Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com prisão de ventre: O que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Conheça as causas que levam um cachorro a ter prisão de ventre.

Você tem um cachorro com prisão de ventre? Não precisa se preocupar, nós vamos ajudá-lo a entender as causas, modos de prevenção e como fazer para soltar o intestino do cachorro de uma maneira simples e prática. Acompanhe!

O que causa prisão de ventre em cachorro?

As causas da prisão de ventre em cachorro podem ser muitas, normalmente acontece quando o cão não consegue fazer cocô ou quando há uma diminuição no volume das fezes, que podem aparecer menores, com aspecto duro e escuras. 

O grande problema de um cachorro constipado é a maneira como isso afeta o organismo do animal. Já que ele pode sofrer uma série de desconfortos como dor, inchaço e gases. As principais causas de um cachorro com prisão de ventre são:

  • obstrução parcial ou completa do trato digestivo do pet, seja por meio de doenças ou corpo estranho que o animal engoliu;
  • anomalias presentes na região do cólon como tumores, inflamação intestinal, inflamação da glândula adanal, etc;
  • patologias neuromusculares ou outros transtornos clínicos como paralisias, fraturas na região pélvica, doenças na próstata, entre outras.

Além dos fatores acima, a troca inadequada da ração do pet também pode deixar o cachorro com constipação intestinal, principalmente em cães idosos. Por isso, o indicado é procurar a orientação de um médico-veterinário sempre que desejar alterar a dieta alimentar do animal.

Os sintomas de um cachorro com prisão de ventre

O primeiro passo para ajudar a soltar o intestino do cachorro é identificar os sintomas de prisão de ventre nos cães. Os sinais mais claros são:

  • fezes menores, escuras e com aspecto endurecido;
  • dificuldade de evacuar;
  • sensação de que o cão está fazendo força, mas o cocô não sai;
  • sinais de dor ao fazer cocô;
  • abdômen inchado e dolorido;
  • perda de apetite;
  • inquietude e choros;
  • vômitos;
  • perda de peso.

Apesar de comum, há alguns casos em cachorro com prisão de ventre que podem ser interpretados como um sinal de alerta mais grave e que merecem ajuda veterinária imediata:

  • dificuldade ao defecar durante mais de um ou dois dias;
  • prisão de ventre constante;
  • perda de apetite, vômitos constantes e letargia;
  • fraqueza.

Como prevenir cachorro com prisão de ventre?

o que é bom para soltar o intestino do cachorro

A melhor forma de evitar que o cachorro sofra com problemas de constipação é garantindo que ele receba uma alimentação saudável e de qualidade.  A ração de cachorro costuma ser composta de fibras e minerais capazes de promover maior energia, tendo alta digestibilidade e evitando problemas gastrointestinais. 

Além disso, é fundamental que o cachorro tenha sempre água limpa e fresca à disposição, afinal, a boa hidratação é crucial na hora de ajudar o animal a ter uma boa evacuação. 

Outra dica importante é promover a atividade física constante do animal. Além de garantir maior bem-estar ao animal, ela ativa a função intestinal, melhorando o funcionamento de todo o metabolismo do pet. 

Como fazer para soltar o intestino do cachorro?

A melhor alternativa para soltar o intestino de um cachorro com prisão de ventre é consultar um médico-veterinário de confiança. Só um profissional especializado poderá indicar as melhores opções de vitaminas e suplementos ou o tratamento com alimentação aquedada para a pronta recuperação do pet.

Você já teve um cachorro com prisão de ventre? Compartilhe com a gente o que você fez para ajudar o pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Lucimara Pinho dos Santos disse:

    Meu pet teve uma inflamação nas glândulas depois que desvazaiou tem dois dias que ele não faz cocô

  2. Darli kunde disse:

    Minha pet tem neoroplsia esta difícil de curar

  3. Adélia Gonçalves Cardoso disse:

    O meu cachorro já passou por uma cirurgia de ernia,porer ele tem muita dificuldade de evacuar, acho que estreitou o canal.

  4. .aparereciada disse:

    Meu cachorro operou 6 meses está cm dificuldades d evacuar ??????

    • Cobasi disse:

      Oi Aparecida, como vai? Visite um medico-veterinário para avaliação do seu cachorro 🙂

      • Silvana tavares disse:

        Meu cachorro tá gemendo esses dias deu infecção urinária e minha vozinha jou osso de porco p ele comeu vomitou e evacuou mto ag tá triste gemendo nao quer comer nem beber água só deitado gemendo o q devo fazer

        • Cobasi disse:

          Olá, Silvana! Como vai?
          Neste caso, é muito importante que você leve o seu animal de estimação ao médico-veterinário, pois o profissional precisa avaliá-lo e tratá-lo da maneira correta.

  5. Joana D'arck disse:

    Tenho um filhote de cachinhos e ele não tá conseguindo fazer cocô oq eu faço?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      O indicado é procurar a orientação de um médico-veterinário de modo que ele possa avaliar o pet e posteriormente receitar um tratamento e uma dieta adequada.

  6. Tiago Mendes disse:

    A minha cadela nao consegue fazer coco esta gorda e nao esta a comer so bebe agua as vezes acho que é prisao de ventre ela so treme e tenta fazer coco e nao consegue eu tento ajudala mas ela complica me mas espero que ela fique boa rapidamente e nao a quero perder se algum dia a perder a minha vida vai com ela eu morro também eu amo esta cadela

    • Cobasi disse:

      Tiago, entende-se a preocupação e o amor pela sua cadela. É importante agir rapidamente em casos de prisão de ventre, especialmente se ela está desconfortável e apresenta mudanças no comportamento alimentar. Recomenda-se procurar atendimento veterinário o quanto antes para avaliar a situação dela e fornecer o tratamento adequado. Manter a calma é crucial, e lembre-se de que buscar ajuda profissional é o melhor caminho para garantir que ela receba os cuidados necessários.

Deixe o seu comentário