Saiba a melhor forma de escovar gato

Compartilhar:


Gato marrom e branco se higienizando
Saiba as vantagens de escovar os felinos

Escovar gato pode ser algo aparentemente simples. Entretanto, é preciso conhecer melhor os benefícios que essa atividade rotineira proporciona para que o seu pet usufrua de maior qualidade de vida.

De modo geral, os gatos são bastante independentes, o que não significa que de vez em quando eles precisem de uma mãozinha amiga de seu tutor.

Isso porque, por mais que os felinos saibam se virar sozinhos, eles também necessitam de cuidados e de proteção. Assim, aprender de forma apropriada como escovar gatos pode influenciar na qualidade de vida de seu pet.

Confira todos os detalhes sobre como escovar o pelo do gato no conteúdo a seguir.

Afinal, por que escovar gato?

Todo mundo que convive com gato sabe que eles são muito higiênicos, que se encarregam da própria limpeza se lambendo sem parar por muito tempo, como também desembaraçando o seu próprio pelo.

Entretanto, auxiliar o seu amigão a realizar essa tarefa muitas vezes pode poupá-lo de muito trabalho e, além disso, pode lhe beneficiar sob vários aspectos.

A começar pelo fato de que saber como escovar o gato reduz expressivamente a quantidade de pelos que ele naturalmente ingere durante o seu processo natural de limpeza com a própria língua.

Além disso, sob o ponto de vista prático, escovar gato diminui a quantidade de pelos que ele solta na casa, o que auxilia na manutenção da higiene do lugar.

Benefícios do escovamento

Muitas vezes ao escovar gato o tutor não imagina que está fazendo um grande bem ao seu animal de estimação. Tendo em vista que essa atividade simples auxilia na distribuição dos óleos naturais que mantêm a saúde tanto da pele quanto do pelo.

Fora isso, saber como escovar um gato ajuda a retirar os nós presentes nos pelos. Afinal, eles podem causar algum tipo de embaraço ou até mesmo infecções e abcessos que estejam doloridos junto a pele.

Outro fato importante sobre escovar gato é que essa é uma oportunidade de eliminar qualquer parasitas ou demais objetos estranhos do pelo do seu pet. Assim como dos ouvidos ou dentes, afinal, o manuseio e escovação do pet, possibilita a identificação de algo objetos estranhos. Lembre-se, porém, que essa é uma informação importante para o veterinário, já que pode ajudar no diagnóstico e tratamento de possível doença.

Gato sentado com fundo laranja
Gato escovado, gato saudável!

Como escovar pelo de gato

Primeiramente, o melhor a ser feito prestar atenção no comprimento da pelagem de seu pet. Essa é a melhor forma sobre como escovar os pelos dos gatos. Portanto, veja se ele é:

  • curto;
  • médio;
  • ou longo.

Esse é um detalhe determinante para saber qual o tipo de escova precisa ser utilizada na tarefa. Entretanto, sempre é válido pedir ajuda do seu veterinário para você a escolha da a escova mais adequada para o seu gato.

Algumas dicas são essenciais para escovar gato de forma apropriada, como concentrar em regiões que são difíceis de ser alcançadas pelo seu pet, como abaixo do pescoço, barriga, axilas, atrás das pernas e atrás das orelhas.

Caso o pelo do seu animal de estimação esteja muito enroscado, a solução é optar por uma escovação mais suave, porém, caso eles persistam, o melhor a fazer é tosá-los.

Gostou desse post? Então, leia mais sobre o tema em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário