Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como ajudar um cachorro com barriga inchada?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com barriga inchada

Um cachorro com barriga inchada pode ser um indicativo tanto de um problema mais simples, como gases acumulados, quanto de um caso muito grave, como a síndrome da dilatação-volvo gástrica.

Devido à grande variedade de diagnósticos, o tutor nunca deve negligenciar esse sintoma. Por isso, leve o seu pet a uma consulta médica assim que os sintomas começarem.

Lembre-se de que somente o veterinário é qualificado para fazer o diagnóstico, avaliar a gravidade da situação e tratar adequadamente o cachorro.

Porém, quanto mais informações o tutor tiver, melhor será para ele pode ajudar o seu amigo canino a enfrentar essa situação. Assim, sempre fique atento com alguns sintomas que o seu cão possa apresentar.

Para se manter bem informado sobre quais são as causas mais comuns do inchaço abdominal em cães, continue com a leitura deste artigo! Bom proveito!

Cachorro com barriga inchada

Barriga do cão inchada: o que pode ser?

Entre as múltiplas causas que podem causar o sintoma da barriga de cachorro inchada, está uma que pode até ser benigna. É o caso da gravidez em cachorras.

Geralmente, é por volta da quinta semana de gestação que o sintoma começa a ser aparente, mas um veterinário pode identificar a gravidez até mesmo antes desse período.

Outra situação relativamente comum de inchaço na barriga é nos filhotes, devido a verminoses

Por isso, a desparasitação com vermífugos é um procedimento essencial a partir dos 15 dias de vida dos cãezinhos.

O excesso de peso também pode ser outra das causas do aumento abdominal. Cachorros castrados, que não se exercitam direito ou que têm uma alimentação muito calórica são mais propensos à obesidade.

Agora, se o cachorro apresentar barriga inchada e dificuldades para defecar, ele pode estar com constipação intestinal, seja por ter uma dieta inadequada ou devido a alguma inflamação no intestino.

Quais as doenças relacionadas a cachorro com a barriga inchada?

Infelizmente, há casos onde o sintoma de barriga inchada apresenta risco de vida imediato ao cão, como a síndrome da dilatação-volvo gástrica. Ela acontece quando o estômago do cachorro é esticado e torcido sobre si mesmo.

Cães maiores têm mais tendência a desenvolver essa doença. Os hábitos de se alimentar rápido ou de se exercitar logo após a refeição contribuem para o aparecimento da síndrome.

Outra doença bastante relacionada com a barriga inchada em cachorros é a peritonite. Essa é uma grave infecção causada por danos ou ruptura das paredes do estômago ou intestino, geralmente provocados por ingestão de lascas de ossos ou objetos pontiagudos.

Além das patologias já mencionadas, outras condições clínicas também podem causar inchaço abdominal em cachorros. Entre elas: 

  • tumores;
  • problemas hepáticos;
  • cardiopatias;
  • e variadas infecções.

Como evitar barriga dura em cães?

A melhor forma de prevenir cachorro com barriga inchada é cuidar bem da saúde e da alimentação do seu pet.

Assim, manter a carteirinha de vacinação e os protocolos de desparasitação em dia são requisitos fundamentais, bem como as consultas de rotina ao veterinário.

Além disso, oferecer rações de qualidade e em porções fracionadas ao longo do dia ajudam a regular o processo digestivo do cachorro.

Evitar a prática de exercícios físicos logo após as refeições também é um cuidado indispensável.

Agora que você sabe sobre as principais causas que podem levar um cachorro a ficar com a barriga inchada, que tal se informar a respeito de outras patologias caninas? Assim você poderá manter seu pet protegido e saudável! Confira os posts abaixo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. regianesa disse:

    Minha cachorrinha Shitzu pariu dia 8/07/22 ela tá pingando sangue e barriga inchada ela tá comendo normal xixi coco normal pode me ajudar por favor

  2. Geisa Dondoni disse:

    Minha cadela tem 9 anos. Ela está muito magra. Emagreceu bastante. Mas come bem. Faz xixi e defeca. Mas de uns dias pra cá está com a barriga grande. Mas não é dura. Está esperta corre. O que é isso? Alguém pode ajudar? Estou preocupada. Obrigado

  3. Sueli Alves da Silva Silva disse:

    Meu cachorro fez a castração ,só que devido a isso ele está com a barriga inchada será que foi or causa da castração ,.

  4. Sueli Alves da Silva disse:

    Meu cachorro fez a castração e depois disso ela está com a barriga inchada oq eu posso fazer .

  5. Bianca disse:

    Minha cachorrinha tem 2 meses ela está com a barriga inchada e dura ela não para de geme e não aguenta fica em pé eu não tenho condições financeiras para levar no veterinário será que vocês pode mim auxiliar no que eu posso fazer para ela melhora mim ajudar eu não quero perder ela eu não aguento vê ela sofre assim

  6. Oi sou Vera Rejane disse:

    A minha cachorrinha de porte pequeno está com uma barriga dura e grande. Ela não era assim!? O que devo fazer, pois ela, faz, cocô e xixi normal e é serelepe

Deixe o seu comentário