Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer manga? Saiba agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comendo manga
Comer manga faz bem ou mal aos cachorros?

Será que meu cachorro pode comer manga? Essa é uma dúvida frequente em tutores que desejam oferecer uma fruta refrescante para o animal, principalmente em dias quentes. Por isso, nós vamos responder se cachorro pode comer manga e o impacto dela na saúde do seu cãozinho. Acompanhe!

Meu cachorro pode comer manga?

Sim, o seu cachorro pode comer manga! A fruta, além disso, faz muito bem à saúde do animal, já que é rica em fibras e vitaminas. Entretanto, é preciso de alguns cuidados ao oferecê-la ao pet. Entre eles, é importante que ela seja um agrado, um petisco e nunca substituir a ração na rotina alimentar do animal.

Cachorro pode comer manga todos os dias?

Apesar de ser uma fruta saborosa e que faz bem ao animal, o cachorro não pode comer manga todos os dias. A responsável por essa restrição é a alta concentração de açúcares, também conhecida como frutose. Se ingerida em excesso, pode acarretar uma série de problemas de saúde como, por exemplo, a obesidade canina.

Antes de oferecer manga para cachorro, é recomendado que o tutor faça uma visita a um médico-veterinário de confiança. Isso porque alguns cães podem ser alérgicos ao fruto. Nesses casos, o pet pode apresentar sintomas como diarreia, vômitos, desconforto abdominal e coceira.

Os benefícios da manga para cães

A manga oferece uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar do cachorro, contribuindo para a manutenção de um organismo equilibrado e forte. Os principais benefícios são:

  • vitamina A: faz bem para os olhos;
  • vitaminas do complexo B: têm funções antioxidantes e de fortalecimento do sistema nervoso;
  • vitamina E: tem função antioxidante, que protege de diversas doenças;
  • vitamina K: metabolizar proteínas e auxilia a coagulação sanguínea;
  • fibras: ajudam a manter o sistema digestivo funcionando bem. 

Cuidados com a manga para cachorro

cachorro comendo pedaço de manga
Cachorro pode comer manga, desde que sejam observados alguns cuidados

Que o seu cachorro pode comer manga, você já sabe. Porém, são necessários alguns cuidados ao oferecer a fruta ao animal para preservar a saúde e evitar contratempos. O primeiro cuidado se refere à higiene. Limpe a casca antes de cortar a fruta e retire o caroço para que ele não engasgue enquanto estiver se alimentando.

Cachorro não pode comer manga com casca

A casca é uma parte da manga de difícil digestão pelo animal, o que pode gerar problemas no sistema digestivo como diarreia e vômitos até obstrução intestinal. Em virtude disso, descasque completamente a fruta antes de servi-la ao seu cãozinho.

Cachorro pode comer manga verde?

Toda oferta de alimentos naturais para cachorro deve ser feita com a fruta, a verdura ou o legume maduro e próprio para consumo. Dar manga verde para o cachorro pode deixar o pet com o estômago pesado e provocar mal-estar.

Manga para cachorro: como oferecer

Após descobrir os prós e contras que dar manga para cachorro comer, chegou a hora de aprender quais são as maneiras mais indicadas de servir a fruta. Confira o jeito correto de adoçar a dieta do pet com um petisco delicioso.

Corte a fruta em pedaços

O cachorro deve comer manga em pedaços pequenos, pois dessa forma a fruta não oferece risco de engasgo. Lembre-se de que a proporção do tamanho deve ser adaptada de acordo com o porte do pet: um Shih Tzu, por exemplo, pode comer manga em pedaços menores do que um Pastor Alemão.  

Além disso, evite também deixar restos de alimento no comedouro, tanto para evitar o surgimento de insetos desagradáveis quanto para combater bactérias e fungos que se aproveitam desse cenário para proliferar. 

Pequenas porções de manga 

A quantidade ideal de petiscos naturais vai depender da idade, do porte e da saúde do animal. No entanto, de maneira geral, o tutor não deve oferecer nenhum tipo de petisco em quantidade tão grande que substitua a ração como elemento principal da dieta do pet. 

Cuidados com a saúde bucal 

Alguns tipos de manga têm fiapos que podem ficar presos aos dentes do cachorro, mesmo com a fruta cortada pedaços. Por isso, escovar os dentes do pet depois do consumo da fruta é fundamental, inclusive removendo pedacinhos que eventualmente fiquem presos nos dentes. 

Esse cuidado, no entanto, não está restrito ao consumo da manga: os dentes do pet devem ser escovados diariamente com creme dental e escova apropriados ao tamanho do animal.

Cachorro pode comer manga e outras frutas

cachorro comendo morango
Cachorro pode comer manga, morango e um grande variedade de frutas

Um cachorro pode comer manga e outras frutas como petisco, inclusive ajudam a refrescar em dias mais quentes. Conheça outras opções de frutas que o cachorro pode comer sem problema nenhum à saúde do pet.

Gostou de saber que cachorro pode comer manga e outras frutas? Então, conte para gente: qual é o petisco natural favorito do seu animal de estimação?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marcos disse:

    Tenho um Cocker inglês, às vezes dou manga pra ele,adora,dou maçã,pera,cenoura,beterraba,banana,ovo cozido,frango em cubo cozido,em moderação,tô fazendo o certo?

Deixe o seu comentário