Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato sente frio? Saiba como manter seu felino protegido

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gatos com frio debaixo da coberta
Pequenas atitudes ajudam a proteger os gatos no frio do inverno

Será que gato sente frio? Essa é uma dúvida bastante comum entre os tutores, principalmente quando o inverno está se aproximando. Para responder a essa pergunta, preparamos um post completo sobre os riscos, como proteger o seu felino, as principais doenças relacionadas aos dias mais frios do ano e muito mais. Confira!

Gato sente frio?

Sim. Assim como outros animais domesticados, os gatos também sentem frio. Acostumados a climas mais quentes, em temperaturas mais baixas os felinos também sentem frio, assim como os humanos. Em consequência disso, os pets acabam ficando mais suscetíveis a contrair doenças relacionadas ao inverno, como:

  • gripes;
  • resfriados;
  • asma;
  • bronquite felina;
  • rinotraqueíte felina. 

Portanto, é muito importante que o tutor tenha muita atenção aos pequenos sinais de que o gato está com frio. Assim, será possível mantê-lo saudável e protegido contra doenças respiratórias.

Quando o gato fica com frio?

Os felinos são animais que têm a temperatura corporal com uma certa semelhança ao dos seres humanos. Enquanto a nossa média gira em torno de 36,5ºC e 37ºC, a dos gatos fica entre 38,5 e 39,5° C. Não há um momento certo para quando o gato sente frio, pois isso depende de uma série de fatores como idade, raça, comprimento dos pelos, entre outros.

Quais gatos sentem mais frio?

Todos os gatos sentem frio no inverno, principalmente se os felinos forem filhotes ou idosos. Além disso, um fator essencial no impacto do frio está relacionado à pelagem do animal, ou seja, há algumas raças de gatos que são mais suscetíveis a quedas bruscas na temperatura. São elas: 

  • Bambino;
  • Chartreux;
  • Cornish Rex;
  • Don Sphynx;
  • Siamês;
  • Sphynx.

Como saber se o gato está com frio?

A melhor maneira de saber se o seu gato está com frio é se atentar aos pequenos sinais que o felino demonstra. Orelhas, patas e focinho gelado são um bom indicativo de que ele está com frio. Além da questão física, alguns comportamentos do animal também denunciam um gato com frio. Entre eles estão: 

  • ficar em locais quentes ou próximo aparelhos que geram calor como geladeira e aquecedores;
  • estar mais junto ao tutor;
  • se esconder debaixo de mantas e cobertores;
  • pelagem arrepiada.

Além dos comportamentos acima, quando um gato sente frio no inverno, ele tem o hábito de permanecer travado, encolhido e quieto por longos períodos. Ao perceber algum desses sinais, o tutor precisa estar preparado para oferecer conforto e proteção para manter o bem-estar do felino.

O que fazer quando o gato sente frio no inverno?

Gato enrolado em uma manta
Mantas e cobertores são ótimas opções para manter o felino aquecido no inverno

Acabou de notar que o gato sente frio no inverno e não sabe como fazer para cuidar e proteger o seu animal de estimação? Não se preocupe, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você a deixar o seu animal livre das principais doenças da estação.

Vacinas em dia e alimentos de qualidade ajudam, e muito!

A melhor maneira de manter as doenças livres do seu animal de estimação é fortalecer o seu sistema imunológico. Para isso, uma boa opção é apostar na combinação de vacinas e alimentos de qualidade. 

Comece mantendo a carteirinha de vacinação do seu gato em dia. A vacinação anual é importante para prevenir doenças de inverno e proteger a saúde do felino contra o avanço de bactérias comuns da estação mais fria do ano. 

Além disso, não abra mão de oferecer ração de gato com qualidade. Quanto mais natural e rica em proteínas for a ração, mais fortes estarão as defesas do organismo animal. 

Roupas, camas e acessórios para gato com frio

Para um gato com frio é muito importante ter alguns acessórios, como conta Ticianna Santana, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi: Apesar da pelagem densa e subpelos que possuem, um abrigo quentinho é importante. Por isso, eles precisam de caminhas e mantas. Alguns gatinhos aceitam roupinhas de inverno”, contou.

Cuidado com a temperatura ambiente

É importante lembrar que o gato sente frio no inverno, mas também durante o uso do ar-condicionado. Além de ter cuidado com o uso do aparelho, durante a estação mais fria do ano, procure deixar janelas e portas fechadas para bloquear a passagem de ventos que possam causar frio e mal estar ao felino.  

Evite sair com gato em dias frios

Uma dica essencial é evitar passeios com o gato em dias frios. Procure deixá-lo em casa bem quentinho acompanhado de petiscos, brinquedos e mantinhas. 

Cuidados extra com filhotes e idosos

O gato sente frio em condições normais, imagina então pets filhotes, idosos ou sem pelagem como é o caso da raça Sphynx? Animais nessas condições são mais frágeis e precisam de um cuidado redobrado do tutor durante os dias e épocas mais frias do ano. 

Um gato com frio que é idoso ou filhote é mais propenso a contrair resfriado ou gripe felina. No caso de felinos recém-nascidos ou com idade avançada, o corpo do animal não possui imunidade suficiente para defendê-lo da presença de vírus no organismo. Por isso, eles querem muito mais cuidado e prevenção por parte dos tutores. 

Agora que você já sabe que gato sente frio no inverno, conte para gente: o que você fará para manter o seu felino quentinho e protegido das principais doenças da estação? 

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Almir Domingues de souza disse:

    Muito.instrutivo.gostei

  2. Vitor Dania Alves disse:

    É interessante saber que não é tão diferente de humanos. Eles passam mais tempo deitados. Brincam pouco e comem bem tbm.
    Adorei o artigo. Eu tô sempre curioso pra saber sobre como lhe dar melhor com os felinos que mandam em casa.

  3. Claudia Beatriz disse:

    GATOS SENTEM.FRIO NO RABO ?

Deixe o seu comentário