Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro gordo: como identificar e cuidar de um animal acima do peso

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro gordo: veja como prevenir e tratar a condição
Um cachorro gordo pode sofrer com uma série de problemas de saúde

Ter um cachorro gordo é uma das preocupações de tutores quando se pensa na saúde e bem-estar do animal de estimação. Descubra como identificar um cão com sobrepeso, como cuidar e evitar que o seu pet fique gordinho. Confira!

Cachorro gordo: como saber se o animal está obeso?

Identificar se um cachorro está ou não acima do peso não é uma tarefa simples, pois há animais em que pelagem mais densa pode passar a impressão de obesidade. Além disso, o porte de determinadas raças pode enganar um tutor de primeira viagem. Para ajudar você a identificar se o seu cão está gordo, nós preparamos a seguinte ilustração.

tabela de score corporal canino

Com base nesse guia, é possível classificar os animais dentro da Escore de Condição Corporal (ECC), uma tabelinha que ajuda no diagnóstico de obesidade em cães. O seu animal pode estar classificado em um das três faixas: 

ECC na faixa de 1 a 3 

Um pet classificado dentro da faixa de 1 a 3 da ECC é considerado um animal abaixo do peso. Os principais sinais de que há algo errado com o seu cão são: costelas, vértebras e ossos dos quadris são claramente visíveis. Além disso, o espaço entre o peito e as patas traseiras fica muito marcado.

ECC na faixa de 4 a 6

Dentro da faixa intermediária da tabela se encontram os cachorros que estão com o peso ideal, de acordo com sua idade, porte ou raça. Nesse cenário, as costelas são pouco ou nada visíveis, mas podem ser facilmente sentidas com as mãos. A reentrância abdominal é sutil.

ECC na faixa de 7 a 9

A última faixa de classificação é entre 7 e 9 e nela estão cães considerados acima do peso. Os indicativos desse quadro são: não ver e nem sentir as costelas com a mão, em virtude do excesso de gordura. Além do mais, não há reentrância abdominal.

Se você percebeu que o seu animal de estimação está classificado na primeira ou última faixa da escala, procure um médico-veterinário o quanto antes. Só um especialista poderá indicar qual é o melhor tratamento para que o pet fique saudável e com peso recomendado para sua idade, porte ou raça.

Cachorro gordo: raças mais propensas à obesidade

O excesso de peso é um problema de saúde que pode afetar animais de estimação de todas as raças, portes e idades. Entretanto, há algumas raças de cachorro que são mais propensas a sofrer com sobrepeso durante a vida. Conheça algumas delas:

  • Fila brasileiro;
  • Buldogue inglês;
  • Buldogue francês;
  • Labrador;
  • Akita;
  • Rottweiler;
  • Dachshund;
  • Beagle;
  • Pug.

Por que meu cão fica gordo?

Há uma série de motivos que podem levar um cão a ficar gordinho. Além da predisposição genética, a falta de exercícios físicos associada a uma dieta irregular são os principais fatores que fazem com que o seu animal de estimação tenha sobrepeso.

Com relação à alimentação do cachorro, alguns dos erros dos tutores é oferecer petisco em excesso, aquela sobra das refeições e a quantidade de ração além da recomendada. Por isso, é muito importante consultar um veterinário para descobrir qual é o tipo de alimento mais indicado para o seu pet.

A falta de tempo de exercícios também faz toda a diferença no ganho de peso do seu cachorro. O ideal é reservar parte do seu dia para brincar com o pet e levá-lo para passeios em parques ou pelo bairro. Para quem tem uma rotina apertada, a contratação de um dog walker é uma boa alternativa para cuidar do bem-estar do animal. 

Os perigos associados ao excesso de peso

O excesso de peso em cachorro não é perigoso apenas pela concentração de gordura no organismo Um cachorro gordo também pode sofrer com outras doenças como fraturas, artrose, artrite, displasia coxofemoral e problemas ligamentares e no sistema locomotor.

Outras doenças associadas a cães gordinhos são diabetes, doenças do coração e do sistema respiratório. Afinal de contas, ele precisará de muito mais esforço para se locomover pelo ambiente.

Cachorro gordo: como tratar o animal?

Como tratar um cachorro gordo
Tratar de um cachorro gordo requer atenção com a alimentação e rotina de exercícios

Os cuidados mais comuns para o tratamento de um cachorro gordo são a adoção de uma rotina de atividades físicas, brincadeiras e a criação de uma dieta rica e balanceada. Por exemplo, passeios a parques ou na vizinhança são altamente indicados para estimular e evitar o acúmulo de gordura no corpo do animal.

Outro ponto importante para a recuperação da saúde e bem-estar de um cão obeso é oferecer uma ração medicamentosa, que deve ser indicado por um veterinário. Além disso, é necessário um cuidado extra com o excesso de petiscos oferecidos ao pet entre as refeições. A solução é obedecer a uma dieta rígida até que ele recupere o peso ideal.

Qual a melhor ração para cachorro gordo?

Há no mercado uma grande variedade de rações medicamentosas indicadas para cães com excesso de peso. Uma das opções é a Ração Obesidade Pro Plan OM Cães Adultos, um produto de excelente qualidade, desenvolvido especialmente para atuar como coadjuvante no tratamento da obesidade em cachorros.

Um dos grandes diferenciais do produto é ter sido elaborado com a consultoria de médicos, veterinários e nutricionistas. O que torna o alimento indicado para animais cães que sofrem com desenvolveram diabetes mellitus e tem dificuldade para a manutenção do peso. Conheça outros benefícios de oferecer a Ração Obesidade Pro Plan OM Cães Adultos ao seu pet.

  • perda de peso efetiva;
  • manutenção do peso ideal;
  • redução da quantidade de calorias ingeridas;
  • estímulo ao metabolismo basal;
  • perda de peso sem fome, graças à sensação de saciedade.

Como trocar a ração do cachorro gordo?

O primeiro passo para cuidar do seu cão gordinho é realizar a troca da ração seca tradicional pela Ração Obesidade Pro Plan OM Cães Adultos. Para evitar a rejeição da nova ração, basta seguir o esquema de troca de ração abaixo.

tabela troca de ração para cachorro gordo

Se você suspeita que o seu cachorro está gordo, procure o seu médico-veterinário de confiança para fazer o acompanhamento da saúde do seu pet. Só ele poderá indicar qual é a melhor ração medicamentosa e outros cuidados para que o animal recupere o peso certo. Ficou com alguma dúvida, deixe um comentário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário