Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bigode de gato: descubra para que serve!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Bigode de gato: para que serve?

A grande maioria dos tutores de gato já repararam nos bigodes do pet e se perguntaram para que serve. E, por incrível que pareça, o bigode de gato tem diversas características interessantes, além de ser de extrema importância para o cotidiano do felino.

Por isso, vamos explicar aqui as muitas utilidades do bigode de gato e os diversos benefícios que ele oferece ao felino, tais como uma ótima noção de espaço e a melhora no equilíbrio. Vamos lá?

Principais características do bigode de gato

Cientificamente, o bigode dos gatos é conhecido como “vibrissas”. Geralmente, os pets contam com 12 desses fios, que se posicionam em quatro fileiras sobre os lábios superiores e, alguns, nas bochechas. Além disso, certas vibrissas podem se localizam acima dos olhos e no queixo, somando, em média, um total de 24 pelos pelo rosto do felino.

Um fato interessante é que a posição dos bigodes pode indicar o humor do animal, facilitando a identificação de um comportamento mais descontraído ou uma postura defensiva.

Nem todos os gatos têm a mesma quantidade de vibrissas, sendo que esse número pode variar bastante. Algumas raças, inclusive, sequer apresentam bigodes, tais como o sphynx, também conhecido como “gato sem pelo”.

Para que serve bigode do gato?

As vibrissas, também chamadas de pelos táteis, funcionam como um sensor, sendo extremamente útil para que os gatos possam medir larguras e ter uma boa noção espacial. Resumidamente, com os bigodes, os gatos calculam, por exemplo, se eles conseguem pular de um local para outro, se cabem em um vão, se conseguem passar por locais mais estreitos etc. Os pelos táteis acima dos olhos, inclusive, lhes dão uma ótima noção de altura!

Além disso, o bigode de gato serve como uma antena para o pet. Os fios vibram de acordo com as alterações do ar no ambiente, possibilitando que o bichano tenha melhores percepções da intensidade e orientação do vento. Sendo assim, o gatinho não depende apenas dos sentidos como visão e audição para enfrentar possíveis ameaças ou exercer atividades predatórias.

Pode cortar o bigode do gato?

Bigode de gato: para que serve?

É comum ouvir algumas pessoas dizendo que se o bigode do gato for cortado, o pet irá sofrer com a falta de equilíbrio e não conseguirá mais andar corretamente. E também há quem diga que sem os pelos o bichinho ficará perdido e nunca mais encontrará o caminho para casa. Sem dúvidas, tudo isso é um grande exagero, mas, ainda assim, não se pode cortar bigode de gato!

Devido à tamanha importância desses pelos, eles não devem jamais ser aparados. Isso porque, sem eles, o pet perderá muito a sua noção espacial, significando que ele estará mais sujeito a quedas ou a esbarrar em móveis e objetos. 

O bigode do meu gato está caindo, e agora?

Esse é com certeza um ponto que requer atenção! Assim como os problemas de queda de pelagem, o bigode de gato caindo também pode ser um sinal de que a saúde do bichinho não vai muito bem.

É comum, sim, que os gatinhos percam alguns bigodes vez ou outra. Afinal, as vibrissas também são pelos, e é natural que possam cair e ser substituídas por novos. Mas isso não deve ser algo recorrente!

Se as vibrissas do pet estão frágeis e se quebrando com muita facilidade, ou simplesmente caindo mais do que o normal, é possível que o gatinho esteja sofrendo de alguma deficiência nutricional ou algum tipo de disfunção. Sendo assim, caso o seu pet esteja passando por isso, o melhor a fazer é levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. 

Caso você esteja precisando de produtos para o seu gato, venha conhecer a loja da Cobasi!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário