Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que meu cachorro pode comer chocolate?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pedindo por chocolate
Chocolate é um alimento que faz muito mal para cães e não deve ser oferecido ao pet

Será que um cachorro pode comer chocolate? Esta questão é frequente entre os tutores que desejam fazer um agrado e dar um gostinho diferente à dieta do pet.

Porém, oferecer o doce é extremamente perigoso para a saúde do animal. Venha com a gente e descubra se cachorro pode comer chocolate e os riscos de servir o petisco ao animal.  

Cachorro pode comer chocolate?

Não, um cachorro não pode comer chocolate de jeito nenhum. E a explicação é simples. Os chocolates possuem ingredientes tóxicos que, dependendo da quantidade ingerida, podem levar o animal a óbito.

Por que chocolate faz mal ao cachorro?

O chocolate faz mal aos cães devido à presença de duas substâncias em sua fórmula: a teobromina e a cafeína. O organismo do animal não tem capacidade de processá-las, por isso acabam se acumulando no estômago e intestino do pet.

Aos poucos, esses nutrientes não digeridos são absorvidos pelo estômago e liberados no organismo do animal. Podendo, inclusive, chegar à corrente sanguínea e, consequentemente, ao coração. Portanto, nunca dê chocolate para o cachorro.

Meu cachorro comeu chocolate: sintomas

Você suspeita que o seu cachorro comeu chocolate por acidente, mas não tem certeza? Então, é muito importante prestar atenção aos possíveis sintomas de intoxicação, que podem se manifestar em até 4 horas. São eles:

  • hiperatividade;
  • excitação;
  • inquietação;
  • respiração ofegante;
  • batimentos acelerados;
  • tremores musculares;
  • convulsões;
  • febre;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • movimentos involuntários e sem coordenação;
  • hemorragia intestinal.

Meu cachorro comeu chocolate: o que fazer?

cachorro comendo chocolate
Se o seu cão comeu chocolate ele pode sofrer de intoxicação grave. Por isso, procure um veterinário

Notou alguns sintomas de que seu cachorro comeu chocolate e não sabe o que fazer? O primeiro passo é procurar um médico-veterinário de confiança com urgência.

Apenas o profissional poderá analisar e identificar o nível de intoxicação e o quadro de saúde do seu animal de estimação. Com todos os dados em mãos, será possível indicar um tratamento efetivo.

Tratamento para cachorro que comeu chocolate

O tratamento para um cachorro que comeu chocolate pode variar de acordo com a gravidade da intoxicação e a saúde do pet.

Normalmente, após o cachorro comer chocolate, o veterinário pode induzi-lo a vomitar o doce presente no estômago. 

Em seguida, são prescritos medicamentos e fluidos intravenosos que vão ajudar no restabelecimento da saúde e do bem-estar do animal.

O que cachorro pode comer?

Já que o chocolate faz mal para cachorro, você pode apostar em algumas alternativas saborosas para variar a dieta do cãozinho.

As melhores opções são frutas e legumes, que devem ser servidas como petiscos. Pois, se oferecidas em excesso, podem causar diabetes e obesidade canina.

Não se esqueça: uma dieta balanceada consiste no equilíbrio entre hidratação e rações adequadas à sua idade, porte e raça.

Por isso, antes de oferecer algum alimento diferente ao animal, consulte um médico-veterinário de confiança.

Gostou de saber que cachorro não pode comer chocolate de jeito nenhum? Então, conte para gente qual é o petisco saudável predileto do seu cãozinho?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luzinete lima da silva disse:

    Muito bom ajuda bastante essas explicações .

Deixe o seu comentário