Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Carrapato do cachorro pega em humanos? Descubra agora

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
close de carrapato do cachorro em humano
Carrapato de cachorro em humanos pode transmitir doenças.

Carrapato do cachorro pega em humanos? Essa é uma das principais dúvidas em tutores de animais de estimação que já sofreram com a infestação desse parasita. Por isso, nós preparamos este post respondendo a pergunta e dando dicas que vão ajudar a manter toda a família protegida. Acompanhe!

Carrapato do cachorro pega em humanos?

Sim, nós humanos podemos pegar carrapato de cachorro. Inclusive, a picada dessa parasita pode nos contaminar com algumas doenças de carrapato como, por exemplo, a febre maculosa. É importante lembrar que não há transmissão da doença de carrapato para humanos por meio de animais doentes. O contágio acontece exclusivamente por meio do carrapato que transporta bactérias e protozoários de hospedeiro em hospedeiro.

No caso da febre maculosa, o parasita responsável pela transmissão é o carrapato-estrela, que pode contaminar humanos, cães e outros animais, como cavalos, capivaras e bois.

Qual o tipo de carrapato de cachorro pega em humanos?

O carrapato de cachorro mais comum e principal transmissor da doença são os micuins, um parasita bem pequeno. Isso acontece porque eles podem se alojar em locais de difícil acesso como virilhas, axilas e parte de trás dos joelhos e encontrar o ambiente perfeito para depositar suas larvas e se reproduzir.  

Como é feita a transmissão da doença do carrapato?

A transmissão da doença de carrapatos em seres humanos é feita por meio da picada de parasitas. Uma vez que eles carregam as doenças de hospedeiro para outro por meio da troca de sangue realizada durante as picadas do parasita.

Principais doenças do carrapatos em humanos

Entre as doenças do carrapatos em humanos, aquelas que acontecem com maior incidência são a erliquiose, anaplasmose babesiose e a Doença de Lyme. Sendo os principais sintomas da doença do carrapato em humanos são:

  • manchas avermelhadas na pele;
  • dores musculares;
  • falta de apetite;
  • dor de cabeça;
  • cansaço;
  • anemia;
  • apatia;
  • febre;
  • dores articulares.

Além delas, uma transmissão de doença do carrapato em humanos é a febre maculosa. Ela afeta principalmente quem mora em zonas rurais, onde a presença de capivaras, cavalos e cães em um mesmo ambiente são mais constantes.

Carrapato de cachorro em humano: prevenção

homem aplicando antipulgas no cachorro
O uso de antipulgas é o método mais eficaz de evitar carrapato em cachorro

O jeito mais simples de evitar que carrapato de cachorro pegue em humano é adotar uma série de hábitos que mantenham o seu animal de estimação protegido. Conheça algumas sugestões para manter toda a família livre do parasita.

Cuidados com passeios ao ar livre

É comum os tutores levarem o cão para passear por jardins, praças ou deixá-los correr livremente pelos quintais das casas. Locais abertos acabam sendo mais sensíveis para o animal ser vítima do parasita. Por isso, o recomendado é manter a grama do jardim baixa e evitar passeios em locais com vegetação alta e densa onde o carrapato pode se esconder.

Atenção à limpeza da casa

Em casa, o importante é deixar os ambientes onde o pet gosta de ficar sempre higienizado, pois carrapatos e outros parasitas se reproduzem em ambientes quentes e úmidos. Para evitar  maiores problemas, faça a limpeza periódica de jardins, garagens e quartos. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!

Banho & tosa com frequência

Tão importante quanto os cuidados com a limpeza da casa, é fazer a higienização da pelagem do pet. A maneira mais indicada para isso é realizar visitas periódicas ao pet shop com serviço de banho & tosa. A prática permite não apenas a proteção contra carrapatos, como contribui para a beleza e o bem-estar do animal.

Use coleiras e medicamentos antipulgas

O jeito mais eficiente de evitar que carrapato de cachorro pegue o humano é apostar em coleiras, pipetas ou comprimidos antipulgas. Os medicamento ectoantiparasitas mantém pulgas e carrapatos longe do seu pet e, por consequência, da sua casa.

Alguns impedem que o parasita suba no animal, enquanto outros agem após a picada. Converse com seu médico-veterinário de confiança para a indicação do remédio para pulgas mais adequado.

Carrapato de cachorro em humano: tratamento

O tratamento de doenças de carrapatos em humanos é feito com a administração de antibióticos injetáveis ou por via oral. Mesmo assim, em casos como a febre maculosa e a Doença de Lyme, há riscos de sequelas pelo resto da vida.

Agora que você já sabe que a melhor maneira de evitar que carrapato de cachorro pegue em humano é a prevenção, compartilhe com a gente: o que você tem feito para manter o seu cão protegido?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário