Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Adestramento positivo: o que é e porque é tão eficiente

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
garoto em pé oferece petisco para cachorro para fazer adestramento positivo
O adestramento positivo pode ser feito até por crianças

Os termos adestramento positivo e adestramento com reforço positivo são cada vez mais comuns nas conversas de tutores de cães. Entretanto, a prática ainda gera muitas dúvidas. Principalmente porque um de seus princípios é não punir o animal nem com aquela palavrinha que está na boca de todos: o famoso “não”!

Mas será que ele é realmente mais eficiente que outras técnicas de adestramento canino? Continue a leitura e descubra tudo sobre o treinamento positivo para cães.

O que é adestramento positivo?

Você já assistiu vídeos de cães que parecem entender literalmente a nossa língua? Cachorros que ao som de uma palavra, um sinal ou um gesto já entregam o resultado de imediato? Vendo assim, pela tela, parece mágica, mas a verdade é que é adestramento. Os estudos acerca do comportamento canino são bastante antigos, mas nos últimos tempos têm sido ampliados e lapidados. O adestramento positivo é um desdobramento de técnicas que muitos médicos-veterinários, biólogos e especialistas em comportamento animal. Vamos descobrir o que esse treino tem de tão diferente?

O adestramento positivo é um método de treinamento para cães que consiste em premiar o pet sempre que ele cumprir uma tarefa adequadamente. O grande diferencial é que neste método as punições são proibidas.

Mais adiante explicaremos o que são punições e porque o treino positivo para cães não as utiliza. Agora, vamos focar no famoso reforço positivo.

O que é reforço positivo?

O reforço positivo é uma técnica que recompensa o animal por comportamentos corretos. Essa recompensa pode ser feita por meio de petiscos, ração, carinho, palavras agradáveis e até por meio da entonação da voz.

Funciona assim: todas as vezes que você solicitar algo, ofereça um mimo que ele goste. A ideia aqui é incentivar o animal a repetir o comportamento, pois ele associa aquela tarefa a algo gostoso ou agradável, como um carinho ou petisco. Se ele fizer algo que você, ele é recompensado. Parece promissor, não é mesmo?

E se o cachorro fizer xixi no lugar errado, pular nas visitas ou tiver qualquer comportamento? Será que pode brigar? Dentro do método do reforço positivo a resposta é não. Vamos entender mais sobre o tema.

Reforço negativo e punições

Pra começo de conversa, as chamadas punições não são necessariamente atos que machucam o animal. No adestramento positivo, são consideradas punições qualquer ação que repreenda o animal, à exemplo do “não”, de broncas, falar o nome do cachorro de forma brava, gritos e até técnicas bastante comuns, como spray de água no focinho do animal e a garrafinha com moedas para assustar o pet.

Qualquer tutor de pet pode confirmar que o cachorro parece entender tons bravos das broncas e quando são ditas as palavras “não” ou “sai”. E realmente ele entende que aquilo que ele está fazendo é errado. O grande ponto de virada do adestramento positivo é que reforçar comportamentos bons com mimos, é mais eficaz que punir comportamentos negativos.

Será?

Adestramento positivo funciona?

homem agachado recompensa seu cachorro com carinho
Os cães são responsivos aos estímulos positivos, como o carinho

Este tipo de adestramento utiliza a aprendizagem associativa para o desenvolvimento de novas condutas, em função de suas consequências positivas. Dessa forma, o cão aprende a pensar que ao fazer algo certo será recompensado e não obedecer pelo simples medo do castigo e repressão. 

Essa forma de aprendizado é mais eficaz e duradoura. Isso porque o medo pode fazer com que o pet tenha o comportamento indesejado quando não está sendo observado e ele ainda pode desenvolver outros problemas comportamentais associados.

Vamos a alguns exemplos? Quando você está em casa e seu cachorro pega um sapato para roer. Caso você repreenda com um seco “não”, o pet entenderá que aquilo deixa você bravo, mas não necessariamente que é errado. Você sai de casa e ele pega o sapato porque na sua ausência, ele não terá como saber que você está bravo com aquilo. Ao chegar e ver a sola para um lado e o cadarço para o outro, ele provavelmente se esconderá, colocará o rabinho entre as pernas e o veredito será claro: encontramos o culpado. No entanto, ele estará com medo, pois perceberá que sua expressão mudou bem como seu tom de voz. E nada de aprendizado.

O mesmo acontece quando alguém chega em casa e o pet pula todo feliz para receber a visita. A recepção pode até ser agradável de algumas vezes, mas ao pular em uma criança ou idoso, pode até machucar o visitante. Ao repreender o animal, ele não entenderá que o errado é o ato de pular. Pode achar que a presença dos visitantes é algo ruim e, assim, até desenvolver comportamentos negativos.

O que o adestramento positivo ensina sobre essas situações? A gente conta mais a diante, pois antes precisamos deixar claro que apesar da eficácia, esse método pode ser mais trabalhoso e exige mais empenho do tutor.

Como usar reforço positivo com seu cachorro?

O mais importante é entender que cada cachorro é um e, por isso, o reforço positivo não funciona como uma “receita”, ao contrário, você precisa entender o comportamento do pet e sua personalidade antes de agir.

O fio condutor do adestramento positivo é sempre aplicar o reforço positivo e nunca punir. E aí que entra a dificuldade!

Como o adestramento positivo ensina o cachorro a não roer o que não deve

No primeiro caso do cachorro pegar um sapato e roer, a técnica positiva de treinamento para cães recomenda que o objetivo seja tirado do animal e substituído por um brinquedo que ele pode destruir à vontade. Nada de broncas, gritos e muito menos intimações físicas. Ao animal pegar o brinquedo da sua mão aplique o reforço positivo por meio de um carinho, o tom de voz agradável ou até um petisco.

Cada cachorro reage melhor a um tipo de reforço positivo. Por isso, é necessário conhecer bem o seu pet para oferecer aquele que ele mais valoriza.

É bastante provável que o tal sapato símbolo de desejo do cãozinho ainda seja muitas vezes atacado, mas o tutor deve repetir a técnica sempre que acontecer. Procure também utilizar o reforço positivo sempre que seu pet pegue o brinquedo por vontade própria e deixe a tentação – o tal sapato – fora do alcance. Em dado momento e com muita repetição, ele entenderá que será recompensado sempre que brincar com seu brinquedo e não ganhará absolutamente nada quando pegar algum sapato.

Neste ponto, é importante dizer que até as broncas podem significar atenção e, sendo assim, um reforço de que se ele fizer algo errado ganhará o seu tempo e dedicação. Ao não brigar com o cão, você não dá a atenção que ele quer.

Brinquedo = agrados

Sapato = desprezo

Fica fácil saber o que ele vai escolher!

Como o reforço positivo ensina o cachorro a não pular nas visitas

O segundo caso é um pouco mais complexo, pois combina pessoas menos comuns à rotina do pet e ainda a excitação comum com novidades, como a chegada do tutor em casa. Neste caso, o adestramento positivo recomenda ignorar o cachorro ao chegar em casa até que ele esteja calmo e assim, mais responsivo aos comandos.

Passados alguns minutos de agitação, você pode chamar o pet e agradá-lo demonstrando carinho e atenção com a sua presença. O cachorro queria esse agrado logo na sua chegada, mas só terá quando estiver calmo. Dessa forma, ele entenderá que ficar calmo e não pular significa atenção.

Mais uma vez o treino diário e a paciência do tutor são fatores importantes para que o comportamento seja corrigido.

Como tirar o melhor dessa técnica?

cachorro sendo treinado de forma positiva com clicker
O clicker é um recurso muito útil do adestramento positivo

Existem diferentes formas de aplicar o reforço positivo e algumas opções são: petiscos, brinquedos, passeios, elogios, carícias e brincadeiras. Para potencializar o efeito do reforço positivo, deixe o petisco ou o brinquedo favorito do pet para os momentos de treinamento.

Alguns profissionais indicam a retirada da alimentação para que ela seja apenas dada nos momentos de treinamento. Dessa forma, você aumenta o valor do prêmio. Entretanto, a técnica de retirar a alimentação só deve ser aplicada se o treinamento positivo for diário. Nada de deixar o pet com fome!

Assim que o bichinho já tiver o padrão de comportamento esperado, você pode ir diminuindo a quantidade de premiação, mas não retirar subitamente. A prática do elogio deve ser constante, assim, ele aprenderá que, se continuar respondendo as suas ordens, ele poderá obter o que quer.

Para dar aquela forcinha a mais no aprendizado do pet utilize um clicker. Esse objeto é um dispositivo que emite um som e ajuda o cachorro a entender exatamente qual comportamento está sendo recompensado.

Usando o exemplo do sapato: quando você vê o cachorro com o sapato na boca e ele solta para pegar o brinquedo, é hora de emitir o som do clicker. Dessa forma – e com muita repetição – ele terá mais facilidade em entender o que ele fez de certo.

Uso de alimentos no adestramento positivo

Talvez a mais popular e com potencial de resultados mais rápidos seja a técnica de adestramento com a utilização de petiscos. Aqui alguns cuidados são necessários para que o treinamento seja efetivo. O petisco deve ser oferecido na hora certa e no lugar certo.

Se o intuito for condicionar a fazer o xixi no lugar certo, por exemplo, é importante agradar o cãozinho todas as vezes que ele acertar e no momento do acerto. Assim ele vai entender o que trouxe a recompensa e com o passar do tempo ele vai se condicionar a fazer as necessidades no lugar certo! 

Geralmente, junto com o petisco vem os elogios e comemorações para que fique bem marcado o valor daquela ação, seja qual for o pedido que ele tenha atendido de pronto. Afinal, quem não ama um elogio? E, acredite, quanto mais elogios em situações de acertos, mais incentivado a fazer aquilo de propósito ele estará só para ganhar mais e mais elogios.

Outra recompensa que agrada pra valer é uma boa caminhada, principalmente, os cachorros de apartamento. Aqui, você também pode unir com outras recompensas. Além de elogiar, por exemplo, pode complementar com um passeio logo em seguida. Isso aumenta a sensação de prazer e felicidade do cão, além de reforçar a importância do seu acerto para o seu tutor, algo extremamente importante para o cachorro.

Benefícios do reforço positivo

A prática do reforço positivo é, antes de tudo, simples, mas requer paciência, claro. No entanto, parte da ideia de trabalhar o positivo, o cão não sofre, as regras são fáceis e pode incluir toda a família na missão de forma que não fique sobrecarga para ninguém.

É divertido e já comprovado que condutas recompensadas, são repetidas. Você não estaria testando e, sim, adequando para o seu bichinho. No final, o tutor feliz deixa o seu cão feliz e vice-versa.

Para te ajudar a manter a saúde integral do seu animal é de extrema importância que ele seja acompanhado por um médico-veterinário. Além disso, para as técnicas de reforço positivo você também pode contar com um profissional de adestramento, fundamental para problemas comportamentais mais complexos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário