Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Descubra agora se o seu cachorro pode comer ameixa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro em frente a um cesto com ameixas
Um cachorro pode comer ameixa, desde que com o devidos cuidados

Será que cachorro pode comer ameixa? Essa é uma das principais dúvidas de tutores que desejam variar a dieta do animal de estimação oferecendo frutas. Fique com a gente e descubra se cachorro pode comer ameixa e as implicações do alimento na saúde e bem-estar do animal.

Cachorro pode comer ameixa?

Sim! O cachorro pode comer ameixa, pois a fruta faz muito bem ao organismo do animal, já que é rico em fibras, minerais e vitaminas que contribuem para o bom desenvolvimento do sistema imunológico. Porém, o tutor precisa tomar alguns cuidados antes de oferecer o alimento ao cão.

Por que dar ameixa para cachorro?

Os principais benefícios em dar ameixa para cachorro são os nutrientes presentes na fruta que, se oferecida corretamente, contribui para: 

  • manter a visão do pet saudável;
  • favorece o bom funcionamento do sistema digestivo do cão;
  • melhora do funcionamento do sistema nervoso, devido à função antioxidante.

A ameixa faz mal para cachorro?

Se oferecida como petiscos e não como substituta da ração tradicional para cães, a ameixa não faz mal para o cachorro. Entretanto, ao oferecê-la para o pet, o tutor precisa ter uma atenção especial ao caroço da fruta. Ele sim pode fazer muito mal à saúde do animal.

O cuidado com o caroço da ameixa se dá por dois motivos. O primeiro deles é que a semente é áspera e dura, o que pode levar o animal a engasgar ao ingeri-la, principalmente se o seu cão for filhote ou de uma raça porte pequeno ou mini.

O outro ponto de atenção diz respeito à presença de uma substância altamente tóxica no caroço da fruta, o cianeto. Apesar da quantidade não ser letal, de acordo com médicos-veterinários, o ideal é evitar o contato do seu cãozinho com essa substância.  

Como posso dar ameixa para cachorro?

Há algumas maneiras indicadas para dar ameixa para cachorro, seja ela roxa, preta ou vermelha. Tudo começa com a seleção das frutas, o recomendado é oferecer sempre ameixa fresca para o seu cão. Para te ajudar, nós preparamos algumas dicas, confira!

  • faça a limpeza das frutas removendo todos os caroços;
  • mantenha a ameixa na geladeira antes de servir. Um alimento gelado ajuda a refrescar o animal;
  • lembre-se: a ameixa é um petisco, oferecer uma vez por semana é o suficiente.

Meu cachorro comeu ameixa: o que fazer?

Percebeu que o seu cachorro comeu ameixa sem ter oferecido e não sabe o que fazer? É muito simples. Primeiro observe o comportamento do animal para ver se ele não se contaminou com o cianeto presente no caroço. Os principais sintomas são:

  • letargia;
  • cólicas;
  • dificuldade ao respirar;
  • falta de apetite;
  •  tremor nos músculos;
  • sinais de irritação da pele;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • convulsões.

Para evitar que o quadro de infecção evolua e possa levar o seu animal de estimação, ao perceber algum desses sintomas, procure a ajuda de um médico-veterinário. Só o profissional poderá prescrever o melhor medicamento para recuperar o bem-estar do cãozinho.

Cachorro pode comer ameixa seca?

vasilha com ameixa seca
Por ter conservantes e baixo valor nutricional, ameixa seca não é indicada para cães

Além da dúvida se oferecer ameixa normal ao cachorro faz bem ou mal, há tutores que perguntam se o seu cachorro pode comer ameixa seca. Apesar de ser muito usada para a criação de sobremesas deliciosas, o indicado por veterinários é não deixar o seu pet ingerir o alimento.

A restrição se explica tanto por questões nutricionais quanto relativas à preservação da saúde do pet. Sobre a parte nutricional, as ameixas secas perdem muitas de suas vitaminas e minerais durante o processo de desidratação, se tornando um alimento pobre para o animal.

Já sobre a questão da saúde do cão, é importante lembrar que as ameixas secas são, geralmente,vendidas em caldas ou com adoçantes. As substâncias, se ingeridas, podem fazer mal ao organismo do pet. Na dúvida, ofereça sempre ameixas frescas para o seu animal de estimação.

Gostou de saber se cachorro pode comer ameixa? Então, conheça a lista completa de frutas que os cães não podem comer. Assim você evita oferecer um alimento que possa causar mal-estar ao seu amigo peludo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário