10 dicas para viajar com cachorro

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
viajar com cachorro de carro

Viajar com cachorro de estimação é umas coisas mais gostosas para os tutores e também para seus pets. Além da companhia agradável e da diversão garantida, o tutor não fica preocupado em saber como seus pets estão durante a sua ausência. 

No entanto, existem alguns cuidados específicos na hora de levar o cachorro para viajar. Ao planejar uma viagem com seu amigão é fundamental estar atento às regras de transporte e aos cuidados com a saúde do pet. Desta forma a viagem será muito mais segura e divertida!

Confira as 10 dicas que separamos para você viajar com cachorro.

10 cuidados necessários para viajar com cachorro

Antes colocar o pé na estrada é interessante levar o animal em uma consulta com o médico veterinário, que examinará o pet. Além disso, o profissional será responsável por ver se o pet está com as vacinas em dia e, caso não estejam, atualizar a imunização. 

A visita ao veterinário é importante também porque alguns tipos de transporte, como no caso de ônibus ou avião, exigem atestado de saúde do pet.

Alguns cachorros podem sentir medo, ansiedade ou enjoos por não estarem acostumados com a viagem e com o meio de transporte escolhido. Por isso, é importante seguir as recomendações do veterinário para que o pet se sinta bem durante o trajeto. Nunca medique seu animal sem a orientação de um veterinário.

Além disso, caso as viagens sejam de carro, é importante que o cachorro faça uso do cinto de segurança ou da caixa de transporte. Assim ele ficará mais seguro e seu tutor também. Além de manter o cãozinho seguro em caso de acidentes, o cinto e a caixa de transporte impedem que o pet pule em seu tutor enquanto ele está na direção. 

No caso de viagens de avião ou ônibus, o animal deve viajar dentro de uma caixa de transporte, dessa forma ele ficará mais confortável e seguro. 

Confira os 10 cuidados básicos que você deve ter ao viajar com cachorro:

  1. Faça uma visita ao veterinário antes de cair na estrada;
  2. Utilize a coleira de identificação todo o tempo;
  3. Escolha um roteiro de viagem adequado ao perfil e à presença do mascote;
  4. Proteja o cachorro de pulgas, carrapatos e mosquitos com remédio antipulgas;
  5. Evite mudanças na rotina de alimentação e na ração;
  6. Reforce a hidratação, dando água a cada duas horas com um bebedouro portátil;
  7. Em viagens de carro, programe paradas – em geral a cada duas horas – para que o pet possa se exercitar e fazer suas necessidades;
  8. Alimente-o de duas a três horas antes da viagem para evitar mal-estar e enjoos;
  9. Nunca saia e deixe o pet no carro fechado dentro do veículo;
  10. Verifique se a hospedagem é pet friendly.

Como viajar com cachorro?

É importante entender que viajar de avião ou de ônibus não é o mesmo que pegar a estrada de carro. Cada meio de transporte possui regras específicas.

Conheça as principais dicas:

Viajar de carro com o cachorro

A viagem de carro é muito mais simples, no entanto, não basta apenas colocar o pet no automóvel e sair dirigindo. É importante preparar o carro para receber o pet!

Utilize uma caixa de transporte ou um cinto para manter o pet em segurança. O cinto de segurança só deve ser usado em coleiras peitorais! Além disso, é importante proteger o banco do carro com uma capa especial para esse fim. Faça paradas periódicas para o animal fazer xixi e se hidratar. E não retire a coleira e a guia do animal em nenhum momento para evitar fugas.

Viajar com cachorro de ônibus

Para realizar uma viagem de ônibus com o cachorro é necessário que ele esteja em uma caixa transportadora. Além disso é importante estar com o atestado do veterinário em mãos.

Antes da viagem, o tutor precisa entrar em contato com a empresa rodoviária para tirar todas as dúvidas em relação ao transporte de animais. Algumas empresas obrigam que o animal ocupe um lugar ao lado do dono, nesse caso é preciso comprar duas passagens. No entanto, caso o pet seja pequeno, existem empresas que permitem que ele fique no colo do tutor.

Viajar com cachorro de avião

cachorro viajando

A viagem de avião tende a ser uma das mais complicadas e burocráticas para se fazer com um pet. Isso porque esse meio de transporte tem mais regras e exige mais atenção.

Para viajar de avião com o cachorro é preciso se atentar às regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e às determinações da companhia aérea. Para os voos domésticos, é necessário que o animal esteja vacinado, apresente atestado de saúde e que esteja em uma caixa de transporte homologada pela empresa.

Cada empresa possui suas próprias regras. Em geral, apenas cachorros com até 10 kg ou animais de serviço podem viajar na cabine. Caso o pet não se enquadre nesses requisitos, ele deve viajar no porão do avião. Nos dois casos, é necessário que ele esteja com uma plaquinha de identificação e com que a caixa de transporte seja devidamente nomeada.

Se atente às regras da companhia, algumas empresas não transportam animais de determinadas raças, portanto tome cuidado para isso não ser um problema durante a viagem.

Para os voos internacionais, a companhia aérea deve ser contatada para que o tutor esteja ciente das regras do país, afinal, em determinados lugares o animal precisa até passar por uma quarentena. Além disso, é importante se atentar as especificações para a caixa de transporte que o animal deverá viajar.

Como escolher um hotel Pet Friendly?

Não se esqueça que viajar com cachorro também exige cuidados na hora da hospedagem. Nem todos os hotéis ou pousada aceitam animais. Por isso, é fundamental você se informar antes de reservar a sua estadia.

O conceito pet friendly tem sido cada vez mais disseminado e, hoje em dia, é mais fácil encontrar lugares que aceitam os animais. No entanto, ainda existem locais onde os cães são proibidos.

Confira nossa lista de hotéis pet friendly parceiros!

O que levar para uma viagem com cachorro?

A bagagem do seu pet é outro ponto muito importante em viagens com cachorro. Não esqueça de levar uma caminha confortável, a ração que ele está acostumado e seus potinhos para alimentação. Confira nossa lista completa com todos os itens que você precisará levar para viajar com cachorro:

Agora que você já sabe as principais dicas para viajar com o cachorro, que tal curtir suas férias?

Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário