Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dicas e cuidados para levar cachorro na praia

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro na praia

É no verão e durante as férias que as pessoas se perguntam se cachorro na praia é liberado. Com a ajuda da médica veterinária Lysandra Barbieri, da Educação Corporativa da Cobasi, separamos tudo que o tutor saber no que envolve cachorro praia.

É permitido levar cachorro à praia?

O acesso dos cães à praia ainda é um assunto em debate, mas já existem locais que o cachorro pode ir! Entretanto, antes de levar seu amigo para o passeio, certifique-se que a praia que vai frequentar é pet friendly, assim você evita problemas.

Por ser uma dúvida constante, consulte as regras locais sobre qual praia que aceita cachorro. Geralmente, o site das cidades praianas compartilham tal informação ou vale a pena ligar na prefeitura para confirmar.

Quais os cuidados com cachorro na praia?

Levar o animal para viajar é sempre uma diversão para os tutores. Afinal, nada melhor do que passear com a companhia de quem você mais gosta. Contudo, ao ir para a praia com cachorro é importante tomar alguns cuidados.

Placa de identificação na praia

Em primeiro lugar, lembre-se de colocar a coleira com plaquinha de identificação no cachorro. No espaço em branco, é importante conter o nome do pet, do tutor e o telefone para contato. Por estar em um ambiente novo, as fugas são  frequentes e perigosas.

Check-up antes do passeio

Não se esqueça de fazer um check-up no veterinário e revisar as vacinas, o antipulgas e o vermífugo. Um dos maiores cuidados para quem levar o cachorro para o litoral é o verme do coração.

cachorro na praia olhando para foto
Vai passear com seu cachorro na praia? Confira dicas essenciais para garantir um passeio seguro.

Além dos cuidados prévios antes de cair na estrada, é importante montar uma malinha com itens fundamentais para um dia de sol perto do mar:

  • comedouro e bebedouro;
  • colchonete para colocar na areia;
  • coleira, peitoral e guia;
  • guarda-sol;
  • saquinho cata-caca;
  • shampoo para banho após entrar no mar;
  • capa para manter o banco do seu carro limpo.

Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu cachorro. Visite o nosso pet shop online e confira ofertas exclusivas.

Dicas essenciais para cachorros na praia

Agora que o check-up está em dia, assim como a mala pet e a identificação do bichinho, saiba o que fazer quando levar o cachorro na praia?

Atenção para os animais marinhos, sujeira na areia e lixos

Embora a praia seja um ambiente diferente para o cachorro e possa ser muito descontraído, é preciso ter cuidado. Dejetos na areia, restos de comida e latinhas podem intoxicar e machucar seu cachorro.

Fique atento e colabore com o meio ambiente jogando os resíduos no lixo. Além disso, o próprio mar pode trazer restos de animais marinhos, como estrelas do mar e espinhas de peixe.

Como são muito atrativos, podem despertar um comportamento curioso dos cães. Se ingerido, pode causar sérios problemas. Por isso, nunca deixe o pet sem supervisão.

Fique de olho na temperatura

Outro risco é o excesso de calor. O cachorro pode ter hipertermia, ou seja, elevação da temperatura corporal.

Mantenha o pet sob o guarda-sol e ofereça água fresca com frequência. Fique de olho, pois um cachorro com a língua para fora e respiração ofegante é sinônimo de atenção.

Cuidado com verminoses e outras doenças

Oferecer água em abundância e se atentar à temperatura do solo na hora de passear com o animal são alguns cuidados fundamentais ao levar o cachorro à praia. No entanto, esses não são os únicos pontos de atenção.

A veterinária Lysandra Barbieri, ressalta alguns cuidados importantes como a prevenção de uma verminose muito perigosa:

“A dirofilariose, também conhecida como verme do coração, é causada por um verme que se aloja nas artérias pulmonares e no coração. É transmitida por um mosquito que, geralmente, é encontrado no litoral. Essa verminose não é passada de animal para animal, ela depende da presença do mosquito para que a transmissão ocorra”.

cachorrinho na praia
Antes de viajar para a praia com cachorro, procure seu médico-veterinário de confiança.

A Lysandra ainda completa: “A prevenção pode ser feita através das coleiras repelentes de mosquito, bem como o uso de vermífugos específicos que previnam verme do coração. Ele deve ser feito todas as vezes que o animal vai à praia com intervalos de 30 dias entre as doses”, acrescenta a veterinária.

Protetor solar é fundamental

Assim como você planeja proteger a sua pele dos raios solares, com o pet não é diferente. Por isso, existe protetor solar para cachorros que adoram passear ao ar livre e frequentar praias, por exemplo.

A recomendação é passar por toda a área exposta do animal, inclusive barriga, orelhas, focinho e patas. Se ele entrar na água, o produto precisa ser reaplicado.

Cachorro na praia e bom senso

O cachorro pode ir na praia. Mas, você sabe o que mais você não pode esquecer quando viajar com o seu pet? O bom senso!

Além de você e seu peludinho, outras pessoas também estão lá para relaxar. Alguns podem ter medo de cachorro. Outras simplesmente não gostam. Seu papel é garantir que nenhuma delas fique incomodada, ou seja, deve manter seu cachorro comportado.

Confira nossas dicas para uma conduta amigável nas areias do litoral:

  • mantenha seu cachorro sempre na coleira e na guia curta;
  • não permita que ele entre na água próximo às pessoas;
  • prefira sempre um espaço mais isolado e calmo;
  • se o pet fizer as necessidades na areia, recolha. 

Como prender cachorro na praia?

O ideal é que você tenha uma coleira resistente e funcional para deixar o seu amigo preso próximo à cadeira. Como sugestão, amarre no guarda-sol ou em outro lugar que seja fixo. Assim, se você levantar, ele não corre o risco de sair correndo e levar o objeto.

Como tirar areia do pelo do cachorro?

A verdade é que não tem jeito. Por mais que você utilize um lenço umedecido para cachorros nas patinhas do animal, a areia em si só vai sair com um bom banho.

Nestes casos, conte com os profissionais da Pet Anjo, parceira da Cobasi, para ajudar com a higiene completa do seu companheiro. Aliás, se ele entrar no mar, é ainda mais importante um banho logo após o passeio.

Seguindo todas essas dicas e cuidados, com certeza o passeio será sensacional e vocês irão se divertir muito.

cachorro pode ir na praia

Gostou dessas dicas? Agora você já pode passear com seu cachorrinho na praia. Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

10 Comentários

  1. Fatima Toaldo disse:

    Gostei de ler as orientações e entendi que a praia não é lugar para levar o meu cachorrinho.

    • Cobasi disse:

      Oi Fatima, como vai? Curtir um dia na areia da praia e correr até cansar é uma ótima forma de passar um tempo com o seu bichinho, ainda mais nesses dias cada vez mais quentes. Para levar o seu cachorro para a praia fique de olho na legislação do local 🙂

  2. ALCILIENE GUSMÃO disse:

    AMEM AS DICAS TEM COISAS QUE EU NÃO SABIA MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!!

  3. ALCILIENE GUSMÃO disse:

    NUNCA EU Ñ SABIA QUW EXISTE VERME QUE DÁ NO CORACAO DOS NOSSOS MELHORES AMIGOS E Ñ SABIA QUE TEM REPELENTE P/ OS NOSSOS MELHORES AMIGO, E OUTRAS COUSAS QUE SO DESCOBRIR COM A DOUTORA LYSANDRA MAIS UMA VEZ MUITA OBRIGADA DE VERDADE

  4. Cristiane disse:

    Por favor me tire uma dúvida
    Eu dei giardicid 50mg para meu Shihtzu de 6 anos em 20 de outubro por 5 dias porque ele estava fazendo cocô mole…agora está bem e vou no final de novembro para a praia…é preciso dar endogard ? Não faz mal por ser um período curto entre um remédio e outro ?
    Obrigada desde já

  5. Carlos Andrade disse:

    Estou pensando em adquirir um Akira e penso muito nele sendo minha companhia em caminhadas diárias na praia. Já vi que a raça não tolera muitos banhos pelo seu subpelo, seria então prejudicial para o cão ou posso só escovar após o passeio na areia?

    • Cobasi disse:

      Olá, Carlos! tudo bem?
      A pelagem do cão Akita é densa e exige cuidados especiais. Ele deve ser escovado semanalmente, mas os banhos podem ser dados de acordo com a necessidade. Evite banhos frequentes!

  6. Claudia disse:

    Amei as dicas , tenho um dachshund de dois anos posso leva-lo a praia?

    • Cobasi disse:

      Olá Claudia, levar seu dachshund para a praia pode ser uma ótima experiência para ele. Certifique-se de que a praia permita a presença de cães e esteja ciente das regras locais e atender as necessidades do pet . Converse com um veterinário para mais orientações.

Deixe o seu comentário