Verdade ou mentira: cachorro pode comer chocolate?

Compartilhar:


cachorro pode comer chocolate

É normal que um tutor tenha dúvidas sobre a alimentação dos pets, afinal, é importante saber se cachorro pode comer chocolate e outros alimentos. Hoje em dia, mesmo que errado, é comum os humanos oferecerem de tudo para os animais. No entanto, há alimentos que são tóxicos, podendo causar sérios problemas de saúde ao cachorrinho. 

Quem nunca ofereceu uma comida de humano ao pet que atire a primeira pedra! Mas algumas frutas, verduras ou legumes podem ser oferecidos sem problemas. Contudo, no caso de dúvidas, o ideal é procurar a ajuda de um veterinário.

Pensando nisso, elaboramos este texto para esclarecer as principais dúvidas sobre por que cachorro não pode comer chocolate. 

Cachorro pode comer chocolate?

Realmente existem benefícios do cacau para a saúde dos seres humanos, mas o mesmo não vale para os animais de estimação. Para os cachorros, o cacau pode ser um ingrediente extremamente tóxico e até letal. Por isso, o cachorro não deve comer chocolate de forma alguma

Mas afinal, por que o chocolate é tóxico para cães? Bom, o alimento contém Theobroma cacao, ou seja, teobromina e cafeína, dois ingredientes fortes que podem levar o cachorro à morte por intoxicação. Inclusive, segundo os dados das clínicas veterinárias, a intoxicação por chocolate está entre os tipos de envenenamentos mais comuns nesses animais.

Cachorro pode comer Nutella?

Não, não pode dar chocolate para cachorro, mesmo na versão Nutella, conhecida como creme de avelã, pois ela também contém ingredientes que são tóxicos para o animal. 

Chocolate é tóxico e letal para os pets

cachorro pode comer chocolate de bolo

O chocolate é feito à base das sementes de cacau fermentadas e torradas. Além disso, ele contém até 9 miligramas de teobromina por grama de chocolate, sendo que os níveis mais altos são encontrados nos chocolates mais escuros. Então se outra dúvida era se cachorro pode comer cacau em pó, agora já sabemos que não. 

Quanto mais cacau tiver o chocolate, mais tóxico ele será para os animais. Para os humanos, todas essas substâncias são digeridas de forma rápida e segura, no entanto, para os cachorros existe uma dificuldade na hora de metabolizar esses ingredientes. 

As metilxantinas são substâncias que estão presentes no chocolate, no chá e no café. Para os cães, elas são facilmente absorvidas pelo estômago e intestino e são distribuídas por todo o corpo, causando problemas no sistema nervoso central e no coração.

Por isso, chocolate faz mal para cachorro, então nem pense em dar o doce para o pet. Nem mesmo um pedacinho!

Sintomas por intoxicação de chocolate 

Apesar de todo o cuidado, pode ser que o cachorro acabe ingerindo chocolate por acidente, afinal, pode acontecer de ele encontrar pela casa algum pedaço que caiu no chão e o tutor não viu. 

Nesse caso, é possível saber se o cão ingeriu a substância por conta de alguns sintomas:

  • hiperatividade;
  • excitação;
  • inquietação;
  • respiração ofegante;
  • batimentos acelerados;
  • tremores musculares;
  • convulsões;
  • febre;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • movimentos involuntários e sem coordenação;
  • hemorragia Intestinal.

Os sintomas podem ser vistos entre duas a quatro horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas

Meu cachorro comeu chocolate, e agora?

Ao perceber que o cachorro comeu chocolate, leve-o imediatamente ao veterinário. Apenas um profissional especialista em saúde canina consegue fazer a desintoxicação da forma correta e receitar possíveis medicamentos, dependendo do quadro do animal. 

Se possível, indique qual foi o chocolate que ele comeu, inclusive a quantidade. A recomendação é não investir em remédios caseiros, pois você não sabe se pode piorar o cenário.

O suporte mais utilizado para um envenenamento por chocolate consiste em fluidoterapia, além de medicações para controlar sintomas, entre eles, os gastrointestinais e neurológicos.

Chocolate próprio para cachorro e outros petiscos

Hoje em dia, já é possível encontrar chocolate para cachorro. Esses produtos são seguros e não intoxicam os pets. 

Os chocolates para cachorro são feitos à base de alfarroba, um fruto rico em vitaminas e minerais. Veja opções deliciosas que você encontra na Cobasi!

Além disso, caso queira oferecer um docinho ao pet, as frutas são sempre ótimas opções e não fazem mal para os cães. No entanto, elas devem ser oferecidas com cautela para evitar obesidade.

Agora que você já sabe que os únicos chocolates para cachorro são os que são feitos para eles, acesse nosso blog e leia mais conteúdos sobre o animal!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luzinete lima da silva disse:

    Muito bom ajuda bastante essas explicações .

Deixe o seu comentário