Cachorro pode comer manga? Sim ou não?

Compartilhar:


Cachorro pode comer manga? Sim ou não?

Cachorro pode comer manga, sim, mas é preciso tomar alguns cuidados simples na oferta dessa frutinha deliciosa para o seu melhor amigo peludo. Além de ser docinha, rica em fibras e repleta de vitaminas que fazem muito bem para a saúde do pet, a manga pode ser uma excelente opção de petisco natural. Ou seja, você pode alternar oferecer a fruta com a oferta de biscoitos e palitinhos.

Fique com a gente durante a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto! Assim você vai entender melhor os cuidados que precisa tomar ao oferecer a fruta para os cachorros.

Manga para cachorro: pode ou não pode diariamente?

Manga para cachorro: pode ou não pode diariamente?

Não é verdade que manga faz mal para cachorro, mas toda inclusão de alimentos naturais na dieta do pet deve ser orientada pelo médico-veterinário. Isso porque a quantidade e a frequência das ofertas devem ser cuidadosas, assim como a verificação de que o pet não tem alergia.

Para verificar isso, você deve oferecer um pequeno pedaço de manga para o seu pet e observá-lo atentamente para identificar qualquer mudança no seu comportamento. Em casos de alergia, o pet pode apresentar sintomas como diarreia, vômitos, desconforto abdominal e coceira. Se isso ocorrer, procure o veterinário o quanto antes. 

Se o seu pet não tiver alergia à manga, ele pode aproveitar com tranquilidade, mas não é ideal que ele coma a mesma fruta todos os dias. Procure alternar com outros alimentos para manter o organismo do pet bem equilibrado.

Cuidados com a manga

O primeiro cuidado a se tomar com qualquer alimento natural oferecido aos cães é a higiene. A limpeza da casca antes de cortar a fruta, bem como a retirada do caroço, são etapas fundamentais para evitar acidentes e engasgos do pet.

E, por falar em caroço, o da manga apresenta grande risco para os cachorros. Ele tem o formato perfeito para escorregar para dentro da boca do cão e ficar entalado na garganta, sufocando o pet. Por isso, não ofereça a fruta inteira para o peludo, nem deixe que ele fique roendo o caroço. 

Cachorro pode comer casca de manga?

Cachorro usando inalador para cachorro

Não! Por isso, descasque a fruta antes de dar para o seu cachorro comer. A casca da manga é de difícil digestão e pode provocar uma série de problemas para o cão, desde diarreia e vômitos até obstrução intestinal. Não arrisque!

Cachorro pode comer manga verde?

Toda oferta de alimentos naturais para cachorro deve ser feita com a fruta, a verdura ou o legume maduro e próprio para consumo. Dar manga verde para o cachorro pode deixar o pet com o estômago pesado e provocar mal-estar, então não arrisque. 

Corte a fruta em pequenos pedaços

Corte em pequenos pedaços

O cachorro come melhor a manga em pedaços pequenos, pois dessa forma a fruta não oferece risco de engasgo. Lembre-se de que a proporção do tamanho deve ser adaptada de acordo com o porte do pet: um Shih Tzu pode comer manga em pedaços menores do que um Pastor Alemão, por exemplo. 

Evite também deixar restos de alimento no comedouro, tanto para evitar o surgimento de insetos desagradáveis quanto para combater bactérias e fungos que se aproveitam desse cenário para proliferar. 

Forneça porções pequenas – cuidado com exageros 

A quantidade ideal de petiscos naturais por dia vai depender da idade, do porte e do estado geral de saúde do animal. No entanto, de maneira geral, o tutor não deve oferecer nenhum tipo de petisco em quantidade tão grande que comprometa o interesse do pet pelo alimento principal, que é a ração

Aliás, para os cães que consomem ração diariamente, não há necessidade de fazer suplementação com alimentos naturais, visto que todos os ingredientes necessários para o bom desenvolvimento do pet já estão garantidos. Os benefícios dos alimentos naturais são outros, como as fibras, por exemplo. 

Escove os dentes do pet – saúde bucal é fundamental 

Alguns tipos de manga têm fiapos que podem ficar presos aos dentes do cachorro mesmo quando a fruta é cortada em pequenos pedaços. Por isso, escovar os dentes do pet depois do consumo da fruta é fundamental, inclusive removendo pedacinhos que eventualmente fiquem presos nos dentes. 

Esse cuidado, no entanto, não está restrito ao consumo da manga: os dentes do pet devem ser escovados diariamente com creme dental e escova apropriados ao tamanho do animal.

Benefícios da manga para cachorro

Benefícios da manga para cachorro

A manga oferece uma série de benefícios que podem ajudar bastante o processo digestivo dos cães e contribuir para manter seu organismo bem equilibrado, forte e com ótimo desenvolvimento. 

Veja alguns deles: 

  • vitamina A: faz bem para os olhos;
  • vitaminas do complexo B: têm funções antioxidantes e de fortalecimento do sistema nervoso;
  • vitamina E: tem função antioxidante, que protege de diversas doenças;
  • vitamina K: metaboliza proteínas e auxilia a coagulação sanguínea;
  • fibras: ajudam a manter o sistema digestivo funcionando bem. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário