Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Insuficiência renal em gatos: sabia como cuidar do pet

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com insuficiência renal deitado
A raça de gato Ragdoll tem predisposição a desenvolver insuficiência renal ao longo da vida

A insuficiência renal em gatos é uma doença crônica que afeta felinos de todas as idades e raças, impactando negativamente a qualidade de vida dos pets.

Em virtude disso, convidamos Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi. Ele nos ajudará a entender o que é a insuficiência renal felina, diagnóstico, prevenção e como cuidar do seu gato. Confira!

O que é insuficiência renal em gatos?

A insuficiência renal em gatos é uma doença que afeta o funcionamento dos rins do felino. O que acarreta na diminuição da capacidade do órgão em filtrar o sangue e eliminar resíduos produzidos pelo organismo.

De acordo com Marcelo, a principal característica da doença é: “a insuficiência renal em gatos ocorre quando há diminuição da função dos rins em, aproximadamente, 70%”, contou.

Além disso, o especialista explicou que há duas variantes da insuficiência renal. “A doença pode ser aguda (IRA) ou crônica (IRC). A IRA ocorre quando há a súbita e rápida perda da função renal. Já a IRC acontece quando essa perda é lenta, progressiva e irreversível”, disse.

Tipos de insuficiência renal em gatos

Conforme explicou Marcelo, a insuficiência renal em gatos pode ser dividida em duas classificações, de acordo com a sua intensidade. Vamos conhecer melhor cada uma delas?

Insuficiência renal aguda em felinos

A insuficiência renal aguda em gatos (IRA) tem como principal característica a velocidade com que agride o organismo do pet. Em pouco tempo, ela é capaz de uma drástica redução da capacidade de filtragem dos rins.

De maneira geral, essa variação da doença está associada a alguma intoxicação, doença ou até envenenamento. Nesse caso, o tratamento precisa ser rápido, pois ela pode evoluir para um quadro mais grave da doença.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica é caracterizada por seu desenvolvimento lento e silencioso. O principal fator que desencadeia esse tipo da doença é a diminuição da função renal do pet devido ao avanço da idade.

É importante lembrar que a doença renal crônica em gatos não tem cura. O máximo que o tutor pode fazer é controlar os sintomas, as complicações e retardar o avanço da insuficiência renal.

O que causa problema renal em gatos?

Além das questões relacionadas à idade, intoxicações e a baixa hidratação do felino, doenças renais em gatos podem ser causadas por:

  • câncer;
  • predisposição genética;
  • pedras nos rins;
  • uso inadequado de medicamentos;
  • alimentos com alta concentração de proteína e fósforo;
  • infecções bacterianas;
  • FIV;
  • FeLV;
  • pancreatite.

Raças de gatos predispostas às doenças renais

A insuficiência renal crônica é uma doença que pode afetar gatos de todas as raças e idades. Entretanto, há algumas raças que têm uma predisposição genética a desenvolverem o problema. São elas:  

  • Persa;
  • Abissínio;
  • Ragdoll;
  • Siamês;
  • Birmanês;
  • Azul Russo;
  • Maine Coon.

Sintomas de insuficiência renal em gatos

gato com insuficiência renal com letargia
A letargia é uns principais sintomas relacionados a insuficiência renal em gatos

Por se tratar de uma doença silenciosa, o ideal é que o tutor saiba quais são os sintomas de insuficiência renal em gatos. Dessa maneira, é possível a identificação precoce do problema e iniciar o tratamento. Os principais sinais de doença renal em felinos são:

  • emagrecimento;
  • vômitos e diarreia;
  • letargia;
  • aumento no consumo de água;
  • mau hálito;
  • desidratação.

Ao perceber um ou mais desses sintomas em seu animal de estimação, busque a ajuda de um médico-veterinário. Só ele poderá realizar os exames necessários para confirmar a doença e recomendar o tratamento mais eficaz.

Complicações associadas à doença renal em gatos

Além de diminuir a capacidade do rim em filtrar o sangue e resíduos presentes no organismo, a doença renal traz outras complicações ao organismo do animal.

Por exemplo, é possível que um gato que tenha insuficiência renal sinta dores, enjoos e mal-estar. Dependendo do estágio da doença, ela pode causar anemia, hipertensão arterial e, em casos mais graves, cegueira.  

Há tratamento para insuficiência renal em gatos?

No caso da insuficiência renal aguda, basta o tratamento da intoxicação ou doença responsável pelo desenvolvimento do problema. Em algumas situações, são usados medicamentos e há a necessidade de internação do pet.

Por sua vez, a insuficiência renal crônica em gatos é uma patologia que não tem cura, como indica Marcelo: “sendo assim, o tratamento visa controlar a qualidade de vida do animal e retardar a progressão da doença, se possível”, afirmou.

O tratamento para doença renal crônica consiste em oferecer ração medicamentosa para felinos com a doença, além da administração de remédios e soro.

Prevenção da insuficiência renal em gatos

O melhor tratamento que você pode oferecer para insuficiência renal em gatos é a prevenção. Com a adoção de alguns pequenos hábitos, é possível evitar que o seu animal de estimação desenvolva a doença.

A maneira mais eficaz de evitar problemas renais em felinos é estimular a hidratação do pet. Para isso, uma boa prática é oferecer ração úmida para o gato, seja separada do alimento seco ou por meio do mix feeding, uma prática bastante comum. 

Outra boa medida é espalhar alguns bebedouros pela casa, assim seu felino sempre terá uma fonte de água fresquinha por perto. Se mesmo assim o seu gato estiver reticente em se hidratar, uma dica é investir em bebedouros fonte, que deixam o ato de beber água mais lúdico.

Por fim, não se esqueça de fazer visitas frequentes a um médico-veterinário. Por meio de exames de rotina é possível prevenir e identificar qualquer problema no sistema renal do pet.

Agora que você já sabe o que significa insuficiência renal em gatos, tratamento e como prevenir, conte para gente: o que você tem feito para manter a saúde do felino em dia?

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Deluze disse:

    Infelizmente meu gato esta morrendo i ternado em uma clinica veterinária, com insuficiência renal, tendo convulsões, estou arrasada

  2. JAMIRA disse:

    meu gato esta com inflamação renal, o veterinario mandou eu suspender ração de gato castrado. posso alimenta- lo com frango?

  3. Queila disse:

    Não estou conseguindo fazer a fluidoterapia. Estou mal

  4. lourdes disse:

    estive na Cobasi para comprar uma listinha de coisas para tratar uma gata com problemas renais depois da internação… ahhhh!!! espero ter uns resultados positivo com esse animal que tenho há quase 15anos.

  5. Vera disse:

    Meu gato renal não quer mais comer a ração. Eu faço uma sopa com chuchu, abóbora, abobrinha, pouco frango, arroz e curcuma. Hidrato a ração Royal Canin renal, bato no liquidificador junto com a sopa, passo na peneira e dou na seringa. Dá trabalho, mas está resolvendo

    • Cobasi disse:

      Olá Vera, espero que seu gato esteja se recuperando bem. É ótimo saber que a sopa está ajudando na alimentação. Lembre-se de continuar monitorando e, se necessário, consulte um veterinário para garantir que seu gato receba a nutrição necessária.

Deixe o seu comentário