Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conjuntivite em gatos: saiba como cuidar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Irritação no olho, vermelhidão e secreção ocular excessiva. Quem já sofreu com a conjuntivite sabe bem o quanto o problema pode ser incômodo no dia a dia. Situação parecida ocorre com a conjuntivite em gatos, problema que deve demandar atenção especial dos tutores dos felinos.

O fato de a inflamação no olho dos pets apresentar sintomas semelhantes aos que apresenta com os humanos é importante para gerar essa relação de empatia na hora do cuidado.

Em contrapartida, pode apresentar perigos para tutores mais irresponsáveis, que acreditam já saber a receita para tratar da inflamação.

Este artigo irá mostrar a importância de um diagnóstico assertivo por parte de um profissional qualificado. Além disso, destacará importantes atitudes preventivas da conjuntivite em gatos.

Conjuntivite em gatos pode ser originada de fatores diversos

De acordo com a literatura da medicina veterinária, a conjuntivite em gatos advém da inflamação das conjuntivas. Isto é, das membranas responsáveis por cobrir a parte branca do olho e a parte interna da pálpebra dos pets.

Essa inflamação pode, porém, ser originada de fatores diversos, o que torna impossível a prescrição de um tratamento universal para o problema.

Dentre as possíveis causas da conjuntivite felina, se destacam como origens mais comuns as inflamações por vírus e bactérias.

No caso da origem viral, a inflamação pode advir do herpes-vírus felino que, juntamente com a conjuntivite, pode provocar secreção nasal, falta de apetite e espirros.

Já a conjuntivite de origem bacteriana, em gatos, advém do microrganismo conhecido como Clamydia sp. Além de causar sintomas semelhantes à gripe, essa bactéria diminui a produção de lágrimas, podendo levar à ruptura da córnea e até mesmo à cegueira, se não tratada de maneira adequada.

Além dessas duas causas mais frequentes, a conjuntivite em gato pode ter como causa as alergias, o contato com produtos químicos, o clima seco e traumas na região dos olhos.

Meu gato tem conjuntivite. E agora?

O fato de haver várias origens possíveis para a conjuntivite em gatos faz com que o leque de tratamentos indicados também seja amplo.

Por isso, ao desconfiar do problema, o tutor deve encaminhá-lo a um médico veterinário capacitado para realizar um diagnóstico preciso e assertivo.

A depender da origem da inflamação, o especialista poderá optar por tratamentos como a administração de medicamentos antibióticos e pela utilização de colírios específicos para os felinos.

Como você já viu neste texto, o fato de a conjuntivite de gato possuir sintomas semelhantes aos dos humanos não autoriza seus tutores a aplicarem os mesmos métodos comumente utilizados no tratamento humano.

Nesse sentido, é importante tomar cuidado para não agravar ainda mais o problema do pet.

Vacinação e higiene compõem boas práticas de prevenção

As origens virais e bacterianas são as principais causas da ocorrência da conjuntivite em gatos. A boa notícia para os bichinhos é que ambas podem ser evitadas por meio da vacinação.

A vacina trivalente, conhecida como v3, é uma das mais famosas no mundo dos felinos e possui imunização tanto contra a clamidiose felina quanto contra o herpes-vírus felino.

Além da vacinação, no entanto, é recomendável que o tutor adote outras medidas preventivas à inflamação ocular.

Dentre elas, a limpeza regular dos olhos com gaze e soro fisiológico e a atenção nos passeios para que não ocorram lesões traumáticas provenientes de brigas estão entre as medidas preventivas de maior destaque.

Quer saber mais sobre mundo dos felinos? Acompanhe o blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário