Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coceira no ouvido de cachorro e gato: o que pode ser?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro filhote de dois meses com culpa

Assim como os seres humanos, os animais também possuem doenças e problemas que afetam seu corpo e organismo. Mas diferente de nós, os animais não conseguem falar e explicar o que está acontecendo com eles. É importante que você repare em comportamentos estranhos e repetitivos que seu pet pode fazer. Um deles é a coceira no ouvido de cachorro ou gato.

Além da agonia que isso pode causar nos animais de estimação, essa coceira pode indicar um problema sério de saúde.

Então, que tal descobrir as principais causas que podem fazer com que seu amigo tenha coceira no ouvido e como tratar?

Quando a coceira no ouvido é um sinal de preocupação?

coceira no ouvido

É normal que seu cachorro ou gato coce os ouvidos de vez em quando. O problema é quando esse ato acontece de forma recorrente, com força e até levando o animal a  afetar a área com machucados e arranhões. É nesse momento que você deve dobrar a atenção e descobrir o que está acontecendo com seu pet.

Além da mudança da cor da cera, a coceira no ouvido em animais pode ser um indicador de algumas doenças e problemas como:

Dermatite: Também sendo mais comuns em cães, a dermatite se desenvolve no ouvido do animal quando ele tem pretensões a ser alérgico ou se entra em contato com objetos ou comidas que causam alergia. Os animais que têm dermatite podem ter reações como vermelhidão na pele, descamação, perda de pelo e inflamações. A dermatite pode ser causada por pólen, ácaro ou fungos.

Malassezia: A malassezia é um fungo que está presente no corpo dos animais e até mesmo em seres humanos. O problema acontece quando esse fungo se prolifera no corpo do animal, causando a coceira. O aumento da umidade na região das orelhas, doenças como hipotireoidismo e queda de imunidade podem causar o aumento da malassezia. Para identificar a malassezia, é preciso observar áreas vermelhas e secreções na região do ouvido e se  é acompanhada pela perda de pelo.

Carrapato e pulga: Um dos fatores mais comuns que podem causar coceira no ouvido em animais. Quando o seu pet apresenta carrapato ou pulga nessa região, a coceira irá aparecer. Isso ocorre porque esses parasitas mordem a pele do animal, criando pequenas bolas vermelhas e que quando são coçadas, começam a irritar. Com o excesso de carrapatos e pulgas, o animal pode coçar excessivamente as orelhas e até romper vasos sanguíneos.

Como resolver a coceira no ouvido de cachorro?

coceira no ouvido

Quando seu animal de estimação estiver com uma coceira intensa e frequente, você não deve hesitar em procurar um médico-veterinário. Ao levar seu animal à clínica veterinária, o médico poderá examinar bem a região afetada. A partir dos exames, ele irá identificar o possível causador da coceira, indicando o melhor tratamento.

Se o veterinário não conseguir diagnosticar a causa da coceira somente observando a região lesionada, ele pode retirar uma amostra de cera de ouvido do animal para detectar presença de fungos ou bactérias.

Com o diagnóstico feito logo, você poderá iniciar o tratamento correto de seu pet para que ele fique bem e que a coceira na região do ouvido não se desenvolva para algo mais grave, podendo afetar até mesmo a audição do animal.

O tratamento para a coceira no ouvido em animais é feito de acordo como o diagnóstico. Não sendo possível antecipar os medicamentos indicados sem passar por um veterinário.

Como evitar a coceira no ouvido em animais

Por possuírem um canal auditivo longo e estreito, é mais fácil que os cães desenvolvam coceiras de ouvido, mas esse é um problema que pode afetar outros tipos de pet. Por isso, você deve ter os devidos cuidados para cuidar bem do seu animal.

Mesmo que pareça ser algo divertido e inocente, evite levar seu animal, como cachorro e gato, na praia. Esse é um lugar que possui muita areia e água, podendo causar algum problema no pet. Caso o mergulho no mar aconteça, seque o ouvido com cuidado. O mesmo processo deve ser feito após o banho.

No caso de coceiras motivadas por infestações de parasitas, como as pulgas, o uso de antipulgas é eficaz.

Sempre deixe as orelhas do seu animal limpas e higienizadas. Para isso, não utilize hastes flexíveis, prefira materiais que limpem a parte mais externa do ouvido com lenços umedecidos e produtos específicos para a região.

Mesmo que em alguns casos, a coceira no ouvido em animais possa ser comum, você deve observar sinais de que algo está errado com seu pet. Por isso, é necessário maior atenção. Em outras palavras, no primeiro sinal de problema, procure um médico-veterinário e tome os devidos cuidados com seu animal de estimação.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário