Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Caspa em gato: Saiba quais os sintomas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Conheça as causas da caspa em gato.

Não são só nós, humanos, que podemos desenvolver caspa, viu? Os gatinhos também sofrem com esse tipo de problema. A caspa em gato pode ser notada pelo excesso de coceira e descamação esbranquiçada nos pelos do animal. São semelhantes a pequenos pontos brancos.

Esse tipo de problema é o processo de descamação de pele morta presente no gato. Esse processo é natural, tendo em vista que é preciso eliminar esse tipo de pele. Agora, se o tutor conseguir enxergar, visivelmente, esse processo de eliminação, pode significar que o felino está eliminado pele em excesso ou que não esteja se lambendo como deveria.

Existem casos, inclusive, que a caspa pode se movimentar. Nesse caso, trata-se de ácaros e precisa ser urgentemente levado até o veterinário para ser feito o tratamento correto. A caspa em gato também devem ser tratadas conforme orientação do médico veterinário. O tutor não deve, em hipótese alguma, medicar por conta própria.

O que causa esse problema de pele?

Existem vários fatores que podem desencadear a caspa nos felinos. Uma delas é a falta de consumo de água e ração. Isso acaba causando ressecamento da pele que, por sua vez, acaba descamando e soltando pequenos pontos esbranquiçados. 

Além disso, o excesso de banho também pode causar caspa em gato. Por isso é importante tomar cuidado em relação a quantidade de banhos que o tutor aplica no animal. Gatos com sobrepeso possuem dificuldade em lamber e lavar algumas áreas do corpo e, com isso, acabam desenvolvendo o problema na derme.

Cuide do seu felino e não deixe que a caspa em gato desenvolva.

O principal sintoma deste problema são os pontos brancos que caem do gato ao se coçar. Além disso, é possível notar que a pele poderá estar seca e inflamada. O animal também irá começar a se lamber e coçar com maior frequência, apresentando perda de pelos e algumas manchas no corpo.

Ao perceber qualquer um dos sintomas acima mencionados, o tutor deve levar o animal até o veterinário. Só ele poderá indicar a melhor forma de tratamento.

Como tratar a caspa em gato?

Depois que o tutor percebeu que o gato está com algum problema na pele e levou ao veterinário, é a hora de começar o tratamento indicado pelo profissional. Isso porque este profissional irá realizar os exames e o diagnóstico completo para que seja iniciado o tratamento de forma segura e correta.

Normalmente, melhorar a alimentação do animal, assim como seus hábitos, é um passo importante para o tratamento. O uso de antiparasitários também deixa o felino melhor. Mas existem casos em que a pomada ou outro remédio mais forte se faz necessário. Por isso é tão importante seguir o tratamento recomendado pelo veterinário.

Existem casos em que o tutor  acaba optando por utilizar receitas caseiras no combate de caspa em gato. Por não ter efetividade comprovada, esse tipo de tratamento não é recomendado. Lembre-se de seguir as recomendações do veterinário.

Gostou do conteúdo elaborado pela Cobasi? Que tal conferir outros artigos semelhantes que podem ser encontrados no nosso blog?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário