Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe qual areia de gato pode jogar no vaso? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pessoal pegando areia de gato para jogar no vaso
O descarte correto da areia de gato ajuda o meio ambiente

Uma das principais dúvidas dos tutores é: qual areia de gato pode jogar no vaso? Para descobrir se você pode jogar a sua areia de gato no vaso sanitário, siga com a gente e aprenda um pouco mais sobre as diferenças das principais areias higiênicas do mercado. Confira!

Posso jogar areia de gato no vaso sanitário?

Poder jogar areia de gato no vaso sanitário você até pode, entretanto, há um grande risco de acabar entupindo a privada e gerando um problema ainda maior. Pois a maior parte das areias sanitárias dos gatos é feita de argila, sílica ou cascalho, sendo que nenhum desses materiais é indicado para descarte no vaso. 

A explicação para isso é que os materiais citados não são biodegradáveis.  Por causa disso, descartá-los incorretamente pode acarretar entupimentos no seu vaso sanitário e até na rede de esgoto da casa ou do prédio onde você mora.

Se, ao descartar a areia do gato você der sorte de não ter entupido o encanamento do apartamento, saiba que você está contaminando o ambiente. Muitas das areias de gatos são produzidas com algum tipo de aditivo químico que agride a natureza. Fazer o descarte delas no vaso sanitário deixou de ser uma boa ideia, não é mesmo?

A maneira indicada para fazer o descarte desse tipo de areia higiênica para gato é utilizando sacos de lixo. É só armazenar os torrões formados pela urina e fezes do gato, além do resíduo de areia que sobra e jogá-los fora junto com o lixo comum produzido em casa, porém em sacos diferentes.

Tipos de areia de gato biodegradável que pode jogar no vaso

O que define se o tutor pode jogar areia de gato no vaso é se ela é biodegradável ou não. As areias higiênicas produzidas a partir de granulados de madeira, serragem e grãos de mandioca ou milho, ao entrarem em contato com a água se dissolvem, evitando assim maiores problemas. Conheça um pouco mais sobre elas.

Granulado higiênico de madeira

A areia de gato feita com granulado higiênico de madeira tem o formato de pequenos rolinhos de pinus reciclado a partir das obras de serralherias e da indústria de móveis. Por se dissolver ao entrar em contato com água, esse tipo de areia higiênica não oferece perigo ao meio ambiente.

Além de ser uma areia ecologicamente correta, os granulados de madeira são boas opções para reduzir os odores de urina e fezes no ambiente. E você sabia que ele também evita que o felino suje as patas ao usar caixa de areia? Perfeito, não?

Areias higiênicas feitas de milho ou mandioca

Uma alternativa natural de areia de gato que pode jogar no vaso são as produzidas a partir de milho ou mandioca. Elas são encontradas em grãos finos ou mais grossos para atender às necessidades do seu animal de estimação.

Um bom exemplo de granulado higiênico biodegradável que vem caindo cada vez mais no gosto dos tutores é o Granulado Higiênico MyHug Bio. Além do alto poder de absorção da urina, esse modelo de areia para gatos é fácil de jogar no vaso sanitário. Sendo necessário quebrar os torrões em pedaços para que eles possam ser dissolvidos com maior facilidade.

Gostou de saber qual areia de gato pode jogar no vaso? Então, conte para gente: qual dos modelos de areia higiênica biodegradável e ecologicamente correta o seu gato prefere?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Neuza Savignano disse:

    A informação “o granulado higienico de madeira, por se dissolver ao entrar em contato com água” não procede pois estamos com entupimento em uma das prumadas do condomínio causado pelo descarte deste material e tenho como comprovar.

    • Cobasi disse:

      Olá, Neuza. Tudo bem?
      Existem muitos tipos de areia de gato biodegradável que pode jogada no vaso, pois ao entrarem em contato com a água se dissolvem, evitando assim maiores problemas. Se você está enfreando problemas com a mesma, recomendamos que busque orientação no local de compra para garantir que está fazendo o descarte de maneira correta.

  2. Neuza Savignano disse:

    Em 14/10/2023 deixei um comentário, mas até a presente data (22/10/2023) não tive resposta.

Deixe o seu comentário