Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

FIV e FeLV em gatos: o que são essas doenças?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
FIV e FeLV

Quando falamos de saúde dos gatos, certamente duas doenças chamam a atenção: FIV e FeLV. Ambas são causadas por um vírus prevalente que é muito comum em todo o mundo.

Conhecidas também como AIDS felina e leucemia, entenda tudo sobre o que são estas doenças em gatos, as diferenças entre elas, como se desenvolvem, a prevenção e o tratamento.

O que é FIV e FeLV?

FIV e FeLV são doenças graves que, infelizmente, são muito comuns em gatos. As enfermidades são causadas por retrovírus diferentes e cada uma tem as suas particularidades, no modo de transmissão e manifestações clínicas. Entenda!

FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina)

FIV é o nome dado para Feline Immunodeficiency Virus, ou Vírus de Imunodeficiência Felina, em tradução livre.

A doença é causada por um vírus que age lentamente. Então, o gato positivo para FIV tem a imunidade baixa, o que compromete o seu sistema imunológico. Assim, o pet se torna vulnerável a diversas outras infecções secundárias.

O modo de ação do vírus da imunodeficiência felina é, de certa forma, parecida com o que o vírus HIV faz com seres humanos. Por isso, a referência popular de AIDS felina

FIV em gato: transmissão da doença

A principal forma de transmissão da doença é através da mordida de gato contaminado. Mas, ela pode ocorrer por meio de:

  • um gato para outro durante o parto;
  • na amamentação;
  • em brigas;
  • no acasalamento;
  • pelo contato com sangue e urina.

Atualmente, existe vacina para FIV, então vale a pena conversar com o veterinário do seu pet sobre a possibilidade de vacinação.

Quais os sintomas de gato com FIV?

Os principais sintomas de gatos infectados são:

  • febre;
  • anemia;
  • pouco apetite;
  • diarreia;
  • conjuntivite;
  • inflamações na boca;
  • doenças nos dentes;
  • mudança de comportamento.

FIV em gato: diagnóstico e tratamento

fiv em gato
A FIV é uma afecção muito relevante na saúde dos gatos, devido a sua forma de transmissão e a ausência de cura

Se você suspeita que há algo de estranho com seu pet, marque uma consulta com um veterinário imediatamente. A FIV pode ser diagnosticada por meio de um exame de sangue.

Uma vez diagnosticado, o seu veterinário vai indicar uma série de cuidados destinados a reduzir os sintomas e infecções secundárias que os gatos podem desenvolver.

Por exemplo, podem ser indicados medicamentos contra infecções e inflamação. Além de uma dieta específica e balanceada para o animal. Tudo depende da condição clínica do gato. 

Porém, é sempre importante reforçar que a prevenção é o melhor caminho para proteger a saúde do seu animal de estimação.

O FIV passa para humanos?

Não! É importante dizer que a doença só pode ser transmitida entre felinos. Ou seja, não é uma zoonose. Mesmo uma mordida de um gato infectado não pode contaminar um ser humano.

FeLV (Leucemia felina)

Já a FeLV é a Feline Leukemia Virus ou a Leucemia Felina, em português. Condição bastante conhecida por ser uma das principais causas de morte em gatos.

Assim como a FIV, a doença também compromete o sistema imunológico dos animais. Um gato positivo para FeLV, fica mais sensível a infecções em geral, como anemia e tumores.

Apesar disso, a maioria dos gatos que entra em contato com o vírus é capaz de resistir à infecção e eliminá-los sozinhos.

A doença é exclusiva em gatos, ou seja, não afeta seres humanos nem outros animais, como cães.

FeLV: como ocorre a transmissão?

pet doente
O vírus FeLV (Feline leukemia virus), conhecido como Leucemia felina, é uma doença que compromete as defesas imunológicas dos gatos.

Conheça as principais formas de transmissão da FeLv em gatos:

  1. A leucemia felina é transmitida, principalmente, através de contato com saliva e sangue. Mas, pode ocorrer por urina e fezes de gatos contaminados também.
  2. O vírus não sobrevive muito tempo fora do animal. Assim, uma das formas de contágio é a falta de higiene ou então brigas entre um gato contaminado e outro.
  3. Filhotes também podem ser contaminados no útero da mãe ou ao beber o leite da gata que tem a doença.
  4. Em um cenário onde você tem em casa um gato contaminado com FeLV e o gato negativo, é preciso tomar alguns cuidados. Pois, lambedura, compartilhamento da caixa de areia, comedouro e bebedouro, aumentam o risco de contaminação entre os animais.
  5. Além disso, gatos mais velhos também estão menos vulneráveis do que filhotes, que têm o sistema imunológico menos desenvolvido.

Quais os primeiros sintomas da FeLV em gatos?

Alguns dos sintomas que um gato com FeLV pode apresentar são:

  • gengivas brancas;
  • amarelado na boca e nos olhos;
  • infecções generalizadas;
  • perda de apetite;
  • fraqueza;
  • letargia;
  • febre.

Agora que você já sabe o que é FeLV, saiba qual o tratamento para a Leucemia Felina.

FeLV em gatos: diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da FelV é feito de maneira simples, por meio de um exame de sangue que pode detectar infecções em seus estágios iniciais.

A leucemia felina não tem cura. Os gatos que não conseguem se livrar do vírus sozinhos e são infectados com frequência, podem ir a óbito em poucos anos do primeiro diagnóstico.

Qual a diferença entre FeLV e FIV?

fiv e felv tem cura
A FIV e a FeLV são doenças extremamente contagiosas, como não têm cura é preciso preveni-las.

A principal diferença entre a FIV e FeLV são os sintomas e a evolução da doença.

A FIV, mesmo sendo uma enfermidade sem cura, com os cuidados certos e acompanhamento veterinário, o animal pode ter uma vida normal.

Já no caso de gato com FeLV, o vírus induz à formação de tumores (neoplasias), o que diminui a expectativa média de vida desses animais.

O que é pior FIV ou FeLV?

As duas doenças virais são graves e comuns. Mas, se formos classificar qual a mais grave, é a FeLV.

A FIV é uma doença silenciosa, que em muitos casos só manifesta os primeiros sintomas quando há uma outra infecção.

Já a FeLV, se torna mais grave, pois o vírus ocasiona a leucemia felina. Ou seja, pode desenvolver tumores, os linfomas. 

O que fazer quando o gato tem FIV e FeLV?

Primeiramente, com a orientação do veterinário, será preciso entender em qual estágio o seu gato se encontra, avaliando as complicações que podem surgir.

Assim, o tratamento é realizado com check-ups contínuos que podem melhorar a qualidade de vida desses animais e tratar infecções secundárias.

Melhor forma de prevenir a FIV e a FeLV

FIV e FeLV são duas doenças muito graves e perigosas, no entanto, a prevenção das duas é muito simples. A forma mais eficaz de manter seus gatos livres, é não deixar eles sairem de casa.

Na rua, seu gato pode ter contato com animais e contrair doenças. Além disso, ele pode se contaminar com outras doenças, se envolver em brigas e sofrer maus-tratos.

Sair na rua, oferece vários riscos desnecessários para o seu pet. Um risco que não vale a pena, não é mesmo?!

Para saber mais sobre FIV e FELV, assista ao vídeo que preparamos especialmente para você na TV Cobasi:

Já ouviu falar sobre gatificação? Garanta tudo o que é essencial para o seu gato. Com um ambiente mais interessante, produtiva, desafiadora e agradável, você irá mininizar as chances de fulgas.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Mirian carard disse:

    Na Cobasi fazem os testes fiv e felv?

    Tem uma loja Cobasi no shopping Passo Fundo, em passo fundo, RS?

Deixe o seu comentário