Aprenda como acalmar o cachorro

20 de janeiro de 2021

Cachorros
Abraço é uma das respostas de como acalmar um cachorro que tem medo

Seu amigão é agitado, medroso ou estressado, e você não sabe como acalmar o cachorro? Calma lá! Hoje nós vamos ajudar você a entender melhor o comportamento dos animais e, principalmente, como resolver problemas comuns como os que falamos acima.

Um pet não é agressivo ou ansioso por vontade própria, na maioria das vezes é a personalidade do dono ou o ambiente e rotina do cachorro que despertam esses sentimentos. Entenda melhor como oferecer um espaço tranquilo, estimular o bom comportamento do cão e acalmá-lo em situações de medo, estresse ou agitação.

Como acalmar o cachorro filhote e adulto

Os filhotes nascem sapecas e é muito difícil ter um pequeno calmo, afinal, eles têm energia de sobra. Porém, é possível reduzir todo esse ânimo com enriquecimento ambiental e brinquedos interativos.

Se o pet estiver liberado para passeios, ou seja, se ele já completou o protocolo vacinal de filhote, não deixe de levá-lo para caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos pela manhã e mais 30 minutos à noite. O passeio é o momento em que o pet sente cheiros novos, vê outros animais e pessoas, faz exercício e se diverte. Cães agitados que passeiam diariamente ficam mais tranquilos em casa. Então pode pegar a coleira e bom passeio!

Uma rotina consistente também é outra recomendação eficiente de como acalmar o cachorro. Os animais não gostam de surpresas, eles querem comer no mesmo horário, assim como passear e brincar. Você não fica ansioso quando não sabe o que vai acontecer? Com eles é a mesma coisa. Além de tudo, ter uma rotina facilita a vida do tutor.

A última dica para criar um filhote calmo é o adestramento. Logo nos primeiros meses, comece a treinar comandos básicos com o seu amigo, que com certeza isso vai ajudar a desenvolver um bom comportamento.

Essas dicas também valem para cães adultos e idosos.

Veja dicas de como adestrar seu cachorro.

Com que idade o cachorro fica mais calmo

No geral, é na velhice que o pet vai relaxar por completo, reduzir o pique e curtir uma boa soneca durante o dia. Entretanto, o cachorro tem um nível elevado de energia até 2 anos de idade. Esse cálculo é feito pensando que, em média, os cães se tornam adultos com 1 ano de idade e a partir daí começam a substituir o comportamento de filhote pelo de pets mais velhos.

Lembramos que isso é uma média! Cães de porte pequeno costumam se tornam adultos antes, enquanto os de porte grande e gigante permanecem como filhotes por mais tempo.

Se agitação é algo que você não quer, o ideal é adotar um cãozinho adulto a partir dos 2 anos de idade. Assim, sua personalidade e seu comportamento já são mais tranquilos que os agitados filhotes.

Como deixar o cachorro menos bravo

como acalmar o cachorro bravo

É um mito que existem raças de cachorro que já são agressivas. O comportamento do animal se desenvolve ao longo dos anos, principalmente na infância e a rotina, em conjunto com o ambiente em que ele vive. Esses são fatores determinantes para transformá-lo em um pet calmo e sociável ou ansioso e estressado.

Um cachorro que fica preso, não sai para passear, fica sozinho grande parte do tempo e tem pouco contato com os donos, não é feliz e pode se tornar agressivo com maior facilidade.

Por isso, as nossas principais dicas de como acalmar o cachorro, seja ele ansioso ou bravo, são:

  • Invista em adestramento e socialização do pet logo na sua infância. Se estiver procurando mudanças em um cachorro já adulto, os resultados demoram um pouco mais, mas não perca a paciência. Caso necessário, chame um profissional.
  • Faça passeios diários com o animal para ajudar no gasto energético, estimular seus sentidos e diminuir a ansiedade;
  • Transforme sua casa em um ambiente enriquecido, com brinquedos interativos, bolinhas porta-petiscos e mordedores;
  • Crie uma rotina de alimentação e brincadeiras;
  • Coloque regras e limites, afinal quem manda é você.

Como acalmar o cachorro com medo de fogos

Infelizmente os fogos de artifício são comuns em diversas épocas do ano e comemorações. Esse barulho extremamente alto e intenso é um gatilho de estresse imenso para muitos animais, principalmente os cachorros.

A recomendação de como acalmar o cachorro em situações assim é que estes cães não fiquem sozinhos em épocas de fogos ou durante jogos de futebol, por exemplo.

A principal dica é deixar o animal em um lugar tranquilo e que abafe ao máximo os barulhos, de preferência um quarto ou banheiro. Fique com ele e ofereça petiscos e brinquedos nesses momentos e transmita tranquilidade, pois os pets sentem quando estamos ansiosos ou preocupados.

Conheça o comportamento do seu amigo e pense sempre no bem-estar dele. Carinho e brincadeiras são importantes, mas limites e educação também ajudam a criar um cachorro tranquilo.

Quer saber mais sobre comportamento animal? Confira os posts que selecionamos para você: