Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Rinotraqueíte felina: conheça tudo sobre gato com gripe

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
rinotraqueíte

A rinotraqueíte felina é uma doença bastante comum entre os gatos. Conhecida também pelo nome de gripe felina, ela é responsável por gerar uma série de incômodos quando ataca o animal. Por isso, saiba como identificar, tratar, prevenir a doença e manter a saúde do seu animal de estimação em dia. Acompanhe!

Rinotraqueíte felina: que é essa doença?

A rinotraqueíte felina é uma doença que afeta diretamente o trato respiratório dos gatos, sendo que a maior incidência ocorre nas épocas mais frias do ano, como o inverno. Causadas por diversos tipos de vírus, ela é semelhante à gripe em seres humanos.

Os grandes responsáveis pela gripe felina são os vírus Herpesvírus felino 1 (HVF-1) e da Calicivirose. O contágio se dá por meio do convívio entre animais infectados e saudáveis, com a transmissão acontecendo por diversas interações e contatos, como: brigas, mordidas ou gotículas de saliva.

Outro meio de contágio da rinotraqueíte felina são os comedouros e bebedouros compartilhados entre os animais. Pois o vírus se instala do recipiente e pode acabar contaminando um animal saudável.

Rinotraqueíte felina: principais sintomas

O primeiro passo para manter a saúde do seu gato em dia é o diagnóstico. Para isso, é importante que o tutor saiba identificar os sintomas da gripe felina. Os mais comuns são:

  • espirros frequentes;
  • tosse;
  • corrimento: nasal, ocular e aumento na salivação;
  • conjuntivite;
  • febre;
  • falta de apetite e prostração;
  • estomatite e gengivite.

A rinotraqueíte felina nem sempre é fácil de diagnosticar. Por causa disso, caso você perceba algum desses sinais em seu animal de estimação, procure um médico-veterinário. Com o diagnóstico correto, é possível iniciar o tratamento e garantir a pronta recuperação do gato.

Quanto tempo dura a rinotraqueíte felina?

A rinotraqueíte felina que dura, em média, de 10 a 15 dias e pode se manifestar de forma aguda ou crônica. Entretanto, uma vez contaminado com a gripe felina, o animal ficará com o vírus inativo hospedado para sempre no organismo, com ele se manifestando sempre que o pet estiver com a imunidade baixa.

Como é o diagnóstico da gripe felina?

O diagnóstico da gripe felina é bastante simples. Uma vez no consultório do médico-veterinário, o profissional fará uma série de exames físicos e questionário sobre o comportamento dele. Por fim, pode ser necessária a realização do PCR para detecção do DNA do vírus.

Como tratar a rinotraqueíte felina em gatos?

rinotraqueite felina

Os cuidados com a gripe felina consistem em “terapia de suporte”, que nada mais é do que um tratamento caseiro para a rinotraqueíte felina e visa aliviar os sintomas da doença. Esse tratamento consiste em oferecer ração de qualidade, descanso e hidratação para manter o sistema imunológico do animal reforçado.

Em alguns casos como, por exemplo, de gripe felina aguda, pode ser necessária a administração de medicamentos para gatos. De maneira geral, são usados antibióticos e anti-inflamatórios não esteroidais, sempre de acordo com prescrição do veterinário.

Como prevenir a gripe felina

A rinotraqueíte felina pode não ser uma doença extremamente grave, no entanto, se não tratada de maneira adequada, ela pode se desenvolver para uma doença pior, como a pneumonia. Isso sem contar o desconforto e o mal-estar que a doença gera no organismo no gato.

A melhor maneira de prevenir a gripe felina é manter a carteira de vacinação do gato em dia. Para os casos de rinotraqueíte felina o ideal é que ele seja imunizado com as vacinas V3, V5 e a V5, já que elas protegem o animal contra uma grande variedade de doenças virais.

Além disso, o tutor pode adotar alguns cuidados especiais, como manter comedouros e bebedouros sempre limpos e evitar deixar o animal estressado. Já que, o estresse é uma dos fatores que ajudam na queda da imunidade do gato. 

Gripe felina é transmissível para humanos?

Uma dúvida bastante comum entre os tutores de gatos é se a gripe felina é transmissível para seres humanos. Sobre isso, pode ficar tranquilo, pois a rinotraqueíte felina não passa para humanos, a transmissão da rinotraqueíte viral felina acontece apenas entre os animais de estimação.

Gostou de aprender mais sobre a rinotraqueíte felina? Então, se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe a pergunta em nossa caixa de comentários. Vamos adorar responder! 

Prevenindo a rinotraqueíte felina

 rinotraqueíte felina tratamento

A rinotraqueíte felina pode não ser uma doença extremamente grave, no entanto, se não tratada de maneira adequada, ela pode se desenvolver para uma doença pior, como a pneumonia. 

Sem contar que a doença causa muito mal-estar e desconforto nos gatos, mas sua prevenção é simples: basta estar com a vacinação em dia!

Além disso, as vacinas que previnem esta doença são a V3 e a V4, conhecidas como vacinas polivalentes. Elas são obrigatórias no protocolo de vacinação dos felinos. 

Gripe felina é transmissível para humanos?

Uma dúvida bastante comum entre os tutores de gatos é se a gripe felina é transmissível para seres humanos. Sobre isso, pode ficar tranquilo, pois a rinotraqueíte felina não passa para humanos, a transmissão acontece apenas entre os animais de estimação.

Gostou de aprender mais sobre a rinotraqueíte felina? Então, se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe a pergunta em nossa caixa de comentários. Vamos adorar responder! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário