Será que gato pode comer chocolate?

Compartilhar:


Gato pode comer chocolate

Essa é uma situação bem comum. Você está comendo alguma coisa e logo em seguida, seu gato já começa a ficar te olhando e pedindo um pedaço. Mas e quando o alimento é um doce, ou neste caso, um chocolate? É normal que você como tutor fique se perguntando se o seu gato pode comer chocolate ou não.

Como a dieta do gato é composta de alimentos salgados, será que apenas um pequeno pedaço de chocolate pode causar problemas no seu pet?

Bom, se você quiser entender mais sobre a resposta para essa pergunta, fique com a gente.

Chocolate faz mal para gato?

A resposta para essa pergunta é sim. Chocolate para gato faz mal e muito. Não somente o consumo desse alimento puro como presente em doces que comemos.

O principal motivo que gatos não podem comer chocolate é pela presença da teobromina. Ela é uma substância presente no cacau, que é o principal alimento usado na fabricação de chocolate.

Diferente dos humanos, que conseguem digerir essa substância, assim como os cachorros, o organismo dos gatos não conseguem. Desse modo, a teobromina vai se acumulando de maneira tóxica no corpo do animal.

Com isso, seu gato pode ter problemas graves como insuficiência hepática, tremores, convulsões e nos casos mais graves, levar à morte do animal. Por isso, evite dar esse alimento ao seu felino, principalmente chocolate preto, já que possui maior quantidade de teobromina.

Outro problema presente no cacau é a cafeína. Como o organismo dos gatos não está acostumado com essa substância, ela fará com que os batimentos cardíacos do seu pet aumentem. Desse modo, o gato pode ficar agitado, com tremores no corpo e aumento da frequência respiratória.

Alimentos com chocolate

Gato pode comer chocolate

Bom, agora que você sabe que não se deve oferecer chocolate para gato, saiba que essa regra se aplica a todos os tipos de doces e comidas que levam esse ingrediente.

Alimentos com leite é um deles. Mesmo que pareça um senso comum de que gatos podem beber leite, depois de uma certa idade, a lactose não consegue mais ser digerida. 

Na verdade, com o passar do tempo, alguns gatos se tornam intolerantes à lactose. Com isso, caso consumam algum alimento que possui leite em sua composição, o pet pode ter problemas como diarreia.

Os doces também podem ser outro problema para seu felino pela presença do xilitol. Sendo um adoçante natural encontrado em muitos alimentos adocicados, caso o gato coma alimentos com ele, os níveis de insulina no organismo do pet aumentam.

Como reação a essa substância, seu gato pode ter uma falência hepática, além de perda da coordenação do corpo.

A presença de gorduras em alimentos doces como barras de chocolate também devem ser evitados pelo gato pois fazem com que o animal ganhe peso mais rápido.

Meu gato comeu chocolate, e agora?

Nem sempre você pode ficar de olho em tudo que seu gato faz. Mas caso fique sabendo que o pet comeu chocolate não se desespere.

A melhor coisa que você pode fazer é levar seu gato a um médico veterinário. Com os exames corretos, o profissional poderá te dar a melhor solução.

Caso o gato tenha consumido o chocolate recentemente, o veterinário poderá induzir o animal a vomitar. Porém, saiba que essa é uma técnica que apenas o profissional pode fazer. Não tente fazer o gato vomitar sozinho.

Mas você também pode auxiliar o veterinário no cuidado com seu pet. Saber a quantidade de chocolate ingerido e até mesmo levar a embalagem do produto dará ao médico maior clareza da situação.

Também evite deixar seu gato ao ar livre ou fora de casa após ingerir chocolate. Como ele irá passar mal, você evita que o pet se esconda. Por isso, deixe as portas e janelas fechadas e fique de olho nos sintomas.

Soluções para substituir o chocolate

Mesmo que seja tentador dar um pedaço de chocolate para seu gato, não faça isso. Evitando essa comida, você está protegendo seu pet de problemas.

Mas há outras maneiras de agradar o seu gato. Além de ração e água, você pode oferecer a ele petiscos e sachês próprios para o animal.

Só não esqueça de maneirar na quantidade para que o gato não fique obeso.

Entretanto, a comida não precisa ser o único meio para agradar seu felino. Ofereça brinquedos para que ele possa se divertir.

Desse modo, você também pode passar um bom tempo com ele, aproveitando melhor a companhia do seu gato.

Viu como oferecer chocolate a gatos pode ser um ato simples, mas que causa diversos problemas no animal? Por isso, cuide bem da alimentação do seu pet e evite dar alimentos doces a ele.

E caso o gato consuma chocolate, procure imediatamente um médico veterinário.

Como gatos precisam de cuidados especiais de seus tutores, há mais informações sobre esse pet em nossas matérias:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário