Gato vomitando é um sinal de preocupação?

Compartilhar:


gato vomitando

Ver seu felino fazendo barulhos estranhos e vomitando é algo que já te pega de surpresa e pode até assustar. Nessas horas, você fica preocupado que seu pet possa estar com algum problema.

Assim como os cães podem vomitar por alguns fatores, aprenda a identificar se o seu gato está com algum problema ou não.

O que deixa o gato vomitando?

Caso o gato esteja apenas expulsando algo do estômago, ele irá vomitar o material. Porém, se o seu pet está regurgitando, saiba que ele está expulsando algo do esôfago, o que indica algum problema sério.  

Se além de vomitar, seu gato apresenta outros sintomas como diarréia, constipação, náusea, anorexia e perda de peso, é melhor você ficar atento que algum problema está afetando seu pet.

Veja as principais causas que deixam o gato vomitando:

Excesso de pelo: Ao se lamberem, a língua dos gatos funciona como uma lixa que puxa os pelos, que são levados para o estômago. Com o excesso, o gato começa a vomitar bolas de pelo para colocar o material para fora do corpo. 

Grama: Caso seu gato goste de ficar em espaços abertos, ele pode acabar comendo grama. Mas, não se preocupe. Ela é rica em fibras e ainda auxilia no bom funcionamento intestinal do pet. 

Intolerância alimentar: Se o seu pet possui alguma alergia ou intolerância relacionada a algum alimento, o corpo dele pode regurgitar na tentativa de expulsar a comida.

Por isso, é importante conhecer seu pet. Saiba se ao adotar, ele possui algum tipo de alergia ou restrição alimentar.

Infecção: A causa do vômito do seu felino também pode estar relacionada a alguma infecção ou doença que ataca o intestino do animal. Uma delas é a panleucopenia. Quando o gato tem contato com qualquer secreção de um animal contaminado, como fezes, urina e até mesmo saliva, ele também desenvolverá a infecção. 

Parasitas: Se o gato come as larvas das pulgas e elas estiverem infectadas com lombrigas, elas irão afetar o intestino do seu animal. Fique atento com mudanças no animal, como perda de peso e desnutrição.

O que fazer com o gato vomitando?

gato vomitando

Mesmo com essas causas, você deve estar atento a quantidade de vezes por dia que seu gato expulsa substâncias pelo vômito. Se esse ato acontecer mais de uma vez ao dia, é motivo para preocupação.

Por isso, é muito importante que a  primeira coisa que você deve fazer é levar o seu gato a um médico veterinário. Na clínica, seu pet passará por alguns exames clínicos ou laboratoriais para identificar a causa dos vômitos.

Se o seu pet estiver com alguma infecção ou doença, o veterinário irá indicar o melhor tratamento e medicamentos necessários para que seu pet melhore.

Caso os vômitos estejam sendo causados por reações alérgicas a alimentos, comece a fornecer ração de qualidade para seu pet. Uma boa opção são as que possuem bastante fibras em sua composição.

Lembre-se de deixar seu animal bem hidratado. Sempre deixe água limpa disponível no bebedouro do gato para que ele fique com o intestino saudável.

Mesmo que seja um ato natural do gato, você também pode ajudar ele na sua higiene. Escove seu pet diariamente para eliminar os pelos em excesso e quando for escová-lo, já procure por pulgas para eliminá-las. Caso seja necessário, utilize uma coleira antipulgas.

Viu como o vômito do gato pode ser causado por diferentes fatores? Por isso, é bom que você fique de olho em comportamentos estranhos no seu pet e se os vômitos são acompanhados de outros sinais.

Desse modo, seu felino se desenvolverá bem e saudável.

E para saber mais sobre cuidados com gatos, acesse nossos demais conteúdos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário