Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba como escovar gato: 5 dicas práticas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
escovar gato é fácil
Escovar gato é uma tarefa necessária e que pode ser muito simples

Escovar gato pode ser algo aparentemente simples. Entretanto, é preciso conhecer as melhores práticas, e consequentemente, evitar nós, queda de pelos e problemas dermatológicos.

Saiba mais sobre a importância de cuidar dos pelos, benefícios que a escovação rotineira proporciona para o seu gato e como fazer. Continue a leitura!

Qual a importância de escovar os gatos?

Escovar os pelos do gato não é apenas uma questão de beleza. A importância desse cuidado está além da estética, e reflete diretamente na saúde e bem-estar do animal.

A atividade ajuda em cuidados essenciais com o gato, como remover pelos mortos e evitar a formação de nós, por exemplo.

Os gateiros, melhor que ninguém, sabem que os gatos são muito higiênicos. Eles se encarregam da própria limpeza se lambendo sem parar, por muito tempo.

Entretanto, os tutores podem e devem auxiliar. A começar pelo fato de que saber como escovar o gato reduz expressivamente a quantidade de pelos que ele naturalmente ingere, durante o seu processo natural de limpeza com a própria língua.

Além disso, sob o ponto de vista prático, escovar gato diminui a quantidade de pelos que ele solta na casa, o que auxilia na manutenção da higiene do lugar.

Quais os benefícios de escovar o pelo do gato?

Muitas vezes, ao escovar o gato, o tutor não imagina que está fazendo um grande bem ao seu animal de estimação. Tendo em vista que essa atividade simples auxilia na distribuição dos óleos naturais que mantêm a saúde tanto da pele quanto do pelo.

Fora isso, saber como escovar um gato ajuda a retirar os nós presentes nos pelos. Afinal, eles podem causar algum tipo de embaraço ou até mesmo infecções e abcessos que estejam doloridos junto à pele.

Outro fato importante sobre escovar gato é ser uma oportunidade de eliminar qualquer parasita ou demais objetos estranhos da pelagem do seu pet.

Vale destacar, que esse é um hábito que serve para todos os gatinhos, não só os mais peludos. Além dos motivos já mencionados, um cronograma de escovação vai promover benefícios, como: 

  • deixar a pelagem mais bonita e sedosa; 
  • ajudar a eliminar possíveis insetos, pulgas e outros parasitas
  • auxiliar na circulação sanguínea;
  • estimular o crescimento de novos pelos;
  • manter a superfície da pele limpa e arejada;
  • reduzir as chances do gato acumular bolas de pelo no estômago.

E, claro, escovar o gato vai ajudar na criação do vínculo entre tutor e felino, fortalecendo a união.

5 dicas de como escovar pelo de gato

mulher escovando gato no sofá
Confira dicas que vão deixar a escovação mais tranquila para você e para o pet

Para escovar o gato, o tutor precisa entender que os principais cuidados que contribuem para a saúde da pelagem é a escovação e remoção de subpelo.

Mas, como cada raça tem sua peculiaridade e, consequentemente, uma necessidade de manutenção diferente. Para te ajudar nesse cuidado, selecionamos 5 dicas sobre como escovar o seu gato:

  1. Analise o tipo de pelagem do gato

A primeira fase do cuidado está em saber qual o tipo de pelagem do seu gato: curto, médio ou longo.

Esse é um detalhe determinante para saber qual o tipo de escova precisa ser utilizada na tarefa. Entretanto, é sempre indicado consultar o veterinário para escolher os produtos certos para escovação. 

Por exemplo, os gatos de pelo longo demandam de um cronograma de escovação mais rígido do que raças de pelo curto. Em alguns casos, é até necessário escová-los diariamente.

  1. Escolha a escova certa

Está em dúvida sobre o que usar para escovar o gato? Existem diversos tipos de escovas para cada tipo de pelagem, além de produtos específicos que facilitam o cuidado. 

É comum que os tutores errem na hora de escolher a escova, pois mesmo que pareça tudo igual e que realizam a mesma função, cada produto tem propriedades especiais.

Na Cobasi, você encontra escovas para gatos com pelagem longa ou curta. São modelos desenvolvidos para tirar nós, remover pelos mortos, entre outras necessidades de escovação do pet. 

  1. Faça uma escovação completa

Escovar gato não se limita nas costas do animal, é preciso olhar atentamente as axilas, a barriga, debaixo do pescoço, atrás das orelhas e atrás das pernas. Mesmo sendo áreas difíceis, elas demandam a mesma atenção.

Atenção, caso o gato esteja com muitos nós e pelos enroscados, é preciso uma maior suavidade para escová-lo. Mas, caso a condição pareça ser mais séria, procure um profissional de tosa, para evitar que o animal sofra com dor.

  1. A escovação deve ser calma, com carinho e no momento certo

Para escovar o gato, o tutor precisa ter a sensibilidade de escolher o momento correto. Trata-se de um cuidado zeloso, que deve ser uma experiência positiva para o animal.

Então, calma e carinho são fundamentais. Para deixar o gato confortável com a situação, crie um ambiente tranquilo e vá aos poucos fazendo movimentos suaves.

O momento pede leveza e o petisco favorito do gato, como reforço positivo. Realizando esse cuidado, o tutor tem grandes chances de conquistar o peludo, o que vai facilitar os momentos de escovação. 

  1. Procure um especialista em higienização de gatos

Um profissional pode ser essencial nos cuidados com a higiene do seu gato. Um tosador sabe todas as etapas para deixar qualquer pet feliz e confortável, enquanto está recebendo a escovação.

Mesmo que nem todos os gatos precisem de banhos, assim como os cães, a tosa é uma boa solução, principalmente para felinos com pelo longo e volumoso.

Além disso, o serviço promove uma maior praticidade para os tutores que não têm disponibilidade de escovar o pet com frequência.

Na Pet Anjo, você encontra  profissionais de confiança próximos à sua casa para cuidar do seu gato. Agende o horário na unidade parceira mais próxima de você e garanta a saúde, bem-estar e higiene do seu felino.

Quantas vezes por semana tem que escovar o gato?

A frequência da escovação depende do tipo de pelagem do gato. De modo geral, os gatos com pelos longos demandam o cuidado de duas a três vezes por semana.

Consulte o veterinário para indicar o melhor cronograma de escovação para o seu pet. 

Agora, você sabe mais sobre cuidar dos pelos do seu gato. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.

Mas, se você estiver procurando por escovas e outros produtos de higiene para gatos, visite o pet shop online da Cobasi e encontre tudo o que é essencial para o seu amigo. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário