Cachorro pode comer melão? Saiba agora!

Compartilhar:


cachorro pode comer melão

Será que cachorro pode comer melão? Essa é uma das principais dúvidas dos tutores que desejam alimentar o pet com frutas. Os melões são frutas compostas por água e uma série de nutrientes essenciais para o organismo do pet. Venha conosco e descubra se a fruta faz bem ou não para o seu animal de estimação.

Cachorro pode comer melão?

A resposta para essa resposta é sim, o seu cachorro pode comer tanto o melão tradicional quanto o melão amarelo. Já que eles são uma ótima fonte de vitaminas que ajudam a preservar a saúde do animal. Porém, para inserir na dieta do seu pet, é necessário tomar alguns cuidados.

Posso dar melão para cachorro filhote?

Essa é uma das principais restrições para o caso de dar melão para cães. Os pets ainda pequenos podem engasgar ou não conseguir digerir bem o alimento. O recomendado por médicos-veterinários é que a dieta alimentar nessa fase seja feita com ração úmida e seja substituída, aos poucos, pelas rações secas

O melão é uma fruta rica em açúcares e pode gerar ganho de peso no animal se for consumido em grandes quantidades. Por causa disso, o tutor responsável não deve substituir a alimentação tradicional por frutas.

Os benefícios do melão para cães

cachorro pode comer melao

Agora que você já sabe a resposta, vamos falar dos benefícios do melão para a saúde dos cães. Dar melão para cachorro, desde que em quantidade moderada, ajuda no bom funcionamento do organismo do seu animal de estimação. Conheça as vitaminas que a fruta tem:

  • Vitamina A: Contribui para regular as funções da pele e na saúde da visão, evitando cegueira;
  • Vitaminas do complexo B: auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso e retarda o envelhecimento;
  • Potássio: equilibra o pH do organismo do pet, ajudando na manutenção da saúde geral. 

Importante: Além de ajudar na manutenção e melhora da saúde do animal, oferecer melão para cachorros permite que ele esteja sempre hidratado e refrescado. Principalmente, nas estações mais quentes do ano.

O melão faz mal para cachorro?

O cachorro pode comer melão desde que a fruta seja oferecida de forma moderada pelo tutor. Desse modo, o melão não oferece nenhum tipo de risco ao animal. Porém, o mesmo não pode ser dito em relação à casca e a semente. Caso seu animal engula a semente, ele pode sofrer de obstrução intestinal.

Além disso, o pet pode apresentar outras reações, como vômito, desconforto abdominal e falta de apetite. Por isso, é importante ficar atento caso seu pet consuma sementes por acidente. E lembre-se: caso note qualquer mudança comportamental, leve-o imediatamente ao veterinário.

Sobre as cascas do melão, lembre-se de que essa é uma parte dura da fruta, o que pode causar algum acidente, como machucar a boca ou provocar engasgo no cão. Além disso, trata-se de um alimento de difícil digestão, podendo causar desequilíbrios e desconfortos gastrointestinais.

Como dar melão para cachorro?

Agora que você já sabe dos benefícios da fruta na alimentação do animal, chegou a hora de descobrir como dar melão para cachorro. A maneira mais segura de introduzir o alimento na dieta dele é em forma de líquido.

Para isso, o tutor poderá bater a polpa da fruta no liquidificador até que ela esteja bastante diluída e oferecer como vitamina. Outra opção, mais divertida, é criar sorvetes de melão para o cachorro, assim, além de se alimentar ele também aproveita para se refrescar.

Você costuma dar melão para o cachorro ou outra fruta? Então, compartilhe com a gente nos comentários como é feito esse processo. Vamos adorar saber.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria disse:

    Ola, costumo dar frutas com cascas para os cães aqui de casa,porém dou aquelas mais molinhas como mamão,banana e manga. O q.faco tbm e eles gostam, são cascas de legumes e verduras cozidas com pouco tempero.
    Gostaria de saber se as casacas,mesmo sendo cozidas,podem fazer mal ao animalzinho?

Deixe o seu comentário