Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como escolher a caixa de transporte para avião e carro

Por Cobasi   Tempo de leitura: 11 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro grande e peludo ao lado de caixa de transporte C-Pet
A caixa de transporte deve ter o tamanho adequado para o animal. Nem grande e nem pequena.

A caixa de transporte pode ser usada para levar o seu pet em viagens, passeios ou visitas ao veterinário com segurança e conforto. É muito comum o uso desse acessório por tutores de gatos, mas o item pode ajudar muito no deslocamento de cães e nas viagens de avião chega a ser obrigatório!

Se está pensando em facilitar o transporte e dar mais segurança, ou mesmo se vai fazer uma viagem de avião e se viu diante da dúvida de como escolher caixa de transporte para cachorro ou gato, este artigo é pra você!

Continue a leitura e descubra que a caixa de transporte tem outras funções além de levar o pet de um lugar ao outro, conheça as regras da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), as orientações das principais companhias aéreas, e aprenda a escolher o transporte ideal.

Para que serve a caixa de transporte?

caixa-de-transporte

A principal função da caixa de transporte para cães e gatos é transportar o animal de um lugar para o outro de maneira segura e confortável. Elas são especialmente importantes em longas viagens de carro ou de avião. Inclusive, o acessório é obrigatório para o transporte aéreo.

Ela proporciona transporte seguro e evita fugas. Além disso, a caixa de transporte para gatos e cães protege o pet em caso de acidentes rodoviários e tem uma importante função de isolar animais que não podem ter contato com outros, como filhotes ainda sem vacina, por exemplo.

O que poucas pessoas sabem é que a caixinha de transporte é um item tão confortável e adaptado à natureza dos animais, que também pode ser usada como casinha para cachorro ou gato.

Ao contrário do que muita gente pensa, a caixa de transporte não é um item desconfortável e não deve causar medo ao animal.  Ela é tão segura e agradável que se transforma em uma espécie de toca onde o pet se sente seguro, confiante e pode dormir tranquilo. Legal, não é?

Vamos descobrir como escolher a caixa de transporte?

Como escolher uma caixa de transporte adequada para o pet?

cachorro Lulu da Pomerânia ao lado de caixa de transporte com a porta aberta
A caixa de transporte ideal precisa ser resistente, ventilada e confortável

Para escolher a melhor caixa de transporte para seu pet, alguns itens precisam passar por uma verdadeira inspeção. Listamos eles para você conferir antes da compra:

Material resistente e adequado

O material deve ser resistente e adequado para a forma de transporte (entraremos nesse ponto mais adiante). 

Qualidade e resistência

Avalie parafusos, encaixes, a base e a caixa como um todo. A melhor dica é: escolha uma caixa de transporte de uma marca que respeite as diretrizes da Associação Internacional de Transportes Aéreos.

Ventilação

A caixa de transporte precisa ter saídas de ventilação para que o animal fique confortável, fresco e consiga permanecer por muitas horas sem hiperventilar.

Segurança da porta

Seja de encaixe ou fixa, a porta da caixa de transporte precisa ter um sistema de fechamento que impeça a fuga do animal.

Tamanho da caixa

A caixa de transporte ideal deve ter o tamanho correto para as dimensões e o peso do pet. Vamos descobrir como descobrir como escolher a caixa de transporte para cães e gatos?

Tamanho ideal da caixa de transporte

gato preto dentro da caixa de transporte

A caixa transportadora deve ser confortável para o animal, mas sem espaço de sobra para que ele se sinta seguro e efetivamente esteja. Para isso é importante que ela comporte o animal em pé, sentado e deitado com as patas dianteiras esticadas.

Agora pegue a fita métrica e meça o seu pet com o passo a passo a seguir:

Deixe o cachorro ou gato em pé com as quatro patas no chão, erga o focinho e meça a altura do chão ao topo do nariz;

Deite o pet de forma que ele fique com as patas dianteiras esticadas. Meça da parte traseira até a ponta das patas dianteiras;

Pronto, você já sabe as medidas aproximadas da caixa de transporte para seu cachorro ou gato! Agora chegou a hora de conferir as especificações técnicas exigidas por cada uma das companhias de transporte aéreo.

Normas da IATA e regulamentos das cias aéreas para transporte de animais

mulher carregando caixa de transporte no carrinho do aeroporto
A caixa de transporte usada para viagens aéreas deve respeitar as normas da IATA e as regras internas das companhias

IATA é a sigla para International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português. A organização internacional de linhas aéreas normatiza o transporte aéreo em todo o mundo, inclusive o transporte de animais.

A certificação da IATA ajuda a tornar as viagens de avião mais seguras e confortáveis para cães, gatos e outros pets. Cada companhia aérea soma a essas determinações, regras próprias que coincidem com as dimensões das aeronaves e procedimentos técnicos da equipe. Vamos ver quais as determinações referentes às caixas de transporte nas principais empresas aéreas que atuam no Brasil?

Transporte de cães e gatos na LATAM

A LATAM Airlines transporta apenas cachorros e gatos, e a viagem pode ser feita na cabine com o tutor, no bagageiro no mesmo voo do passageiro ou pela LATAM Cargo. Em todos os casos a viagem deve ser feita com caixa de transporte certificada e as limitações no transporte pela companhia são baseados no peso do animal junto com o acessório de transporte.

Na cabine, o peso total do caixa de transporte já com o cachorro ou gato não deve ultrapassar 7 kg. Para o bagageiro também existem limites de peso e medidas. São permitidos animais com peso total de 45 kg já com a caixa de transporte. Acima desse peso, a LATAM informa em seu site que não realiza o serviço.

Recomendamos que antes da viagem com a LATAM Airlines, você acesse as regras gerais da companhia, pois podem ser realizadas mudanças sem aviso prévio.

Transporte aéreo de animais com a Azul

A companhia aérea Azul transporta animais somente na cabine junto ao tutor. O peso total da caixa transportadora com o animal deve ser de até 7 kg e o animal pode estar em uma mala flexível ou rígida.

Para o caso da mala flexível, também conhecida como mala ou bolsa de transporte, o item deve ter hastes internas de metal e ser de material impermeável. As medidas não devem exceder: 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento.

Já no caso das caixas de transporte para cachorro ou gato, o material deve ser fibra ou plástico resistente tendo as medidas máximas: 20 cm de altura, 31,5 cm de largura e 43 cm de comprimento.

A companhia aérea reforça que transportes de outros materiais não serão aceitos e, mais uma vez, recomendamos que você acesse as regras gerais da Azul, pois podem ser realizadas mudanças sem aviso prévio.

Viaje com cães gatos e outros pets com a GOL

A cia aérea GOL faz o transporte de cães, gatos e outros animais. O serviço Dog&Cat Cabine permite que passageiros levem cachorros e gatos que, junto com a caixa de transporte, somem o peso total de 10 kg.

O serviço Dog&Cat + Espaço permite o transporte de cães e gatos que, com a caixa de transporte, pesem até 30 kg. Esses animais fazem a viagem no porão do mesmo avião que os tutores.

Cães com pesos superiores aos 30 kg e outras espécies de animais podem ser transportadas pelo serviço GOLLOG Animais.

Os animais transportados no porão, também chamado de compartimento de carga, devem respeitar as seguintes dimensões: 82 cm de altura, 114 cm de largura e 142 cm de comprimento.

As caixas de transporte devem, obrigatoriamente, ter material rígido e com a porta de plástico resistente e metálica fixa na estrutura, com travas e junções resistentes, e com sistema de travamento e bloqueio eficiente. As partes superiores e inferiores devem ser parafusadas e com a ventilação adequada. O teto não deve ter aberturas.

A GOL pode atualizar suas determinações sem aviso prévio. Por isso, recomendamos que você confira as regras gerais da companhia antes de viajar.

Caixa de transporte regulamentada pela IATA

A C-Pet é uma marca de transporte comercializada com exclusividade pela Cobasi nas lojas físicas, no e-commerce e no app. Os modelos Bicolor e Grafite seguem as normas da IATA e, consequentemente, são aceitas pelas companhias aéreas atuantes em território brasileiro.

Confira as dimensões das caixas C-Pet:

TamanhoDimensões externas (cm)Peso da caixa (kg)Peso suportado (kg)
PPC 56 x L 37 x A 33,52,47
PC 60,7 x L 40 x A 40,53,110
MC 67,5 x L 51 x A 474,816
InterC 80,1 x L 56,2 x A 597,223
GC 90 x L 60 x A 689,632
XGC 100 x L 67 x A 7512,441
XXGC 121 x L 82 x A 9020,561

As caixas de transporte nos tamanhos PP, P e M não possuem rodinhas. As caixas Inter, G, XG e XXG possuem rodinhas removíveis. Já as caixas Open Top, aquelas com grade e abertura superior não atendem às normas da IATA, então não são adequadas para viagens de avião.

Como acostumar o pet com a caixa de transporte?

cachorro sendo treinado de forma positiva com clicker
O clicker é um recurso muito útil do adestramento positivo

Se você simplesmente colocar o animal na caixa e fechá-la, provavelmente ele ficará assustado e tentando sair. Contudo, a melhor forma de fazer o animal se acostumar com os passeios dentro da caixa é promover a associação do item a algo positivo. Uma das melhores formas de fazer isso é oferecendo carinho, elogios e petiscos. 

Veja abaixo como usar o adestramento positivo para tornar a caixa de transporte um item amigável para seu pet:

1. Reconhecimento

Coloque o item na sala de casa com a porta aberta e deixe o próprio animal cheirar, entrar e explorar sozinho. Coloque brinquedos, petiscos e a caminha do animal dentro para criar familiaridade e interesse. No caso dos gatos, use o famoso catnip ou a erva para gatos.

Esta etapa pode levar alguns dias e você saberá que ela foi concluída quando a caixa de transporte se tornar um item comum, em que o animal entra e sai de forma natural.

2. Reforço positivo

Agora que o animal está acostumado com aquele objetivo antes estranho no ambiente, chegou a hora de fazer com que ele entre e permaneça dentro da caixa de transporte. Para isso, usaremos o reforço positivo em um treinamento mais intenso.

Separe sempre 10 ou 15 minutos do seu dia para esta etapa. Sente ao lado da caixa de transporte e atraia o pet para dentro dela com a ajuda do alimento preferido do cão ou gatinho. Durante o período de treinamento, utilize esse petisco apenas para esse fim. Assim, fica mais fácil atrair a atenção e reforçar a situação positivamente.

Atraia o pet para dentro da caixa de transporte. Assim que ele entrar, ofereça o petisco e faça carinho. O objetivo é aumentar cada vez mais o tempo de permanência dele na caixa de transporte, por isso, esta etapa costuma demorada e exigir muita paciência. Realizar o treinamento todos os dias de forma positiva é o segredo para, em pouco tempo, seu animal se sentir seguro e confortável na caixa de transporte.

3. Treinamento de permanência com a porta aberta

O pet já aceita a caixa e até gosta de entrar nela. Agora chegou o momento de tornam ela um ambiente agradável e que seu animalzinho se sinta seguro e confortável.

Coloque uma almofada, cobertores, brinquedos e outros itens que o cachorro ou o gatinho gostam. A ideia é transformar a caixa de transporte em uma caminha. Em alguns casos será necessário remover a caminha do pet do ambiente para ele optar pela caixa de transporte, como local para o cochilo.

Mais uma vez, utilize o reforço positivo. Sempre que ver o animal deitado relaxado dentro da caixinha, ofereça um petisco ou carinho. Ele entenderá que você valoriza aquele comportamento e ele ganha coisas gostosas!

4. Treinamento de permanência com a caixa fechada

Vocês estão indo muito bem e chegou o momento de fechar a porta da caixa de transporte. O ideal é só iniciar esta fase, caso as etapas anteriores estejam concluídas com sucesso para não traumatizar ou associar o item negativamente.

Novamente, o tutor deverá dedicar 10 ou 15 minutos diários à atividade. Se posicione ao lado da caixa de transporte faça o comando para o pet entrar nela e ofereça um petisco. Faça o outro comando para a permanência dele e, mais uma vez, ofereça um agrado. Feche a porta e ofereça um petisco. Após alguns segundo, abra a porta e agrade seu pet. Ele se saiu muito bem!

Esta etapa também pode ser longa e sempre que você perceber que o animal aceitou ficar com a porta fechada, aumente o tempo de permanência. Para idas ao veterinário ou viagens de carro, o treino pode ser mais rápido. No entanto, em casos de viagens de avião, que o animal precisa permanecer longos períodos dentro da caixa de transporte, é indicado que o treinamento leve meses.

Em alguns casos, será necessário o acompanhamento de um adestrador ou especialista em comportamento animal. Isso é mais comum antes de viagens de avião. Se programe e inicie o treinamento com meses de antecedência. Isso garantirá uma viagem tranquila para você e para o seu pet.

Boa viagem!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Mariana figueiredo disse:

    Bolsa para carregar cachorro por que também não apresenta

    • Cobasi disse:

      Oi, Mariana! Como vai? Este post é sobre caixas de transporte, mas adoramos a ideia e vamos produzir um texto apenas sobre as bolsas de transporte!

  2. Jb disse:

    Quanto tá custando pra um,filhote ?de cachorro?

  3. ARTUR PAULO BEZERRA DA COSTA disse:

    Boa noite, fui viajar com meu pet e lá no aeroporto de Belém barraram a ida dela para porto alegre por causa que a caixa de transporte não era parafusada nos lados e afundava no teto quando pressionada qual a caixa de transporte correta para eu não ter outra surpresa pois estou pagando a caixa novinha e esta sem utilidade?

    • Cobasi disse:

      Olá, ARTUR! Tudo bem?
      É importante que a caixa de transporte tenha todos os atributos citados no artigo acima, mas para que você faça uma escolha perfeita e econômica, vá até a Cobasi mais próxima a você e peça a indicação dos especialistas da loja.

  4. Anilton nascimento dos santos disse:

    Preciso de uma caixa para terça-feira

Deixe o seu comentário