Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com dificuldade de respirar: como ajudar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com dificuldade de respirar

Percebeu o seu gato com dificuldade de respirar? Então, sabe que estamos falando de uma situação grave e que pode colocar a vida do animal em risco.

Porém, nem sempre é fácil descobrir qual seria o problema de saúde indicado pela respiração anormal. Por isso, vamos esclarecer as doenças e explicar como ajudar o pet nessa hora. Acompanhe!

Gato com dificuldade de respirar: como identificar?

Como notar um gato com dificuldade de respirar? Não é tão difícil detectar algum comportamento estranho, ainda mais quando falamos da respiração do felino. Listamos alguns sinais importantes para o tutor ficar atento: 

  • Respiração agitada ou alta (ofegante), mesmo quando estiver descansando; 
  • Estar respirando com a boca aberta, indicando uma tentativa de puxar mais oxigênio aos pulmões. Em geral, os gatos respiram naturalmente pelo nariz; 
  • Ficar com tosse, espirros constantes ou congestão nasal; 
  • Falta de apetite e vômito; 
  • Mal-estar e febre. 

Caso haja uma situação mais grave na respiração, é possível perceber alguns movimentos de falta de ar, como o pescoço estendido e cotovelos recolhidos. Nesta hora, o gato busca abaixar a cabeça e pescoço numa linha reta. Esta posição visa auxiliar a entrada de ar para os pulmões. 

Como dica, redobre a atenção no inverno, período de baixas temperaturas que pode causar uma congestão nasal, levando a um quadro do gato espirrando e com dificuldade de respirar.

Note, também, se o animal está tentando expelir uma bola de pelo, situação comum entre os felinos, que leva a diversos problemas de saúde se não tratada. 

O que pode significar essa dificuldade de respiração?

Como um gato com dificuldade de respirar seria um sintoma em vez de uma doença, vamos explicar o que esse sinal pode representar. Confira alguns dos problemas de saúde que prejudicam a respiração do felino.

Asma

A asma, ou também chamada de bronquite felina, gera uma inflamação nos brônquios, causando uma tosse intensa, respiração mais acelerada e dificuldade em respirar.

Normalmente, ocorre através da inalação de substâncias que levam a uma reação alérgica, como ácaros, aerossóis, perfumes e pólen. É uma doença não transmissível. 

Rinotraqueíte viral

Muito comum, a rinotraqueíte viral é conhecida como a gripe do gato. É transmitida pelo vírus da herpes, causado a partir do contato direto entre um animal contaminado com outro saudável, como ao dividir os mesmos comedouros e caminhas. Essa doença provoca infecções e apresenta sinais diversos, como espirro, febre e secreção nasal.

Semelhante à rinotraqueíte viral, existe a calicivirose felina, outra doença bastante corriqueira entre os gatos. Neste caso, a grande diferença é que a calicivirose se dá pelo calicivírus felino. Ambas as doenças representam a maioria dos problemas respiratórios por infecção nos gatos. 

Parasitas 

Provocados por alguns parasitas que atacam diretamente o sistema respiratório, como os vermes pulmonares, oriundos de caracóis. Caso o gato ingira por acidente, afeta a respiração, leva à tosse frequente e inflamação das vias aéreas, embora nem sempre a infecção manifeste sintomas no animal. 

Pneumonite felina

Infecção produzida por uma bactéria, a pneumonite felina é uma doença transmitida pelo contato direto com gatos infectados ao se lamberem. Como sinais evidentes, apresenta espirros, secreções oculares e nasais, além de conjuntivite. Pode ser evitada, assim como outras infecções, com a vacinação em dia.

Além disso, um gato com dificuldade de respirar pode representar outras doenças, como: 

  • Alergias; 
  • Imunodeficiência felina (FIV);
  • Insuficiência cardíaca congestiva; 
  • Peritonite infecciosa felina (PIF);
  • Pólipos; 
  • Problemas dentários. 
gato com dificuldade de respirar

O que fazer quando ver o gato com dificuldade de respirar?

Encontrou o seu gato com dificuldade de respirar? Leve o animal o mais rápido possível a um veterinário. Como pode ser uma situação de emergência, quanto mais esperar, maior a chance de agravar o quadro de saúde do seu bichinho. Não demore, estamos falando da vida de seu animal de estimação. 

Apenas um especialista poderá fazer a análise, exames e diagnóstico preciso do problema enfrentado pelo gato. Assim, ele indicará o tratamento e medicação adequados de acordo com a doença e características do seu animal. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

21 Comentários

  1. Maria Regina disse:

    Tenho 3gatos um começou com estes sintomas e desapareceu outro começou também Eu entrei com antibiótico sua ajuda foi muito útil pra mim obrigada

  2. Rose martinez disse:

    Meu gato está com.nariz entupido pouca tosse tipo uma vez na semana fez raiox tomou dioxiciclina 50mg por 7 dias suspeito de sinusite por causa do barulho no nariz não sei mais o que dar

  3. Lucia Lima disse:

    Tenho um gatnho de 16 anos, que apresenta muita dificuldade de respiração .Levei no veterinário e no raio X detectou, que parte do seu pulmão está calcificado e que não tem muito o que se fazer, a não ser tentar dar dilatador de brônquios para dar melhor condições do ar chegar às partes do pulmão
    que ainda resta sem calcificação.. Queria muito que tivesse outro tipo de tratamento, pois não quero vê-lo sofrendo assim.

  4. Marilda Vale disse:

    Estou com um gato com falta de ar e a barriga batendo forte . Já levei em 2 veterinarios e passaram antibioticos e disseram que tem que internar para colocar no oxigenio. Na minha cidade não tem oxigenio para gatos. um eses veterinarios é de uma cidade mais próxima 1 hora e meia de viagem, mas na volta ele não morreu pouco agravou o quadro dele com a viagem, devido ao estresse. Por favor me diga alguma coisa para essa falta de ar e batedeira passar. Não aguento mais ver ele sofrendo tanto, só tem 3 aninhos. Desde já agradeço.

    • Cobasi disse:

      Oi Marilda, como vai? Caso ocorra novamente a falta de ar deixe o seu gato em uma posição reta assim conseguira buscar ar. Mas a ajuda de um profissional nestes casos é muito importante.

  5. Sandra Laura disse:

    Olá! Boa tarde! Minha gata está respirando muito rápido, não que r comer e nem beber água, não reage a outro animal como de costume.
    Estou muito nervosa nunca a vi assim.

  6. Nicoly westemaier disse:

    Minha gata chegou aqui em casa hj com uma respiração rápida bem estranha gemendo de dor, e eu não sei oq é, alguém me ajuda?

    • Cobasi disse:

      Oi, Nicoly. Como vai? É provável que o gato ofegante esteja inalando quantidade insuficiente de ar enquanto respira. Trata-se de uma dificuldade de fazer com que chegue aos seus pulmões a quantia necessária para a sua respiração. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, mas não deixe de levar em uma visita ao médico-veterinário.

  7. Marcia disse:

    Bom dia ,pelo amor de Deus alguém me ajuda meus dois frajolinha estão com o nariz bastante entupido,vejo que estão com falta de ar ,tosse , já está tomando amoxicilina,mais ainda não respirar direito me ajuda pô amor de Deus
    1: 45 da manhã eu com eles aqui na cama são filhotes 3 meses ,estou tão desesperada que até liguei o ventilador para ver se ajuda e olha não esta quente o tempo ,frio aqui no sul de minas,mais estou desesperada ja não tenho mais dinheiro para levar no veterinário 🙏 ajuda eu com meus dois filhos frajolinha por favor .
    Esse ventilador pode ajudar na respiração ou estou fazendo errado me ajuda😭😭 estou desesperada

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É necessário levar o animal o mais rápido possível a um veterinário. Como pode ser uma emergência, quanto mais esperar, maior a chance de agravar o quadro de saúde do seu bichinho.

      Além disso, apenas um especialista poderá fazer a análise, exames e diagnóstico preciso do problema enfrentado pelo gato. Assim, ele indicará o tratamento e medicação adequados de acordo com a doença e características do seu animal.

  8. Carlos disse:

    Meu gato tem 20 anos ele agora apresentou uma respiração ofegante falta de apetite era gordo ficou magro, pouco anda porque porque fica cansado
    O q posso fazer no momento, faz mais de semana com esses sintomas

    • Cobasi disse:

      Olá, Carlos! tudo bem?
      Recomendo que você leve seu gato a um veterinário o mais rápido possível para uma avaliação adequada. Um profissional poderá examinar seu gato, realizar testes diagnósticos e fornecer um plano de tratamento apropriado com base nos sintomas apresentados.

  9. Rozaina disse:

    Resgatei uma gatinha, começou ficar ofegante para respirar, levei ao veterinário passou medição oral por 15 dias. Dei a medicação certinho, ai dias após começou a ficar ofegante novamente , liguei e perguntei se eu poderia dar medição , por uma semana. Ai não melhorou , levei novamente no veterinário disse que poderia ter aspirado medicação ai começou medicação injetável por cinco dias ( em dias alternados) na quarta aplicação , gatinha desmaiou. Suspenderam a medicação . Porém continua com a respiração ruim e espirrando agora … Vou levar novament e no veterinário . Alguém sabe me dizer medicação.?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É importante solicitar essa receita de medicação ao veterinário que está tratando a sua gatinha, pois as características individuais são consideradas.

  10. Naise disse:

    Tenho uma gata que na verdade não é minha, escolheu morar comigo.
    Acredito que tenha ja uns 9 anos e um tempo pra cá notei dificuldade na sua respiração e as vezes espirros. Nao tenho condições financeiras para internação. Mas me doi muito ve-la assim. Peço encarecidamente ajuda. Ela respira ja muito cansada e com dificuldade para deitar;
    Agradeço se me orientar com um remedio. Arrumo jeito pra comprar.
    Agradeço a atenção.

  11. Karol disse:

    Oi! Meu gato está com com o respiração estranha, mais barulhenta. O rononar mais alto. Como se fizesse mais esforço do que o normal. Só que não tem outros sintomas. Há pouco tempo nos mudamos pra uma casa antiga com muita poeira. Devo me preocupar só com esse sintoma ?

  12. Lisiane da silva disse:

    Meu gato passo por o processo de castração e faz uns 2 meses ele ficou muito triste e agora começou perder pelos foi medicado mas agora quando ele passa por momentos como administração de remédios ele fica agitado e respiração ofegante e até pela boca depois passa…
    Mas ele está debilitado estou dando vitamina pra ele…
    O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lisiane! É importante levar seu gato ao veterinário, já que ele apresenta mudanças comportamentais e perda de pelos após a castração. Esses sintomas podem indicar estresse ou algo mais sério que precisa de atenção profissional. O veterinário poderá oferecer o tratamento adequado. Esperamos que seu gatinho se recupere logo!

Deixe o seu comentário