Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Verme de gato: sintomas, como prevenir, tratamento e tudo sobre o assunto

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Falino apoiado no sofá com fundo verde
Os vermes podem ser muito prejudiciais à saúde dos gatos

Infelizmente, o verme de gato é algo mais comum do que pensamos. Isso porque esses parasitas podem ser encontrados em diversos ambientes, inclusive no interior das nossas residências. Então, quando entram em contato com o organismo dos felinos, trazem inúmeras doenças e complicações.

Portanto, conhecer a origem, como prevenir e o tratamento é muito importante. Descubra neste conteúdo tudo sobre verme em gatos e saiba como cuidar e proteger seu pet.

O que é verme de gato?

Existem inúmeros tipos de vermes que podem acometer os gatos. A maioria é formada pelos helmintos gastrintestinais, que são vermes intestinais. Porém, existem outros tipos de parasitoses, que são doenças causadas por vermes, que podem atacar outros órgãos. Esses visitantes indesejados utilizam o corpo do hospedeiro para a obtenção dos nutrientes necessários para permanecerem vivos.

Normalmente, cada espécie de parasita tem características muito específicas, como, por exemplo: corpo sem membros, achatado e alongado.

Verme de gato em humanos

O verme de gato em humanos também pode ser considerado uma zoonose, ou seja uma doença ou infecção naturalmente transmissível entre animais e seres humanos. Por isso, é fundamental proteger o seu pet para evitar que ele fique doente e transmita a doença para a sua família. A giárdia e o echinococcus são alguns exemplos de vermes que podem causar doenças em gatos e também em humanos.

Verme de gato: conheça os tipos mais comuns

Agora que já sabemos o que é gato com verme, é hora de falar sobre os tipos mais comuns. Alguns deles se destacam pela alta incidência e atacam o organismo dos pets provocando diversos sintomas específicos. Listamos os principais tipos que costumam afetar os felinos. São eles:

  • Lombriga;
  • Tênia;
  • Giárdia;
  • Ancilóstomo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Lombriga

verme de gato
A primeira etapa para tratar vermes em gatos é diagnosticar a origem do problema.

Talvez um dos mais populares, lombriga em gato é o nome dado a um grupo diverso de espécies de vermes planos e, entre eles, o mais comum é o Toxocara. A contaminação dos felinos se dá através de contato com larvas. Por isso, é indicado tomar muito cuidado para que o animal não tenha acesso a lixos, caixas de areia de outros animais e lugares que possam ter ratos. 

Essa bactéria se aloja no intestino, por ser um local propício para a sua reprodução. Com o passar do tempo, as lombrigas passam a contaminar outros órgãos. Por isso é muito importante que o tratamento seja iniciado rapidamente.

Uma das formas de contaminação mais comum dessa espécie é entre mãe e filhote. O verme pode ser transmitido para o animal de estimação ainda dentro do útero. Uma vez dentro do corpo, a lombriga se estabelece no intestino onde inicia seu processo de reprodução.

Tênia

Tênia é aquele famoso verme branco saindo do gato, porém não são todas as espécies que infectam os animais de estimação. Entre elas, o Echinococus e o Dipylidium Caninum, que, embora tenha “canino” no nome, também é bem comum nos gatos. 

A tênia pode ser conhecida como “vermes chatos” e a contaminação acontece quando os animais ingerem uma pulga infectada. Então, o protozoário se aloja na parede do intestino e cresce com base nas vitaminas e nutrientes ingeridos pelos pets. Uma das razões para essa infecção ser muito comum é que os gatos são animais que constantemente estão se lambendo e levando qualquer objeto à boca.

Um sintoma clássico da infecção por tênia é a presença de partes do corpo do verme nas fezes ou na região perianal. Então, se notar segmentos que se parecem com pequenos grãos de arroz, o seu gato pode estar com verme. Nesse caso, busque o quanto antes um médico-veterinário para analisar a situação e indicar o melhor tratamento.

Gato recebendo carinho
Para mantê-los saudáveis, mantenha os ambientes bem limpos.

Ancilóstomo

O verme ancilóstomo causa uma infecção dos intestinos e pode acometer gatos de quaisquer raças, machos e fêmeas, filhotes e adultos. Assim como outros vermes, essa parasitose intestinal pode ser transmitido ainda dentro do útero e se alimenta a partir do sangue do felino. 

Causada por parasitas do gênero Ancylostoma sp, esses vermes têm como características principais o corpo cilíndrico, com média de 10 a 15 mm e com tonalidade acinzentada. Esse parasita pode gerar quadros graves de infecção, dependendo da quantidade de vermes no intestino e resistência individual de cada animal. Gatos com organismo mais sensível correm riscos graves à saúde.  

Para identificar se o seu amigo está com ancilóstomos, é preciso olhar as fezes do pet. Nesse cenário, o parasita põe ovos que eclodem e formam larvas, ambos podem ser encontrados no excremento do animal.

Popularmente conhecido como bicho geográfico, eles podem durar meses em ambientes úmidos e sombreados. É importante ter atenção, pois essas larvas são transmissíveis para humano, através de penetração pela pele.

Giárdia

Giardia intestinalis é um dos parasitas intestinais mais comuns nos gatos. Apesar de não ser considerado tão agressivo como outros parasitas, o giárdia não pode ser negligenciado, pois também pode ser transmitido para humanos. Da família de parasitas unicelulares, o formato de cisto transforma-se em trofozoita, um organismo flagelado invisível a olho nu.

Esse é um parasita intestinal que causa diarreia. A diarreia é o principal sintoma da infecção, que também é conhecida como giardíase ou giardiose. Como esse protozoário fica localizado no intestino do animal, o processo de contaminação acontece ao defecar. O gato elimina os cistos do protozoário nas fezes, contaminando o ambiente. O grande problema é que o verme consegue sobreviver por meses, por isso é fundamental limpar bem todos os espaços que seu pet frequenta.

verme de gato
A giárdia e o echinococcus são alguns dos parasitas que podem ser transmitidos aos humanos.

Quais são os sintomas de verme de gato?

Embora existam diferentes espécies de vermes, os sintomas de verme em gatos são semelhantes, a saber:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • diarreias;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • mudança no comportamento do animal;
  • sangue nas fezes.

É importante sempre analisar se os sintomas são pontuais ou se estão acontecendo com certa frequência. Afinal, vômitos e outros sintomas podem ocorrer de forma pontual e isso não indica a presença de vermes.

Os vermes em gatos podem trazer uma série de malefícios para a qualidade de vida dos bichanos. A principal forma de transmissão do verme de gato é por meio da ingestão de um hospedeiro, como pulgas e outros animais infectados.

Qual o melhor tratamento para verme de gato?

verme em gatos
Para casos de verme de gato, não medique seu animal sem orientação do médico-veterinário.

Quando nosso pet está com algum problema, o melhor a ser feito é sempre levá-lo ao médico-veterinário. Afinal, esse profissional tem o conhecimento necessário para a realização de exames, análises, diagnósticos e tratamentos eficazes. 

A automedicação é uma ação que, embora seja feita com boa intenção, pode prejudicar a saúde do animal. Por isso, utilize somente os medicamentos indicados pelo profissional. Em muitos casos, o vermífugo é a opção escolhida para o tratamento.

Para proteger o seu pet dos vermes, a melhor opção é garantir sempre um ambiente limpo e higienizado. Além disso, uma alimentação adequada e, claro, a realização de exames de rotina.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. junnia disse:

    dei um vermífugo pro meu gato só que náo tá resolvendo tem vermes brancos saindo dele e e muito tô preocupada gostaria de um nome de vermífugo que resolve se esse problema

  2. Eli disse:

    Olá boa tarde, minha gatinha so bebe agua , e nao quer comer, tem ânsia de vomito e nao sai nada , pego na barriga dela e ela deixa , aparentemente nao dói nada .
    Me ajuda e da uma resposta.

    • Cobasi disse:

      Eli, se sua gatinha está apresentando sintomas como falta de apetite, náusea e vômitos, isso pode indicar um problema de saúde. É essencial levá-la a um médico-veterinário o mais rápido possível para um diagnóstico adequado e tratamento. Apenas um profissional pode avaliar corretamente a situação e fornecer a assistência necessária.

  3. Dirce Maria disse:

    Tenho 9 gatos e um deles está com vermes nas vezes, me dê uma dica. Na minha cidade veterinário cobra o olho da cara

Deixe o seu comentário