecer diversos brinquedos é uma forma de ensinar o animal, evitar itens roídos e ainda proporcionar momentos de relaxamento e diversão. Sabe aquele barulho de brinquedo de cachorro? Os filhotes adoram!

As pelúcias e o mordedor para cachorro mais flexível são os mais indicados nesta fase do pet. Eles auxiliam no desconforto da troca de dentes e direcionam o foco nas brincadeiras de morder.

Filhotes adoram brincar sozinhos, mas esse momento também é uma oportunidade de interação. Aproveite os brinquedos para cachorro para ensinar a não morder sua mão e outros itens da casa. Sempre que ele morder ou pegar um objeto que não é dele, ofereça o brinquedo no lugar.

Brinquedos para cachorro adulto

Brinquedos para cachorro adulto

“Comportamentos indesejáveis acontecem em qualquer fase da vida. Os adultos também podem ter comportamentos destrutivos, o que muda são os prováveis motivos para essa atitude”, lembra o especialista da Educação Corporativa da Cobasi.

O convívio em casa pode trazer inúmeros benefícios ao cão, mas limita seu espaço e comportamento exploratório. Sem contar que, em alguns casos, os cães ficam horas sem a companhia de seus tutores por variados fatores, entre eles o trabalho. O efeito colateral pode ser o estresse do bichinho!

Cães entediados, estressados e assustados também podem desenvolver comportamentos destrutivos e, mais uma vez, enriquecer o ambiente com brinquedos é uma ótima solução.

Como escolher os melhores brinquedos para cachorro

Se você quer saber qual melhor brinquedo para cachorro, a resposta é: depende! Portanto, você deve avaliar o tamanho do seu pet, sua idade e fase da vida para escolher os brinquedos que mais se adaptam a ele.

O melhor brinquedo para Bulldog Francês pode até ser o mesmo de um Pinscher, mas há grandes chances de que seja diferente da escolha ideal para um Dogue Alemão! Seja criterioso!

Além de investir nos melhores brinquedos para cachorro, dedique seu tempo ao seu melhor amigo, pois nenhum brinquedo substitui a sua presença, companhia e interação. Ofereça alimentos de qualidade, mantenha as vacinas e a proteção antiparasitária em dia e passeie com o seu pet. Eles precisam disso!

Thiago Oliveira

Colaboração de Thiago Oliveira

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Marli Sousa de Moraes disse:

    Meus gatos se chamam Mia e Mion e os filhotes batizei de Pompeu e Stelinha.

Deixe o seu comentário