Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Castração de gato: um cuidado a mais com o seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
felino depois da castração de gato

A castração de gato deve ser um assunto na pauta dos tutores de um felino por conta dos benefícios que o procedimento traz. A cirurgia, que é leve e rápida, pode ser realizada depois dos seis primeiros meses do bichinho, e a recomendação é que quanto antes, melhor.

Saiba mais sobre as vantagens de castrar seu gato e quais os principais cuidados depois da cirurgia.

Qual a importância da castração de gato?

Os motivos são muitos, começando pelo fato da castração ajudar a diminuir o número de animais na rua, afinal, a cada ninhada de uma gata, são de 3 a 7 gatinhos novos que vão precisar de um lar e cuidados. 

Continuando, o ato é um gesto de amor com o seu pet, até mesmo um zelo a mais pela saúde dele, visto que a castração de gato reduz o risco de câncer de mama, infecções no útero, câncer de próstata nos machos e aumento da expectativa de vida.

Em relação ao comportamento do animal, os felinos castrados costumam se tornar criaturas tranquilas, menos agressivas em períodos de cio, pois ele não acontece mais, e o macho acaba diminuindo a marcação de território pela casa.

Como o gato fica depois de castrado?

O primeiro passo para a castração de gato é avaliar se o pet está apto a passar pela cirurgia, e neste momento, o médico veterinário analisa exames de sangue e saúde cardíaca. Se tudo estiver em dia, o animal fica 12 horas em jejum de comida e água, recebe a anestesia e o procedimento é feito. 

Já de alta, o gato precisa ficar de repouso e o tutor deve administrar medicamentos como antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios. Até tirar os pontos são cerca de uma a duas semanas, sendo que durante o período o animal não pode mexer na região, por isso a roupa cirúrgica é uma boa opção para os primeiros dias.

5 cuidados com o pet depois da castração de gato

Agora que você já sabe o básico sobre o procedimento de castração, ficou ainda mais claro que é uma cirurgia tranquila e que dificilmente colocará a vida do seu amigo em risco, certo? E depois que ela é feita, existem certos cuidados do pós-cirúrgico que vamos te explicar abaixo.

Menos móveis e mais conforto

Assim que estiver liberado e for para casa, o gato vai querer descansar e se recuperar, pois no geral eles ainda estão um pouco sedados. Sendo assim, arrume um cantinho confortável e longe de movimentações desnecessárias para que ele se sinta tranquilo.

Além da caminha, proporcione um cobertor quentinho, água fresca e deixe a caixa de areia próxima. Por mais que ele fique sem fome nas primeiras horas, você pode deixar comida à disposição.

Proteja os pontos da cirurgia

pós castração de gato

É importante que a região do corte esteja protegida, impedindo que o gato consiga lamber ou morder o curativo e pontos. E acredite, ele vai tentar, visto que uma cirurgia gera incômodo por conta da abertura.

Desta forma, você pode optar por dois caminhos. O primeiro é investir no colar elizabetano, um acessório tradicional e bem parecido com a cúpula de um abajur, mas que não é tão confortável. Outra sugestão é a roupa cirúrgica que mencionamos acima, feita de um material seguro que protege toda a região e até ajuda a evitar possíveis bactérias no corte.

Atenção com os medicamentos

Os remédios recomendados pelo médico veterinário são essenciais para que a cicatrização aconteça o mais rápido possível. Além disso, os medicamentos ajudam a diminuir a dor no local e chances de aparecer uma infecção ou inflamação. Por fim, é fundamental dar na hora certa para surtir efeito.

Observe o corte com frequência

Um dos cuidados após a castração de gato é fazer o curativo da forma correta, que será ensinada por um profissional, e no mais, ficar de olho na região. Se ela apresentar pus ou uma vermelhidão constante mesmo depois dos primeiros dias, é importante relatar para o veterinário. 

Estimule uma rotina de exercícios físicos

Depois que o bichinho estiver recuperado, é normal que o organismo dele sofra mudanças, entre elas, uma diminuição na vontade de se exercitar, tornando-os mais adeptos a deitar na caminha do que pular de um móvel a outro.

É neste momento que o seu amigo precisa passar por uma adaptação na rotina e você pode ajudar. Uma primeira dica é estimular os movimentos do pet através de brinquedos para gato, como as varinhas. Outra sugestão é adaptar o ambiente através da gatificação, inclusive você pode ler o nosso post sobre como fazer uma casa gatificada.

Em resumo, a castração de gato é um procedimento com começo, meio e fim, ou seja, você precisa se dedicar mais por mais ou menos duas semanas para melhorar a vida do seu amigo para sempre. Viu só como vale a pena? O médico veterinário é o melhor profissional para tirar suas dúvidas, então qualquer coisa, você sabe para quem recorrer.

Leia mais sobre saúde felina no blog Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário