Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doença do carrapato em humanos: prevenção passa pelo cuidado com o pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A possibilidade de contágio da doença do carrapato em humanos aumentou o sinal de alerta em tutores em relação aos cuidados e à prevenção dos pets.

Não bastasse a gravidade das complicações causadas por esse pequeno aracnídeo nos cães, o parasita também pode causar danos significativos no organismo do homem.

Febre maculosa pode atingir humanos

Uma das doenças mais perigosas transmitidas por esse parasita é a febre maculosa. Essa doença do carrapato afeta humanos, é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e transmitida pelo carrapato-estrela.

Uma vez na corrente sanguínea, essa bactéria causa sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor muscular constante e calafrios. Se não tratada de maneira adequada, é uma doença do carrapato que pode levar à morte.

Entretanto, outras doenças do carrapato que afetam cães não são transmitidas para humanos. É o caso da babesiose e da erlichiose.

Por que os cuidados com o cachorro também previnem a doença do carrapato em humanos?

Para o atingimento da idade adulta e da maturidade sexual, os carrapatos necessitam do sangue de outros animais. E embora eles possam sugar o sangue humano em caso de necessidade, nossa espécie não compõe sua lista de alvos favoritos.

Em geral, esses parasitas preferem animais peludos, como capivaras, bois, cavalos, ovelhas e cachorro. Além disso, é mais fácil parasitar animais que tenham contato com grama, local onde os ovos, larvas e ninfas ficam depositados.

Tanto no caso da febre maculosa, doença que atinge humanos, quanto de outras enfermidades, a prevenção também está ligada ao cuidado com o pet. Descubra como manter seu pet e sua família protegidos.

Como prevenir que os carrapatos infestem o seu pet

Já sabemos que o seu cachorro está entre os alvos preferidos do carrapato, por isso, evitar a sua infestação é a melhor forma evitar a contaminação de seus tutores pela doença do carrapato em humanos.

Agora, chegou a hora de descobrir algumas das principais atitudes a serem adotadas nessa prevenção. Confira as dicas:

  • Os carrapatos, em geral, costumam ocupar áreas com vegetação, como parques, jardins e terrenos baldios. Locais, que costumam ser comuns nas rotas de passeio dos pets. Não saia de casa sem o antipulgas em dia!
  • Alguns tipos de parasitas, como o carrapato-estrela, são mais comuns em zonas rurais. Vale cuidado para pets e humanos;
  • Locais úmidos e quentes, como um cantinho de quintal, também podem servir de abrigos para esses indesejáveis aracnídeos. Mantenha a higiene;
  • Aproveite a hora do carinho para examinar seus pelos e a pele;
  • quando for exposto a ambientes como esses, bem como pela manutenção de uma higiene
  • Mantenha a higiene do pet em dia com produtos de uso veterinário;
  • Faça visitas periódicas ao médico-veterinário.

Para saber mais sobre a doença do carrapato, assista ao vídeo exclusivo que preparamos para você na TV Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário