Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Leptospirose em cachorro: sintomas, prevenção e cura

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
leptospirose em cachorro com febre
Febre e apatia são os principais sintomas de leptospirose em cachorro

A leptospirose em cachorro é uma doença infecciosa contraída a partir de uma bactéria presente na urina dos ratos. Por ser uma condição contagiosa, a enfermidade é uma zoonose, que pode afetar tanto outros cães quanto humanos. Saiba mais!

O que é leptospirose em cachorro?

Altamente perigosa e transmissível, a leptospirose é causada pela bactéria Leptospira, transmitida pela urina de rato. Essa zoonose além de atingir humanos, também pode acometer bovinos, suínos e cães. Em gatos, a enfermidade é considerada rara.

A chamada leptospirose canina, que afeta principalmente o fígado e os rins dos cães, é caracterizada por doença renal ou hepática aguda. Em alguns casos, pode levar a septicemia.

A doença está associada aos ratos urbanos. Inclusive, é por este motivo que se conhece a mesma como doença de rato em cachorro. Esses animais são os hospedeiros da leptospirose e, apesar de não causar danos aos roedores, pode até matar cães e humanos.

Vale ressaltar que essa zoonose, apresenta um aumento de casos em época de chuva, quando são registrados pontos de alagamentos ou enchentes. O que reforça a missão da doença ser cada vez mais discutida, pois é uma questão sanitária e de saúde pública.

Leptospirose no Brasil 

Categorizada como uma zoonose bacteriana potencialmente fatal, a leptospirose é uma doença de notificação compulsória às autoridades de saúde no Brasil desde 1993. 

Segundo o boletim epidemiológico da Leptospirose no Estado da Bahia: no período de 2009 a 2019, foram registrados 41.602 casos de leptospirose em território brasileiro. Desses, ocorreram 3.583 óbitos e a letalidade foi de 8,6.

Em 2023, houve um aumento no casos de leptospirose, como informa a reportagem da Agência Brasil. O documento da gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) mostra que, em 2023, houve 442 casos prováveis de leptospirose no estado, dos quais 196 foram concentrados entre janeiro e março. 

Esses são apenas alguns dos cenários da leptospirose no Brasil. Vale ressaltar que trata-se de doença endêmica, que pode se tornar epidêmica em períodos de aumento de chuvas. 

Historicamente, o maior número de casos é registrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ocorrendo 80% em área urbana: ambientes domiciliares e em situações de trabalho, segundo o Alerta Epidemiológico de Leptospirose e inundações da Secretaria do Estado de São Paulo.

Transmissão da leptospirose em cachorro

A transmissão da leptospirose em cachorro ocorre quando o cachorro tem contato com a urina do rato, que fica parada em poças d’água, esgotos, bueiros e lama. 

Mas, além disso, os cães também podem ser infectados pela urina ou sangue de outros animais que estejam contaminados. A urina contaminada de gambás e guaxinins também pode infectar.

Cachorro com leptospirose passa para humanos?

Sim! Como mencionamos, a leptospirose é uma zoonose. O contágio pode acontecer quando a bactéria entra em contato com a mucosa ou pele com ferimentos.

Além disso, a urina do cachorro transmite leptospirose quando está contaminada com a bactéria. O animal contaminado elimina a bactéria pela urina, e o contato direto pode ser transmitir a doença a humanos. Assim como, o contato com água e utensílios contaminados ou sangue do animal doente.

Tutores, muita atenção com as causas e principais formas de transmissão da doença. Utilize luvas para realizar o manuseio do animal, limpar as fezes e o ambiente em que ele vive.

Sintomas da leptospirose em cachorro

Os sintomas de cachorro com leptospirose são silenciosos e isso torna a doença ainda mais perigosa. De modo geral, a ação da bactéria Lepitospira acaba por lesionar os órgãos do animal, sem dar indícios até chegar em estágios avançados.

O principal agente transmissor dessa patologia é o rato, por isso um dos cuidados é em relação à limpeza dos ambientes da casa, seja quintal, telhas ou espaço do lixo. 

O cachorro com leptospirose, após o contato com a bactéria, demora até 7 dias para começar a manifestar os sinais clínicos da doença. 

Uma informação importante é que os sinais podem não ser claros ou simplesmente não se mostrarem. Se o pet está com uma ótima saúde, o organismo tende a enfrentar melhor a bactéria. Caso contrário, os órgãos que sofrerão maior impacto serão os rins e o fígado.

Entretanto, é fundamental levar o animal ao veterinário caso observe qualquer um dos sintomas da leptospirose, por menores que sejam: 

  • febre;
  • falta de apetite;
  • mucosas dos olhos e gengiva amareladas;
  • vômito e diarreia;
  • urina com sangue;
  • apatia.

Os sintomas da leptospirose são comuns em diversas doenças e podem variar de acordo com a imunidade do cachorro. Por isso, manter uma rotina de visitas ao médico-veterinário é tão essencial para salvar a vida do seu amigo de quatro patas.

Como é feito o diagnóstico da leptospirose canina?

A confirmação da doença fica nas mãos de um veterinário que, em primeiro lugar, vai querer saber quais os sintomas da leptospirose o animal está apresentando e por quanto tempo. 

Os principais exames de diagnóstico são coleta de urina e análise do sangue, pois a infecção causa aumento do número de proteínas e hemoglobinas.

Por ser uma patologia difícil de identificar, é possível que os três tipos de exames, coleta de urina, sangue e PCR, sejam solicitados caso aconteça um falso-negativo. 

Caso o diagnóstico seja confirmado, saiba que o cachorro transmite leptospirose. Devido às formas de contágio é importante evitar o contato com outros animais, como a utilização do mesmo bebedouro, por exemplo. Além do contato com humanos, lembre-se que é uma zoonose. 

A leptospirose em cachorro tem cura?

A leptospirose em cães tem cura e o tratamento envolve tanto uma alimentação de alta qualidade, combinada com medicamentos complementares para combater a bactéria. A hidratação também é uma forte aliada que auxilia na recuperação do bichinho.

Por causar lesões nos órgãos do animal, a leptospirose em cachorro pode até ser mortal se o quadro se tornar grave. 

A sua evolução tem uma relação direta com a idade do pet e seu sistema imunológico. Isto é, cães filhotes, idosos e com problemas de saúde são grupos de alto risco. Cadelas que estão prenhes costumam sofrer aborto ao contrair a patologia.

Tratamento para leptospirose

O tratamento consiste em observar e cuidar dos órgãos afetados, o veterinário deve recomendar os remédios para leptospirose em cachorro, como antibióticos (da classe das penicilinas são os mais recomendados) para cessar a evolução das bactérias. 

Se o pet tem problemas renais, a medicação é ainda mais cuidadosa. Fica a critério do profissional que está cuidando do seu amigo a indicação de uma ração medicamentosa específica para disfunções no rim e medicamentos feitos com fluidoterapia. 

Para aumentar as chances de cura, o tratamento deve ser realizado o quanto antes. Portanto, não hesite em consultar um médico-veterinário para validar todas as etapas do tratamento.  

Prevenção da leptospirose canina

A prevenção é essencial para reduzir as chances do animal contrair a doença. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados. Confira algumas dicas de como prevenir leptospirose em cães

Vacina contra leptospirose

A vacinação contra leptospirose em cachorro
A vacinação é o principal meio de prevenir a leptospirose em cachorro

A vacinação do seu pet está em dia? Felizmente, hoje já existe uma vacina contra a leptospirose em cães. A V8 atua na prevenção, assim como a V10

Além disso, também existe a vacina específica para a doença. A sua administração tem maior procura por aqueles que moram em áreas de risco.

Atenção com os potes de ração

Uma dica valiosa é sobre o local onde a comida do seu cachorro fica exposta, pois as rações costumam atrair roedores com certa facilidade e estes podem urinar e defecar no alimento. Dessa forma, a recomendação é não deixar a comida direto no comedouro, apenas oferecer na hora da refeição. 

Higiene das áreas abertas

A lixeira é um grande atrativo para ratos, ainda mais se não for limpa com frequência e ficar com chorume. Sendo assim, faça a higienização correta do espaço e certifique-se de que os restos de comida não estão ficando para trás.

Por fim, cuidado ao deixar seu pet passear livremente em locais com bastante umidade, com risco de alagamento e poucas condições sanitárias. Se o animal está em contato com ambientes assim, a atenção deve ser redobrada.

Gostou do conteúdo? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra muita informação sobre saúde, bem-estar, dicas de cuidados e muito mais. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário