Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato vomitando: conheça as principais causas e o que fazer!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato vomitando

Ver seu gato vomitando e fazendo barulhos estranhos é algo que pega qualquer tutor de surpresa e pode até assustar. Nessas horas, a preocupação é gigante e fica sempre a dúvida sobre o que fazer, não é mesmo?

Saiba que ao procurar por informação, você já deu um passo muito importante para ajudar o seu animal de estimação. Então, fique tranquilo que neste post vamos explicar mais sobre as possíveis causas e o que fazer se o seu gato estiver vomitando.

Gato vomitando: o que pode ser?

Antes de nos aprofundarmos sobre as causas, é importante ressaltar que a ação de vomitar está relacionada a uma manifestação clínica definida pela expulsão ativa de condições que estejam prejudicando o fluxo estomacal e/ou duodenal (porção inicial do intestino delgado).

Esse mecanismo é um sinal comum em gatos, entre as inúmeras causas, as situações mais comuns estão relacionadas às doenças gastrointestinais, sistêmicas e distúrbios obstrutivos, como corpos estranhos. Em casos mais graves, quando o vômito do gato é preocupante, a complicação pode ser no pâncreas ou renal.

Quais as principais causas de vômitos em gatos?

gato vomitando amarelo
È importante observar com atenção a quantidade, cor e frequência que acontece os vômitos dos gatos, para relatar ao veterinário.

A seguir, vamos aprofundar sobre as causas mais comuns. Confira!

Tricobezoar (Bola de pelo)

Como são animais muito higiênicos, os felinos tem costume de ficar se lambendo. Assim, a língua dos gatos funciona como uma espécie de lixa que puxa os pelos, que são levados para o estômago.

Em excesso, essa é uma ação que pode causar problemas à saúde do pet e um dos sintomas é o gato começar a vomitar bolas de pelo. Esse conteúdo é chamado de Tricobezoar, contém saliva, restos de alimentos, secreções gástricas  e podem levar o animal a vomitar constantemente.

Plantas tóxicas

Caso seu gato goste de ficar em espaços abertos, ele pode acabar ingerindo elementos da natureza, como grama e plantas. Se você tem um jardim, esse é um dos pontos de atenção que deve ter, pois algumas das espécies de plantas podem ser tóxicas aos animais.

Intolerância alimentar

Se o seu pet possui alguma alergia ou intolerância relacionada a algum alimento, o corpo dele pode regurgitar na tentativa de expulsar a comida. Por isso, é importante conhecer seu pet e estabelecer uma rotina alimentar personalizada para a raça, idade e tamanho.

Além disso, antes de adicionar qualquer ração, petisco, entre outros alimentos no dia a dia do seu animal de estimação, consulte um médico-veterinário.

Infecção

se o seu gato estiver vomitando
O vômito em gatos pode ser causado por infecções, parasitas, doenças estomacal, entre outras condições.

A causa do vômito do seu felino também pode estar relacionada a quadros de infecção ou doença que ataca o intestino do animal. Uma delas é a panleucopenia, que é uma condição em que o gato tem contato com qualquer secreção de um animal contaminado. Então, ao ter contato com fezes, urina e até mesmo saliva, ele também desenvolverá a infecção.

Parasitas

Verme de gato também é uma condição que pode causar diversas doenças e complicações. Por exemplo, se o pet come as larvas das pulgas e elas estiverem infectadas com lombrigas, elas irão afetar o intestino do seu animal.

Fique atento às mudanças de comportamento do animal. Caso ele apresente perda de peso, vômitos, diarreias e falta de apetite, procure imediatamente um profissional veterinário.

Gato vomitando: o que fazer?

Mesmo com essas causas, você deve estar atento a quantidade de vezes por dia que seu gato expulsa substâncias pelo vômito. Se esse ato acontecer mais de uma vez ao dia, é motivo para preocupação.

Procure um médico-veterinário

Por isso, é muito importante que a primeira ação que você deve tomar é levar o seu gato ao médico-veterinário. Na clínica, seu pet passará por alguns exames clínicos ou laboratoriais para identificar a causa dos vômitos.

Se o animal estiver com alguma infecção ou doença, o veterinário irá indicar o melhor tratamento e medicamentos, de acordo com o quadro clínico do felino.

Hidratação e ração de qualidade

Lembre-se: ração de qualidade e deixar seu animal bem hidratado são processos indispensáveis para manter o seu pet com a saúde em dia. Sempre deixe água limpa disponível no bebedouro do gato para que ele fique com o intestino saudável.

Escovação

Mesmo que seja um ato natural do gato, você também pode ajudar ele na sua higiene. Escove seu pet diariamente para eliminar os pelos em excesso e quando for escová-lo, aproveite para procurar por pulgas para eliminá-las. Caso seja necessário, utilize uma coleira antipulgas.

gato vomitando

O vômito do gato pode ser causado por diferentes fatores. Por isso, é bom que você fique de olho nos comportamentos do seu pet. Caso aconteça, preste atenção na quantidade, cor e frequência que acontece, esses sinais são importantes para relatar ao veterinário que irá realizar o diagnóstico.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário