Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dermatofitose em gatos: o que é e como proteger o seu pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dermatofitose em gatos

A dermatofitose em gatos é uma doença de pele grave que pode causar sérios problemas nos felinos e afetar a saúde dos tutores. 

Para ajudar você a identificar a dermatofitose em gatos, formas de tratamento e prevenção da doença, nós convidamos Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa Cobasi. Acompanhe!

O que é a dermatofitose em gatos?

A dermatofitose em gatos é uma micose na pele que pode afetar e fragilizar o sistema imunológico do felino, como explica Marcelo: “a dermatofitose é considerada grave por enfraquecer o sistema imune do animal, deixando o pet suscetível a infecções secundárias”, contou.

A dermatofitose pode afetar felinos de todos os tamanhos, raças e idades. Aliás, por se tratar de uma zoonose, tutores com o sistema imunológico debilitado podem contrair a doença.

Esse tipo de doença em gato é causada por fungos patogênicos que, na maioria das vezes ficam alojados em plantas, caixas de areia e acessórios usados pelos animais. Como por exemplo, cobertores e brinquedos.

Dermatofitose felina: transmissão

dermatofitose em gatos

A transmissão da dermatofitose felina pode acontecer de diversas maneiras. Entre as mais comuns estão: contato com superfícies onde o fungo está presente, mordidas, arranhões e lambidas nas lesões de um gato com a doença.

Além deles, há outros fatores que facilitam a contaminação da pele do animal pelo fungo responsável pela dermatofitose. São eles:

  • contato com ambiente úmido;
  • baixa imunidade;
  • gatos com histórico frequente de doenças;
  • má higienização do ambiente;
  • pelagem úmida após contato com água.

Quais os sintomas de dermatofitose em gatos?

O melhor jeito de preservar a saúde do seu animal de estimação é identificar que há algo errado com o pet. Para isso, é importante ter atenção aos sintomas de dermatofitose em gatos. Os principais são:

  • coceira excessiva;
  • descamação da pele;
  • enfraquecimento das unhas;
  • furúnculos;
  • inflamações na pele;
  • queda generalizada de pelos;
  • vermelhidão na pele;

Aliás, sobre os sintomas de dermatofitose em gatos, Marcelo alerta: “por ela ser silenciosa, muitas vezes os sinais acabam sendo reparados primeiro nos tutores e, durante a investigação, acabam relacionando o problema ao animal”, afirmou.

Em virtude disso, ao perceber qualquer um destes sinais na família ou no seu animal de estimação, procure um médico-veterinário com urgência. Só ele poderá fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento correto.

Como tratar dermatofitose em gato?

O tratamento para dermatofitose em gatos é feito a partir de uma combinação de ações. Entre elas, a administração de medicamentos antifúngicos e o corte da pelagem do gato.

Se o tutor possui mais de um animal de estimação em casa, o indicado é manter o pet isolado até que ele esteja livre dos parasitas.

Além disso, comedouros, bebedouros, brinquedos e outros acessórios usados pelo pet devem ser higienizados e separados.  Dessa maneira, você evita que os fungos causadores da dermatofitose felina afete os outros animais de estimação da casa.

Dermatofitose felina: prevenção

Como todo tutor sabe, o melhor tratamento para a dermatofitose felina é a prevenção. Para manter o seu animal protegido e saudável, basta adotar as seguintes práticas:

Mantenha o ambiente higienizado

Manter o ambiente e os acessórios para alimentação do gato higienizados é a maneira mais eficaz de evitar a dermatofitose felina.

Invista em desinfetantes próprios para casas com animais de estimação e detergente neutro para limpar comedouros, bebedouros e brinquedos.

Proteja o pet com vacinas e medicamentos

Uma maneira eficaz de proteger o seu pet contra fungos e outros parasitas, é investir na vacinação e medicamentos contra pulgas e carrapatos.

Com a vacinação, além de manter o felino longe de outras doenças, você evita que o sistema imunológico fique fragilizado e suscetível à presença do fungo.

Faça a escovação da pelagem

Escovar a pelagem diariamente é um hábito simples que ajuda a prevenir o surgimento dos fungos responsáveis pela dermatofitose em gatos.

mulher escovando gato no sofá
O tratamento da dermatofitose felina pode variar de acordo com o quadro de saúde de cada gato.

E não só isso! Escovar a pelagem do felino permite identificar sintomas da doença como, por exemplo, vermelhidão e queda excessiva de pelos.

Bloqueie o acesso à rua

Um gato com acesso à rua fica mais exposto à dermatofitose felina. Isso porque ele pode acabar entrando em contato com um animal contaminado. Lembre-se de que brigas, arranhões e lambeduras são os principais vetores da doença.

Promova a castração

A castração não apenas evita o surgimento de ninhadas indesejadas, mas contribui na prevenção da dermatofitose em gatos. Uma vez que, livre de doenças como câncer de mama e próstata, a imunidade do animal permanece alta.Agora que você já sabe o que é dermatofitose em gatos, os sintomas, tratamento e prevenção, conte para gente: o que você tem feito para manter a saúde do pet em dia?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário