Que areia de gato pode jogar no vaso sanitário?

13 de janeiro de 2021

Gatos
gato laranja ao lado de caixa de areia azul

Se você é tutor de felinos, já deve ter se perguntado que areia de gato pode jogar no vaso sanitário, não é mesmo? Afinal, se são apenas torrões formados por urina e fezes do seu gatinho, que mal poderiam fazer?

O problema é que não é bem assim e jogar areia de gato na privada pode trazer muita dor de cabeça.

Vem com a gente descobrir como reconhecer as areias que podem ser descartadas no vaso sanitário com segurança, além de aprender o que fazer com aquelas que não podem.

Areia de gato que não pode jogar no vaso sanitário

A maior parte das areias para as caixas sanitárias dos gatos é feita de argila, sílica ou cascalho. Nenhum desses tipos de areia pode ser descartado no vaso sanitário. Isso inclui os torrões formados pela urina e pelas fezes do pet e o restante da areia que fica na caixa e precisa ser trocado de tempos em tempos.

Isso acontece porque esses materiais não são biodegradáveis, e podem causar sérios entupimentos no seu vaso sanitário, e até na rede de esgoto da casa ou do prédio onde você mora. Se mesmo com esse alto risco você der a sorte de não precisar chamar um encanador, ainda assim vai estar contribuindo para o despejo irregular de um produto que não pode ser absorvido pelo meio ambiente. Nada bom, não é?

Por isso, se a areia que você utiliza no banheirinho do seu gato não for do tipo biodegradável, faça o descarte integralmente utilizando sacos de lixo. Nesse caso, você deve armazenar tanto os torrões formados pelo xixi e pelo cocô, quanto a areia que estiver sendo trocada periodicamente.

A biodegradável é uma areia de gato que pode jogar no vaso sanitário

Para você saber se a areia higiênica é ou não biodegradável, basta verificar na embalagem. Separamos para você os tipos mais comuns de areia de gato que pode jogar no vaso sanitário. Vamos a eles:

Granulado higiênico de madeira

O granulado higiênico de madeira tem o formato de pequenos rolinhos, que, na verdade, são serragem comprimida reaproveitada das linhas de produção das indústrias madeireiras. Então, além de ser segura para descarte no vaso sanitário, ainda ajuda a preservar o meio ambiente por ser um produto de reuso, que dá uma nova função a algo que inicialmente seria jogado no lixo. Tudo de bom!

Serragem

Produzida com o mesmo ingrediente do granulado anterior, a serragem não tem formato de rolinhos, é um pó formado com grãos bem pequenos.

Areias higiênicas feitas de milho ou mandioca

Encontradas em grãos finos ou mais grossos, as areias higiênicas feitas de milho ou mandioca são seguras para descarte no vaso sanitário porque se dissolvem com a água, não provocam entupimentos. Além de poder jogar essa areia na privada, ainda tem o benefício de não oferecer nenhum risco caso as partículas sejam ingeridas pelo seu gato quando ele estiver se lambendo.

Agora que você já sabe que areia de gato pode jogar no vaso sanitário, basta escolher o tipo que prefere. Veja nosso guia completo sobre areia para gatos.

Gostou dessas dicas sobre a areia para seu gatinho? Leia mais sobre gatos em nosso blog: