Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doença do carrapato: como identificar e tratamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 10 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro doente

Uma das mais conhecidas e temidas condições que acometem os cães é a doença do carrapato. Para manter os tutores atualizados sobre como proteger o seu pet, preparamos um guia completo sobre causas, sintomas, tratamento e muito mais. 

E, quando o assunto é a saúde dos nossos cães, nada melhor do que contar com a ajuda de um especialista. Por isso, convidamos a veterinária Lysandra Jacobsen, da Educação Corporativa da Cobasi, que vai responder as principais dúvidas desse tema tão importante.

O que é a doença do carrapato?

A doença do carrapato em cachorro é uma condição infecciosa grave causada por hemoparasitas, que atacam o sangue do animal, gerando diversos problemas ao organismo e podendo até levar à morte. Essa enfermidade se apresenta de duas formas:

Erliquiose

Causada por uma bactéria (Ehrlichia) e transmitida pelo carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus).

A erliquiose ataca e se replica nos glóbulos brancos que estão nos linfonodos. Em outras palavras, a picada de carrapato induz o organismo do animal a eliminar suas células de defesa e impede a renovação das células sanguíneas.

A erliquiose acomete comumente, segundo estudos, cães mais idosos, porém pode afetar animais de qualquer idade, raça ou sexo.

Essa doença pode se tornar ainda mais grave em cães com comorbidades e imunossuprimidos devido ao comprometimento do organismo.

Babesiose

A babesiose é provocada por um protozoário unicelular, que ao entrar em contato com o sangue do cachorro, se reproduz no interior dos glóbulos vermelhos e acabam por destruí-los.A partir dessa destruição surgem os sintomas da doença do carrapato.

Como os glóbulos vermelhos atuam na circulação do oxigênio no sangue, quando acometido pela babesiose, o cachorro pode apresentar quadros anêmicos, por exemplo.

Qual a diferença entre erliquiose e babesiose?

Esses são os dois tipos de doença do carrapato mais comuns em cães. São dois microrganismos diferentes que atacam células distintas, mas que podem causar problemas muito similares. 

Em geral, a erliquiose se manifesta e progride lentamente, tornando-se crônica. A babesiose, por outro lado, mostra rapidamente a que veio com sintomas semelhantes.

Outras doenças transmitidas pelo carrapato

doença de carrapato
Uma das maiores e mais rotineiras preocupações dos tutores com os cães é possibilidade de hospedagem parasitas, como carrapatos.

“São doenças transmitidas por meio da mordida de carrapato contaminado, que injeta na corrente sanguínea o agente infeccioso, com exceção da hepatozoonose que é transmitida por meio da ingestão de carrapatos contaminados quando o animal se lambe ou se coça”, deixa claro a veterinária Lysandra. 

Outras doenças que acometem cães e que são transmitidas por carrapatos são:

Além disso, todas as condições listadas apresentam sintomas muito parecidos e inespecíficos, como: febre, mucosas, vômito, falta de apetite, emagrecimento, dentre outros.

Portanto, a única maneira de confirmar qual a doença que acometeu o seu pet, é por exames laboratoriais.

Como fica o cachorro com doença do carrapato?

As consequências da doença do carrapato variam de cão para cão. Segundo a médica-veterinária Lysandra: “as doenças transmitidas por carrapatos podem ter graves consequências para os animais”. 

“Por se instalar nas células do sangue, provoca anemias severas, problemas de coagulação, distúrbios em órgãos como baço e fígado, e pode levar até mesmo à morte.” 

Vale ressaltar que a doença do carrapato em cachorro pode deixar sequelas se não for diagnosticada precocemente, como: 

  • problemas neurológicos;
  • paralisias dos membros;
  • perda de coordenação motora;
  • dentre outras. 

Quais são os primeiros sintomas da doença do carrapato?

É se informando sobre quais os sintomas da doença do carrapato que um tutor consegue identificar a condição precocemente e procurar um médico-veterinário com rapidez para que não aconteça uma piora.

Doença do carrapato sintomas: saiba quais são os sinais mais comuns que o seu animal de estimação pode demonstrar:

  • falta de apetite;
  • febre;
  • perda de peso;
  • convulsões;
  • sangramento nasal, na urina ou fezes;
  • vermelhidão pelo corpo;
  • problemas respiratórios;
  • cansaço e apatia.

Em casos muito graves, podem ocorrer sangramentos espontâneos, evidenciados por manchas avermelhadas no corpo do animal. Além disso, o animal pode perder sangue pelo nariz, fezes ou urina. 

A severidade dos sintomas da doença do carrapato vai depender de diversos fatores e características do animal, como a raça, idade, alimentação, doenças concomitantes e do tipo de cepa dos hemoparasitas.

Após a mordida do carrapato contaminado, a Ehrlichia ou Babesiose entra no organismo do pet e atinge as células do seu sistema imunológico. Assim se iniciam as três fases da doença, sendo elas aguda, subclínica e crônica.

Conheça as fases da doença do carrapato

Pulgas e carrapatos em pets são mais comuns no verão.

A doença do carrapato pode ser apresentada em 3 fases bem marcadas: a aguda, subclínica e a crônica.

Fase aguda

A fase aguda se inicia após o período de incubação, que pode durar entre 8 a 20 dias. Neste período, a bactéria atinge o fígado, baço e os linfonodos, onde passa a se multiplicar, causando a inflamação dessas áreas. 

Além disso, as células infectadas são transportadas pelo sangue, atingindo outros órgãos como pulmões e rins, o que causa inflamação e infecção destes tecidos. 

Em alguns casos, a fase aguda pode durar por vários anos sem provocar sintomas claros e relevantes. Durante este período, é comum notar que o animal apresenta febre, anorexia e perda de peso. 

Fase subclínica

A fase subclínica pode acontecer entre o período de 6 a 9 semanas de incubação, assim como pode persistir por até 5 anos. Nesta fase, além de anemia, ocorre a diminuição significativa do número de glóbulos brancos e de plaquetas.

Além disso, na fase subclínica pode ocorrer a palidez na mucosa, perda de apetite e depressão. Os cães ficam com o sistema imunológico debilitado e sem resistência, podendo vir a morrer.

Fase crônica

A fase crônica é composta por sintomas semelhantes aos da fase aguda, os cães podem sofrer com perda de peso, maior vulnerabilidade às infecções e apatia. 

Tosses, conjuntivite, hemorragias, uveíte, vômitos, tremores e problemas de pele podem ser sintomas encontrados. 

Além disso, o abdômen do pet também pode ficar sensível e dolorido devido ao aumento do baço, do fígado e dos linfonodos. 

Doença do carrapato pode pegar em humanos?

Sim, existe doença do carrapato em humanos. Porém, é importante destacar que não é transmissível diretamente do cão para o humano, mas sim por meio da picada do carrapato.

Portanto, se um carrapato infectado picar a pele humana, irá transmitir a bactéria pela saliva. 

Inclusive, são os parasitas imaturos, conhecidos como micuins, que são os responsáveis pela maioria dos casos de infecção em humanos, pela bactéria da febre maculosa.

Lembrando que, como a doença do carrapato é contagiosa, tanto para animais quanto para humanos, o invasor precisa ficar algum tempo fixado na pele para que o agente seja inoculado na corrente sanguínea.

A doença do carrapato tem cura?

Se o seu animal apresentar qualquer um desses sintomas, procure um médico-veterinário imediatamente. A cura da doença do carrapato está diretamente ligada à rapidez com que se inicia o tratamento.

Como é feito o diagnóstico da doença do carrapato?

quais os sintomas da doença do carrapato no pet sendo examinado
De febre até sinais de anemia, a doença do carrapato pode gerar uma série de complicações a saúde dos cães.

O contato com o veterinário é crucial para não colocar a vida do seu animal de estimação em risco. Em outras palavras, é com o exame de sangue e testes sorológicos que o profissional consegue verificar a doença do carrapato em cachorro.

No exame é possível observar o volume baixo de plaquetas, anemia e outras alterações que a doença costuma causar no organismo do pet. 

São duas formas de contágio: a Babesiose é provocada por um protozoário e a Erliquiose é causada por uma bactéria. O comum é que o animal seja infectado pelos dois, sendo a Babesiose mais fácil de identificar.

Como tratar a doença do carrapato em cachorro? 

Primeiramente, é importante ressaltar que para indicar o melhor tratamento para carrapato em cachorro, é preciso realizar um exame clínico veterinário completo. 

Portanto, consulte um veterinário para definir todas as etapas de tratamento. Em muitos casos é comum ser indicado remédio para doença do carrapato, como: antibióticos e antiparasitários, para eliminação dos parasitas no corpo do cachorro.

Em alguns casos, talvez seja necessária a suplementação com vitaminas para auxiliar o sistema imunológico.

Inclusive, explica a veterinária Lysandra Jacobsen: “não é aconselhado utilizar misturas caseiras como vinagre, álcool, cloro e similares, pois não apresentam eficácia comprovada contra estes parasitas, além de causarem danos à saúde do animal”.

Remédio para doença do carrapato

É muito fácil manter seu animal protegido. Na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para deixar os carrapatos longe do seu pet. Conheça os principais:

Pipetas antipulgas

São medicamentos de uso tópico, que devem ser aplicados no dorso do animal de acordo com a bula. Essa solução é muito eficaz, mas precisa ser utilizada com a pele seca e que o animal não tome banho dentro do período indicado. Siga as orientações do fabricante. 

Medicamentos orais

doença de carrapato

Os antiparasitários de uso oral são comprimidos mastigáveis e palatáveis que facilitam a administração. Eles também possuem períodos de ação diferenciados e devem ser oferecidos ao animal de acordo com a bula, para mantê-lo protegido. 

Talcos

Os talcos são medicamentos de aplicação tópica que auxiliam na prevenção de pulgas, carrapatos e outros parasitas.

Spray antipulgas

Assim como os talcos e as pipetas, os sprays antipulgas devem ser aplicados na pele do animal e são soluções práticas para proteger o seu animal de estimação.

Coleiras antipulgas

Existe uma grande variedade de coleiras antipulgas, que podem ser eficazes contra pulgas, carrapatos, piolhos e até os mosquitos causadores da Leishmaniose. 

Antes de escolher o antipulgas e remédio para carrapato que vai aplicar no seu animal de estimação, verifique qual o peso dele. Dar um medicamento indicado para animais maiores pode intoxicar seu pet. Consulte sempre um veterinário.

No pet shop online da Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para cuidar do seu cachorro do jeito certo. Além da linha completa de medicamentos, com preços incríveis, que você encontra no nosso setor farmacêutico. 

Como se prevenir da doença do carrapato?

Saber quais os sintomas da doença do carrapato é tão importante quanto entender o que você precisa fazer para proteger seu amigo de qualquer enfermidade parasitária.

O verão é a época em que pulgas e carrapatos tendem a proliferar com maior facilidade, por isso é preciso ficar sempre de olho no pelo do pet.

A médica-veterinária Lysandra também aponta: “além de utilizar antipulgas e anticarrapatos no animal, é de suma importância realizar a higienização do ambiente como parte do tratamento, pois ambos parasitas têm grande parte do ciclo de vida fora do animal”.

Ainda ficou com dúvidas sobre a doença do carrapato? Assista ao vídeo que preparamos sobre o tema!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Leandra disse:

    Meu cachorro está com a doença do carrapato e já estou tratando só que ele está com muito cansaço e com a barriga muito inchada isso pode ser proveniente da doença ou não?

  2. Margarida Voci disse:

    Muito bom Ótimo resumo

  3. Solange Sponchiado disse:

    A transfusão de sangue e segura. Para cachorro com plaquetas baixas devido a doença do carrapato. Obrigada.

  4. Elisângela souza disse:

    Minha cadela tem 14 anos e pegou a doença do carrapato, mais já estou tratando, só que não aguenta ficar em pé,só deitada. Mais está comendo sopinha que fiz com batata cenoura quiabo e inhame. Estou fazendo o certo? Só estou em dúvida de dá o suplimento,se é uma vez só por dia.

    • Cobasi disse:

      Elisângela, recomendamos que consulte o médico-veterinário pois é necessário garantir que a sua cadela esteja recendo todos os nutrientes necessários, principalmente quando se está em tratamento.

  5. Isabelli disse:

    minha cachorra está com a doença do carrapato, já entramos com antibiótico e vitaminas, mas gostaria de saber se posso dar o antipulgas também, posso?

    • Cobasi disse:

      Olá, Isabelli! É fundamental consultar o veterinário que está cuidando da sua cachorra para receber orientações específicas sobre o uso de antipulgas durante o tratamento da doença do carrapato. O profissional poderá avaliar se o uso do antipulgas é seguro e recomendável no contexto do tratamento atual.

Deixe o seu comentário