Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que gato pode comer chocolate? Saiba agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato olhando para um bolo de chocolate
O chocolate é um alimento extremamente nocivo para os gatos

Será que gato pode comer chocolate? Essa é uma pergunta frequente entre os tutores que desejam variar a dieta do seu animal de estimação.

Por isso, venha com a gente e descubra se gato pode comer chocolate e quais os impactos do alimento na saúde e bem-estar do felino.

Gato pode comer chocolate?

Gato não pode comer chocolate! Tanto o alimento em si quanto suas variantes como, por exemplo, o chocolate branco, possuem uma substância altamente tóxica.

A substância em questão é a teobromina. Infelizmente, os felinos não têm capacidade para digeri-la. O que leva ao seu  acúmulo no organismo do pet e, consequentemente, quadros de intoxicação.

Além da teobromina, a cafeína presente no chocolate faz muito mal para os gatos. Como eles não estão acostumados a ingestão da cafeína, isso pode causar graves alterações nos batimentos cardíacos do seu animal de estimação.

Só chocolate faz mal para gato?

Não é apenas o chocolate que faz mal para o gato. Qualquer alimento doce é capaz de causar intoxicação aos felinos.

Por isso, se você tem alimentos doces em casa, é essencial deixá-los longe do seu pet. E a explicação é bastante simples. 

As papilas gustativas dos gatos não têm capacidade de distinguir o cheiro de um alimento doce. O que pode fazê-lo se comer algo indesejado e que pode colocar a vida do animal em risco. 

Gato comeu chocolate: sintomas

gato vomitando espuma amarela
O vômito é um dos principais sinais que que seu gato comeu chocolate

Você tem doces em casa e suspeite que o seu gato comeu chocolate por acidente? Então, fique atenta aos seguintes sintomas:

  • vômitos;
  • diarreia;
  • euforia repentina;
  • hidratação maior que o normal;
  • tremores;
  • batimentos acelerados;
  • convulsões;
  • queda da pressão sanguínea e da temperatura corporal.

Meu gato comeu chocolate, e agora?

Se você notar algum sintoma de que seu gato comeu chocolate, a primeira coisa a se fazer é levá-lo com urgência a um médico-veterinário.

Só um especialista tem a capacidade de fazer a desintoxicação segura do seu animal de estimação e, em seguida, prescrever os medicamentos corretos. Lembre-se: nunca faça uso da automedicação.

Como para substituir o chocolate para gatos

Se você procura sempre uma maneira diferente de incrementar e diversificar a dieta do seu animal de estimação, confira algumas alternativas.

Ofereça petiscos para gatos entre as refeições. Associados a brinquedos interativos, eles são uma ótima opção de enriquecimento ambiental.

Outra opção é dar frutas que os gatos podem comer para o seu animal de estimação. Dessa maneira, você garante um sabor diferente e ainda ajuda o pet a se refrescar.

Mas, lembre-se: essas opções para substituir o chocolate são petiscos e devem ser oferecidos com cautela. A alimentação base de um felino deve ser feita com rações secas e úmidas.

Agora que você já se gato pode comer chocolate, conte para gente: qual é o petisco predileto do seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário