O que são as zoonoses?

11 de março de 2021

Saúde e Cuidados
veterinário ajuda a prvenir zoonoses

As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas. Essas doenças podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus ou parasitas. 

Os animais de estimação estão suscetíveis à diversas doenças e podem ser hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos. 

As zoonoses podem ser classificadas em dois tipos. As antropozoonoses são doenças originárias nos animais, que podem ser transmitidas para pessoas. Já as zooantroponoses são doenças originárias em pessoas, que podem ser transmitidas para animais. 

Como as zoonoses são transmitidas?

A transmissão das doenças podem acontecer de diversas formas. Através da mordida ou arranhão do pet, por meio de picadas de insetos, via objetos ou excreção de animais infectados, ingestão de água ou alimentos contaminados ou através da saliva de um animal contaminado.

Quem convive ou trabalha com animais frequentemente, têm mais chances de adquirir algumas doenças. Por isso, é importante se atentar aos hábitos de higiene pessoal e dos animais. 

Formas de prevenção


Embora o nome zoonose possa assustar, a maioria das doenças já possuem tratamentos e podem ser facilmente prevenidas.

Para as pessoas que trabalham diretamente com animais, a melhor forma de prevenção da doença é utilizando equipamentos de proteção durante os contatos com os animais, além disso é importante que os animais façam uma consulta regular com o veterinário.

Promover uma higienização do ambiente em que o animal vive também é uma ótima maneira de evitar a proliferação de vírus e bactérias que podem transmitir doenças. O mais indicado para esses casos são os desinfetantes de uso veterinário.

Além disso, é fundamental manter a saúde desses animais em dia, por isso é necessário que eles sejam vacinados anualmente.

Outra forma de evitar doenças é evitando os parasitas, como pulgas, carrapatos, baratas e mosquitos. Promover uma dedetização do local é uma opção interessante para combater esses agentes transmissores. Além disso, mantenha seu pet com o antipulgas em dia.

Além disso, evitar de deixar água parada, colabora com o não surgimento de mosquitos, como a dengue e a chikungunya.

Conheça alguns tipos de zoonoses

Giardíase

Comum em animais domésticos, essa doença é causada pelo protozoário Giardia spp. O contágio da doença se dá por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados pelos ovos desse protozoário.

A melhor forma de prevenir a giárdia é através do uso de vermífugos, além da higienização constante no ambiente e no comedouro e bebedouro dos animais. 

Leishmaniose

Pode ser transmitida para o humano e para animais domésticos e silvestres. Essa doença pode causar úlceras na pele e nos órgãos, chegando a ser fatal. Seu contágio se dá através da picada de um mosquito contaminado.

Para prevenir a doença o ideal colocar nos animais domésticos coleiras antipulgas repelentes

Raiva

É uma das zoonoses mais conhecidas pelos tutores de cachorros. Ela se dá por meio de uma infecção viral que ataca o sistema nervoso do animal, podendo levar o cachorro a morte rapidamente.

A melhor maneira de prevenir a raiva é mantendo o animal com as vacinações em dia.

Gostou deste post? Leia mais dicas sobre cachorros em nosso blog: