

Cachorro pode comer manga, sim, mas é preciso tomar alguns cuidados simples na oferta dessa frutinha deliciosa para o seu melhor amigo peludo. Além de ser docinha, rica em fibras e repleta de vitaminas que fazem muito bem para a saúde do pet, a manga pode ser uma excelente opção de petisco natural. Ou seja, você pode alternar oferecer a fruta com a oferta de biscoitos e palitinhos.
Fique com a gente durante a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto! Assim você vai entender melhor os cuidados que precisa tomar ao oferecer a fruta para os cachorros.
Não é verdade que manga faz mal para cachorro, mas toda inclusão de alimentos naturais na dieta do pet deve ser orientada pelo médico-veterinário. Isso porque a quantidade e a frequência das ofertas devem ser cuidadosas, assim como a verificação de que o pet não tem alergia.
Para verificar isso, você deve oferecer um pequeno pedaço de manga para o seu pet e observá-lo atentamente para identificar qualquer mudança no seu comportamento. Em casos de alergia, o pet pode apresentar sintomas como diarreia, vômitos, desconforto abdominal e coceira. Se isso ocorrer, procure o veterinário o quanto antes.
Se o seu pet não tiver alergia à manga, ele pode aproveitar com tranquilidade, mas não é ideal que ele coma a mesma fruta todos os dias. Procure alternar com outros alimentos para manter o organismo do pet bem equilibrado.
O primeiro cuidado a se tomar com qualquer alimento natural oferecido aos cães é a higiene. A limpeza da casca antes de cortar a fruta, bem como a retirada do caroço, são etapas fundamentais para evitar acidentes e engasgos do pet.
E, por falar em caroço, o da manga apresenta grande risco para os cachorros. Ele tem o formato perfeito para escorregar para dentro da boca do cão e ficar entalado na garganta, sufocando o pet. Por isso, não ofereça a fruta inteira para o peludo, nem deixe que ele fique roendo o caroço.
Não! Por isso, descasque a fruta antes de dar para o seu cachorro comer. A casca da manga é de difícil digestão e pode provocar uma série de problemas para o cão, desde diarreia e vômitos até obstrução intestinal. Não arrisque!
Toda oferta de alimentos naturais para cachorro deve ser feita com a fruta, a verdura ou o legume maduro e próprio para consumo. Dar manga verde para o cachorro pode deixar o pet com o estômago pesado e provocar mal-estar, então não arrisque.
O cachorro come melhor a manga em pedaços pequenos, pois dessa forma a fruta não oferece risco de engasgo. Lembre-se de que a proporção do tamanho deve ser adaptada de acordo com o porte do pet: um Shih Tzu pode comer manga em pedaços menores do que um Pastor Alemão, por exemplo.
Evite também deixar restos de alimento no comedouro, tanto para evitar o surgimento de insetos desagradáveis quanto para combater bactérias e fungos que se aproveitam desse cenário para proliferar.
A quantidade ideal de petiscos naturais por dia vai depender da idade, do porte e do estado geral de saúde do animal. No entanto, de maneira geral, o tutor não deve oferecer nenhum tipo de petisco em quantidade tão grande que comprometa o interesse do pet pelo alimento principal, que é a ração.
Aliás, para os cães que consomem ração diariamente, não há necessidade de fazer suplementação com alimentos naturais, visto que todos os ingredientes necessários para o bom desenvolvimento do pet já estão garantidos. Os benefícios dos alimentos naturais são outros, como as fibras, por exemplo.
Alguns tipos de manga têm fiapos que podem ficar presos aos dentes do cachorro mesmo quando a fruta é cortada em pequenos pedaços. Por isso, escovar os dentes do pet depois do consumo da fruta é fundamental, inclusive removendo pedacinhos que eventualmente fiquem presos nos dentes.
Esse cuidado, no entanto, não está restrito ao consumo da manga: os dentes do pet devem ser escovados diariamente com creme dental e escova apropriados ao tamanho do animal.
A manga oferece uma série de benefícios que podem ajudar bastante o processo digestivo dos cães e contribuir para manter seu organismo bem equilibrado, forte e com ótimo desenvolvimento.
Veja alguns deles: