Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que são as o que são zoonoses e como proteger a família

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
veterinário ajuda a prvenir zoonoses

Zoonoses são tipos de doenças causadas por fungos, bactérias, vírus ou parasitas que podem ser transmitidas de animais para humanos. Por isso, nós vamos mostrar quais são as principais zoonoses, modo de transmissão e como manter toda a sua família protegida, inclusive o seu animal de estimação. Confira!

O que é a zoonose?

As zoonoses são doenças transmitidas por um parasitas que tem como hospedeiro animais como, por exemplo, nossos cães e gatos, que são mais suscetíveis ao contágio com esses agentes. De maneira geral, as zoonoses podem ser classificadas como antropozoonoses e zooantroponose. Conheça melhor cada uma delas.

Antropozoonoses e zooantroponose

As antropozoonoses são doenças primárias que têm origem nos animais e podem infectar os seres humanos que tiverem contato com o animal enfermo. Um exemplo é a brucelose e a raiva.

Quando essa contaminação é no sentido inverso, chamamos de zooantroponose. As doenças mais conhecidas desse grupo são difteria, tuberculose, amebíase e esquistossomose mansoni, que se hospedam primariamente em humanos e podem infectar nossos animais de estimação. 

Os principais tipos de zoonoses

Agora que você já conhece as duas maneiras de classificar a doença, de acordo com o seu hospedeiro, vamos mostrar os tipos de zoonoses mais comuns.  Entre aquelas que devemos ficar atentos para preservar o bem-estar do pet e de toda a família estão:

Giardíase

A Giardíase é um tipo de zoonose bastante comum em animais de estimação, sendo causada pelo protozoário Giardia spp. A forma de contágio mais comum é por meio da ingestão dos ovos que estão alojados no alimento ou na água usada para hidratar o pet.

Há duas maneiras de manter esse protozoário longe do seu cachorro, gato ou outro animal de estimação. A primeira delas é manter o ambiente, comedouro e bebedouros higienizados. Além disso, fazer um tratamento preventivo com vermífugo, ajuda a manter o seu amigo protegido.

Leishmaniose

Uma das zoonoses mais conhecidas é a Leishmaniose. Além de poder infectar tanto humanos quanto animais domésticos e silvestres, a doença assusta por sua letalidade. Tendo como vetor o mosquito-palha, ela causa úlceras na pele, órgãos e não tem cura. O tratamento da Leishmaniose canina é feito para oferecer melhor qualidade de vida ao pet.

Para manter a saúde do seu animal em dia e preservar o bem-estar de toda a família, alguns hábitos fazem toda a diferença. O primeiro deles é oferecer coleiras antipulgas repelentes, tela de proteção e ter cuidado reforçado durante os passeios a parques ou jardins, por exemplo.   

Raiva

A raiva também é um tipo de zoonose bem conhecida entre os tutores de cães. Ela é uma infecção viral que ataca o sistema nervoso do animal, podendo levar o cachorro à morte rapidamente.

O seu meio de transmissão por humanos se dá por conta do contato com a saliva de animais infectados, o que ocorre por meio da mordida. Em virtude disso, mantenha a carteirinha de vacinação sempre em dia e proteja toda a família.

Leptospirose

Uma zoonose presente tanto nos centros urbanos quanto rurais é a leptospirose. O contágio humano acontece após o contato com urina urina de animais hospedeiros da bactéria leptospira, comum em ratos. Tendo como principal sintoma a febre aguda, a doença é fatal em 40% dos casos.

Brucelose

A Brucelose é uma zoonose causada pelo contato com a bactéria Brucella sp. O contágio humano acontece pela ingestão de alimentos derivados de leite ou contato direto com animais com a doença. Por exemplo, o consumo leite não pasteurizado, carnes cruas ou mal passadas, além de sorvetes, queijos e manteigas são os principais modos de transmissão.

Hantavirose 

Como o próprio nome sugere, a Hantavirose é uma zoonose com transmissão viral, também sendo conhecida como Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Sua transmissão acontece com o contato com a urina, fezes e saliva de ratos silvestres, que podem ser hospedeiros do vírus por toda a vida.

Esporotricose

A esporotricose é um tipo de zoonose que gera lesões na pele de seres humanos. Causada a partir do contato com o fungo Sporothrix brasiliensis, o principal meio de transmissão é por mordedura e arranhadura de um animal contaminado, sendo o gato doméstico o principal vetor da doença para os humanos.

Zoonoses: modo de transmissão

A transmissão das zoonoses pode se dar de várias maneiras, pois depende das características de cada transmissor da doença. Entre os modos de transmissão mais comuns estão mordidas ou arranhões, picadas de insetos e contato com ovos do parasita por ingestão de água, alimentos, saliva ou excreção de animais infectados.

É importante lembrar que humanos que trabalham ou cuidam de animais de estimação estão mais suscetíveis a contraírem doenças, principalmente em regiões endêmicas. Por isso, o cuidado com a higiene pessoal e do pet precisa ser redobrado.

Quais animais transmitem zoonoses?

Apesar do maior contato dos humanos com cães e gatos, não são apenas esses animais de estimação que são responsáveis pela transmissão de zoonoses. A lista de animais capazes de transmitir zoonoses para as pessoas conta com:

  • Baratas;
  • Mosquitos;
  • Morcegos;
  • Pombos,
  • Ratos;
  • Escorpiões;
  • Carrapatos.
  • Mosca;
  • Pulgas;
  • Aranhas.

Saiba como prevenir a zoonose

A prevenção eficaz de zoonoses requer alguns cuidados com o ambiente e a rotina do seu animal de estimação. No caso de humanos, uma boa maneira de se prevenir é apostar em equipamentos de proteção durante os contatos com os animais, ainda mais se você mora em regiões rurais.

Além disso, mantenha a casa e os locais onde os animais têm mais acesso sempre limpos e higienizados. Dessa maneira é possível manter não apenas os pets, mas toda a família livre de parasitas, bactérias, vírus ou fungos.

Não se esqueça de levar o seu cachorro, gato ou outro animal de estimação a consultas com um médico-veterinário de confiança. Só um especialista poderá acompanhar o calendário de vacinação pet e detectar qualquer sinal de que ele está sofrendo com alguma zoonose.

Por fim, invista em coleiras e medicamentos antipulgas. Eles são essenciais para manter mosquitos, carrapatos e pulgas transmissoras das doenças longe do seu animal.  Além disso, não deixe a água parada, elas são focos de mosquitos como dengue e chikungunya.

Julho Dourado e prevenção de zoonoses

Para alertar a importância da vacinação e da prevenção das zoonoses em animais de estimação, foi criada a campanha Julho Dourado.  Durante todo o mês são desenvolvidas ações para educar tutores e tutores sobre como é simples evitar que o pet contraia doenças como raiva, leishmaniose, Brucelose, Giárdia e outras que podem ser fatais para humanos e animais.

Quer saber como participar do Julho Dourado e dicas especiais para manter o seu cachorro, gato ou outro animal protegido de vírus, bactérias e outros parasitas? Acesse Cobasi Cuida e aprenda tudo sobre os cuidados que promovem o bem-estar do seu amigo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Marize Nascimento disse:

    Gostei muito das informações foram claras e de grande ajuda.
    Parabéns pela iniciativa de ajudar seus clientes a cuidar de seus bichinhos.

Deixe o seu comentário