Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que fazer quando o gato não quer comer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato não quer comer

Não saber o que fazer quando o gato não quer comer deixa qualquer tutor aflito e em busca de respostas sobre como ajudar. O primeiro passo para identificar a causa e solucionar o motivo da recusa você já está dando, que é a busca por informação.

Seu gato não quer comer? Esse sintoma em felinos pode significar várias situações, que vão desde não gostar da ração até problemas de saúde. Nesse artigo, vamos detalhar as possíveis causas, como também apresentar as principais ações que podem ser adotadas para solucionar esse problema. Continue a leitura!

Quando o gato não quer comer, o que pode ser?

Está na rotina dos tutores que fazem de tudo para promover uma guarda responsável: oferecer alimentos de qualidade, que garantam saúde e disposição ao animal. Mas, quando o gato para de comer, o que pode ser?

“Meu gato não quer comer”, parece que não, mas essa é uma condição muito comum e que pode ser ocasionada por diversos motivos. A falta de apetite pode ser uma questão simples de solucionar, mas é fundamental que a fonte do problema seja identificada o mais rápido possível.

A seguir, conheça as principais causas e descubra soluções para resolvê-las:

1. Falta de interesse na ração

Vamos começar com os problemas mais “simples” de serem resolvidos. Como sabemos, os felinos têm um paladar bem exigente, ou seja, não é qualquer alimento que vai agradá-los. Então, a recusa na refeição – mais de duas refeições no dia ou ficar mais de 24h – é um sinal de que a escolha da ração precisa ser revista.

Mas, antes de você sair trocando a ração vamos validar alguns pontos. Tutor, quando você colocou a ração no comedouro, qual foi a reação do pet? Se por acaso ele se aproximou, cheirou e até chegou a experimentar um pouquinho, mas logo depois se afastou, esse é um sinal de que o alimento não agrada.

Nesse cenário, é importante ressaltar, que além do paladar, o olfato dos gatos também tem o poder de definir se a comidinha agrada ou não. Então, além de suculenta e saborosa, na hora de escolher a ração, também é necessário avaliar o aroma.

meu gato não quer comer
Gato que não quer comer é um problema que não pode ignorado, que demanda uma avaliação veterinária para encontrar a causa.

Outra solução é adicionar ao comedouro as porções de ração sem exagero para que não fique sobrando no pote. Mas, principalmente, para não ficar por um longo tempo em exposição ao oxigênio, isso vai fazer com que a comida perca o frescor e a crocância. Em outras palavras, vai ficar menos atrativa para o felino.

Uma boa dica é variar as rações, fazendo um cardápio com ração úmida e seca, aproveitando uma diversidade de sabores de frango, carne ou atum. Porém, lembre-se de que qualquer troca ou adição na rotina alimentar precisa passar por uma validação profissional. Ou seja, o veterinário irá analisar o porte, raça, necessidades e características do animal para ver quais as melhores rações para gato.  

2. Mudança de ração

Se por algum motivo você precisou trocar a alimentação do seu gato, esse pode ser o motivo que está fazendo o gato não querer comer ração. No tópico acima mencionamos que troca ou adição de ração precisa passar por uma consulta profissional, isso porque, é possível que o pet não tenha se acostumado ao novo produto e esteja rejeitando.

Por exemplo, imagine o seguinte cenário: o veterinário indicou que você comece a dar ração úmida para o seu gato, por conta da alta concentração de água, que ajuda na hidratação e prevenção de problemas renais, porém o animal não come ou não demonstra interesse.

A boa notícia é que existe uma estratégia que pode ajudar. Na ilustração a seguir, compartilhamos como deve ser a troca de ração dos gatos, que precisa ser de forma gradativa, mudando aos poucos as porções e misturando a ração nova com a antiga. Confira o passo a passo abaixo:

como trocar a ração de gatos

Meu gato não quer comer, pode ser problema de saúde?

Se o problema não é com a ração, mas você não sabe o que fazer quando o gato não quer comer, é necessário pensar em outras possibilidades. Algumas doenças podem estimular essa falta de interesse em comer, como: 

  • Infecção;
  • Gengivite;
  • Afta;
  • Dor de dente;
  • Gastrite;
  • Distúrbio digestivo.

Avalie se o animal está com algum outro sintoma que possa indicar uma doença. Observe se ele está com dor, se está apático, se tem feito as necessidades e qual o aspecto delas, por exemplo, “meu gato não quer comer, só bebe água” ou “meu gato não quer comer e está emagrecendo”. Nesse caso, procure um médico-veterinário para um diagnóstico e tratamento adequado.

Meu gato não quer comer: será que é um problema comportamental?

gato que não quer comer
Problemas comportamentais, de saúde ou falta de interesse no alimento estão entre as causas mais comuns de gato que não quer comer.

Quando o gato não quer comer, pode ser um sinal relacionado a problemas de saúde. Uma doença comum é o estresse.

Os gatos quando ficam estressados, e eles ficam, pode impactar diretamente no seu apetite. As condições mais comuns que aumentam o nível de estresse dos felinos estão relacionadas a:

  • tristeza;
  • ansiedade;
  • perturbação;
  • ficar muito tempo sozinho;
  • passar por mudança de rotina, pessoas e novos pets na residência. 

Neste caso, para estimular o apetite do seu amigo, a necessidade é na busca por soluções que deixem o animal mais confortável e animado. Como? Confira algumas dicas:

  • Faça a gatificação do ambiente;
  • Ofereça petiscos em momentos de interação com o animal;
  • Estimule os instintos dos felinos, criando situações em que o gato seja predador em busca do alimento (brinquedos interativos ajudam!);
  • Promova brincadeiras e horas de lazer para se divertir com o pet, fazendo muito carinho durante a interação.

Dê o play e confira algumas dicas de gatificação que certamente vão enriquecer o seu ambiente e deixar seu gato mais feliz: 

Meu gato não quer comer: o que fazer?

Além das principais causas e algumas dicas de soluções, existe uma questão importante que precisa ser avaliada: como servir a ração para gatos.

Fracione a quantidade das refeições: como característica natural de predadores, os gatos gostam de se alimentar várias vezes ao dia em pequenas quantidades.

Cuidado ao usar comedouros muito grandes: os felinos se sentem desconfortáveis quando a vibrissa (bigodes dos gatos) encosta em alguma coisa. Então, um pote muito grande na hora da refeição, pode ser um problema.

Faça uma variação do cardápio: monte um menu diversificado, procure alternar os sabores em cada refeição. Você pode combinar ração seca e úmida.

A limpeza do comedouro é fundamental: não deixe resto de comida nos pratos, isso traz cheiros que incomodam o gato.

Não deixe a comida perto da água: essa é uma outra característica herdada dos gatos selvagens, eles não gostam de comer perto da água.

Visitas regulares ao veterinário: busque sempre manter uma relação próxima com um veterinário, para certificar-se de que o gato está recebendo todos os cuidados essenciais para as suas necessidades.

Tutores, é sempre bom ter muita atenção com o fato do gato não querer comer, então caso esse seja um comportamento que esteja acontecendo, valide as informações com um profissional veterinário para buscar a melhor solução. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Aparecida da Rocha disse:

    Adorei as dicas tenho uma gatinha de 11anos e amo cuidar dela com carinho e amor a Nika é muito parceirinha e fiel e ela merece todo amor que puder dar😻🤗

  2. Maria Aparecida da Rocha disse:

    Muito obgadaaaa e amo tbm estar sempre junto com vcs❤️

Deixe o seu comentário