Fezes de gato: conheça os tipos e o que podem indicar

Compartilhar:


fezes de gato

O tutor deve estar atento às características das fezes de gato, afinal, elas são capazes de fornecer informações valiosas quando o assunto é o estado de saúde do animalzinho de estimação.

Por isso, quando você for limpar a caixa de areia diariamente, é importante observar o aspecto das fezes. Além disso, todo tutor deve ter atenção para notar qualquer variação da normalidade. Nesses casos, é importante ficar atento ao gato para ver se ele apresenta algum sintoma de doença ou alguma mudança nos hábitos alimentares, e até mesmo durante o uso da caixa de areia. 

Se você notar qualquer um desses casos, o mais recomendado é entrar em contato com o médico-veterinário de sua confiança para que ele faça o diagnóstico adequado. Se você quer conhecer todos os tipos de fezes de gato, siga com a gente neste artigo!

Como são as fezes saudáveis?

Antes de saber quando entrar em estado de alerta, é fundamental saber quando as fezes de gato estão comuns. Elas estão saudáveis quando estão consistentes e compactas. Além disso, é importante que elas tenham uma cor uniforme, que pode oscilar dentre tons variados marrom – mas isso vai depender da alimentação do seu pet.

Portanto, já sabemos que a primeira coisa a observar deve ser as mudanças na consistência ou na cor das fezes.

Por isso, se você notar qualquer anormalidade nas fezes do seu felino, procure o veterinário para ter o diagnóstico e o tratamento ideal. É comum que se indique uma alimentação correta, um calendário de desparasitação e, em alguns casos, tratamentos antiparasitários e a ingestão de antibióticos.

fezes de gato

Diferença entre as cores das fezes dos gatos

Quando as fezes apresentam um tom marrom muito escuro ou preto – condição chamada melena –, pode ser um indicativo de uma hemorragia em algum ponto do sistema digestivo. Geralmente isso acontece por conta de alguma úlcera gastrointestinal ou por lesões derivadas de uma infestação de parasitas.

Já se o tutor nota sangue nas fezes do gato, é importante ficar alerta. Afinal, esse sintoma pode ter origem no sistema digestivo ou na zona anal, por conta de alguma lesão.

Se seu gato está com fezes brancas, pode ser por conta do consumo elevado de ossos, o que pode fazer com que as fezes fiquem brancas e muito duras.

As fezes amarelas e verdes costumam ocorrer quando a passagem do alimento pelo intestino ocorre mais rápido do que o habitual. Isso pode representar alguma alteração digestiva.

O que significa fezes de gato moles?

Um dos tipos de fezes de gatos que preocupa muito o tutor são as fezes moles. Elas podem ter causas diversas, como alguma infecção gastrointestinal, parasitas ou até mesmo um problema com a alimentação do pet.

Mas fique tranquilo! Se as fezes estiverem mais moles que o comum por apenas um dia, não é preocupante. No entanto, se o quadro durar muitos dias ou se as fezes chegarem a ser líquidas, você deve consultar o veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário