Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Erliquiose canina: saiba tudo sobre a doença do carrapato

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
ERLIQUIOSE
A erliquiose é uma doença causada pelo carrapato.

A erliquiose canina é uma doença que afeta animais de todas as idades e portes. Conhecida também como doença do carrapato, ela pode levar o animal a óbito se não for diagnosticada e tratada logo no início. Venha com a gente e descubra sobre uma das doenças mais temidas por cães e tutores.

Erliquiose canina: o que é a doença?

A erliquiose canina também é chamada de doença do carrapato, ou babesiose. Ela é causada pela bactéria Ehrlichia canis, que tem como hospedeiro e principal vetor o carrapato marrom, muito comum em regiões com clima quente e úmido.

O cão é infectado com o parasita, após ser picado pelo carrapato hospedeiro. A partir de então, as bactérias entram na corrente sanguínea do cão e passam a replicar os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.  

Ao mesmo tempo que vão se multiplicando, a doença acaba por destruir os glóbulos brancos presentes no baço, medula óssea e linfonodos. Isso destrói todo o sistema imunológico do animal e o deixa exposto às doenças que podem ser fatais.

Quais são os sintomas e fases da erliquiose canina?

Os primeiros sintomas da erliquiose canina costumam aparecer após o período de incubação, que dura de 8 a 20 dias. Nesse primeiro momento é muito difícil identificar a presença das bactérias no organismo do cão. 

O período que se inicia em seguida é a fase aguda da doença do carrapato. Nela, algumas mudanças no comportamento do cachorro indicam que ele pode estar contaminado. Os principais sintomas da erliquiose canina são: 

  • apatia e fraqueza;
  • falta de apetite;
  • manchas vermelhas pelo corpo;
  • febre;
  • sangramento na urina ou pelo nariz.

Importante: Ao perceber alguns dos sintomas relacionados, procure com urgência um médico-veterinário de confiança. Só um profissional especializado poderá fazer os exames necessários para detectar a bactéria no organismo do pet.

Erliquiose canina: fase subclínica

Nessa fase, a erliquiose canina, é marcada pelo enfraquecimento dos sintomas da doença, mesmo com a bactéria ainda presente no organismo do animal. Isso acontece devido à tentativa do sistema imunológico de expulsar os parasitas, evitando que a doença chegue a sua fase crônica.

Fase crônica da erliquiose

A fase crônica é a pior da erliquiose canina. Já que, nesse estágio avançado da doença, os sintomas reaparecem e encontram o organismo do cachorro bastante debilitado. O que pode ser fatal para o animal de estimação. 

É nessa fase da doença que o sistema imunológico começa a perder a batalha para a doença. Pois, com o nível baixo da produção de plaquetas, a enfermidade pode atingir a medula óssea do animal, levando a desenvolver problemas renais e artrite, além de deixar o cão sem defesa.

A doença do carrapato pega em humano?

Assim como a leishmaniose, é possível que a doença do carrapato possa infectar os humanos, porém sem transmissão direta entre o cão e o tutor. Quem faz o transporte do parasita é o carrapato. Inclusive, os sintomas em humanos são similares aos dos cachorros doentes.

A erliquiose canina tem cura?

ERLIQUIOSE
Consulte um veterinário para o melhor tratamento do seu pet.

Sim, a erliquiose canina ou doença do carrapato tem cura, mas, para isso, é preciso que o tutor esteja atento e, ao menor sinal de problema, procure um médico-veterinário. Lembre-se: quanto antes começar o tratamento, maior são as chances de cura e menor é o sofrimento do animal.

Como tratar a erliquiose canina?

O tratamento para erliquiose canina começa com o diagnóstico por parte do médico-veterinário. Para chegar à conclusão, são necessários alguns exames, entre eles um hemograma para erliquiose canina.

O exame tem a capacidade de encontrar sinais de anemia, trombocitopenia e determinar a presença da bactéria no sangue do animal de estimação. Com todos os dados na mão, o veterinário poderá definir qual é o tratamento clínico mais indicado para o animal.

Na maioria das situações, o tratamento para erliquiose canina é realizado com administração de antibióticos para cachorro. Entretanto, em cenários onde a doença está mais avançada, pode ser necessário o uso de outros medicamentos e até transfusão de sangue.

Erliquiose canina: modo de prevenção

O melhor tratamento para erliquiose canina é a prevenção, que pode ser feita de uma maneira bastante simples. Deixe todos os ambientes da casa higienizados, como também a casinha, caminha e brinquedos do animal. 

Use pipetas e comprimidos antipulgas da Bravecto e mantenha o cão protegido tanto em ambientes internos como externos e viagens por até 3 meses. Por fim, é importante manter os pelos do animal limpos e aparados. Dessa maneira você evita que carrapatos encontrem um lugar confortável para se esconder e contaminar o seu pet.  

Agora que você já sabe os perigos da erliquiose canina, como você planeja manter a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação?

Para saber mais sobre a doença do carrapato, assista ao vídeo exclusivo que preparamos para você na TV Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Silvank disse:

    Ótimo me ajuda muito pois trabalho em que vende medicamento veterinario obrigado

  2. Nara de Lester Klafke disse:

    Gostei muito do vídeo explicativo sobre Erliquiose canina. Meu cão tem.
    Mas tbm foi picado por mosquito palha, e tem vermes do coração.
    Por favor, faça um vídeo sobre isso.
    O Bruce tem 13 anos e usa Revolution 1 X por mês. Mas na bula não fala nada sobre o mosquito palha ‼️☹️
    Toma tbm Milbemax, para ajudar no controle dos vermes do coração. Toda família sofre junto…….o Bruce é muuuuito amado.
    Por favor 🙏 nos ajude.
    Obrigada. NK

  3. Adilson xavier disse:

    Ótimo conteúdo, meu pet está com essa doença e o tópico foi de grande ajuda! Abraço e obrigado!

Deixe o seu comentário