Saiba por que seu gato não quer comer e como ajudar o pet

| Atualizada em

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato não quer comer

Quando um gato não quer comer, é sinal de que a ração deixou de ser atrativa, alterações bruscas na rotina ou que ele está sofrendo com algum problema de saúde.  

Conheça quais os motivos que afetam o apetite do seu animal de estimação e o que fazer para ele se alimentar corretamente. 

Seu gato não quer comer? A ração pode ser o motivo

A principal causa que faz um gato não querer comer é a falta de atratividade da ração. Isso pode acontecer quando há mudança brusca de marcas por parte do tutor ou quando o alimento deixa de ser atrativo. Conheça melhor cada cenário.

Ração perde a atratividade

Os gatos são conhecidos por terem um paladar bastante exigente. Por causa disso, pode ser que, em algum momento, ele se sinta enjoado da ração e perca o interesse no alimento.

Isso pode acontecer caso ele se alimente apenas da ração, sem frutas, verduras e petiscos que tornam a dieta rica e balanceada. 

O principal indício de que esse pode ser o problema é quando o gato se aproxima do comedouro, cheira a ração e se afasta. Se ele ficar mais de 24 horas sem comer, o tutor precisa ficar atento.

Antes de levá-lo ao veterinário, você pode tentar misturar rações secas e úmidas e colocar em um comedouro separado. Os sachês possuem um aroma que podem atrair o animal e fazê-lo se interessar novamente pela comida.

Mudança brusca da ração

A mudança brusca da ração também pode acarretar na falta de apetite do pet. Como os felinos têm um paladar seletivo, eles podem estranhar a nova marca de ração e passar a rejeitá-la.

Para validar essa hipótese, uma boa dica é voltar para a ração antiga e observar o comportamento do pet. Caso ele volte a se alimentar normalmente, o problema está resolvido.

Se o desinteresse persistir, o ideal é procurar um médico-veterinário para juntos, encontrarem a ração que melhor agradar o paladar do felino.

Como trocar a ração do gato da maneira certa

Se você está pensando em trocar a ração que o seu gato está acostumado por outra marca, é preciso ter cuidado. Para evitar que gato não queira comer a ração nova, o ideal é fazer a troca gradual, conforme sugestão abaixo.

infográfico troca de ração para gato gordo

O gato não quer comer por problemas de saúde

Doenças gastrointestinais e na boca podem fazer com que o gato evite comer a ração. Entre as condições que mais afetam o apetite felino, estão:

Em situações em que envolvem doenças, a rejeição do alimento vem acompanhada de outros sintomas.

Por isso, observe se o felino está apático e se ele tem usado a caixa de areia corretamente. Caso o pet não queira comer, só beba água e está emagrecendo, procure um médico-veterinário.

Apenas o profissional poderá realizar os exames necessários e diagnosticar a doença que está servindo de gatilho para a falta de apetite do felino e indicar o tratamento correto.

Fatores comportamentais

Se o seu gato não quer mais comer e está triste, a causa pode estar relacionada a fatores comportamentais.

De maneira geral, essa situação acontece logo após alterações repentinas na rotina, como mudança de endereço ou chegada de um novo pet na família.

Nesse gato, a melhor solução é buscar a orientação de um veterinário especializado em comportamento felino.

Só ele poderá identificar o que realmente está afetando o apetite do animal de estimação e usar técnicas de reforço positivo para reverter o quadro.  

Dicas podem estimular o estimular o apetite do felino

Se o seu gato não quer comer e você não notar nada de diferente no comportamento ou na saúde dele, você pode tentar estimular o apetite do pet. Algumas sugestões são:

Crie uma rotina alimentar

Os gatos são animais que adoram uma rotina. Por isso, uma boa sugestão é estabelecer um padrão para a alimentação.

Em vez de deixar a ração sempre à disposição, fracione a quantidade diária em 3 ou 4 refeições ao longo do dia. Assim, ele terá sempre uma ração fresquinha e atrativa.

Alterne o tipo de ração

Caso o seu pet esteja sem apetite, tente alternar o tipo de ração em cada refeição. Por exemplo, no almoço você serve ração seca. Na hora do jantar, você pode oferecer rações úmidas para estimular o paladar do pet.

Cuidado com a higiene do comedouro

Resíduos de alimentos podem alterar o aroma da ração de torná-la menos atrativa para o gato.

Por isso, o ideal é uma vez ao dia fazer a higienização completa do comedouro. Caso você alterne rações secas e úmidas, tenha uma vasilha exclusiva para cada uma delas.

Troque o comedouro de lugar

Os gatos são animais que precisam de um local tranquilo e seguro para comer. Se você tem mais de um animal de estimação em casa, o ideal é que o comedouro de cada pet fique em um local isolado dos demais.

O que fazer quando o meu gato não quer comer?

Se as mudanças na alimentação e as dicas para estimular o apetite funcionarem, a solução é levar o pet ao veterinário.

Só ele poderá investigar a fundo o que está afetando o apetite do pet e prescrever o tratamento mais adequado, 

Gostou de saber por que o seu gato não quer comer e o que fazer de acordo com a situação? Para aprender mais sobre a alimentação felina, continue no Blog da Cobasi.

Banner superior | webdoor | Canal do WhatsApp

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista desde 2012, sou apaixonado por pets e plantas — o que me trouxe até o blog da Cobasi. Vivo cercado de verde na minha casa, que também já foi lar da Joana, uma gatinha frajola. Aqui, compartilho principalmente dicas de jardinagem, mas também de cuidados com os seus bichinhos.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Aparecida da Rocha disse:

    Adorei as dicas tenho uma gatinha de 11anos e amo cuidar dela com carinho e amor a Nika é muito parceirinha e fiel e ela merece todo amor que puder dar??

  2. Maria Aparecida da Rocha disse:

    Muito obgadaaaa e amo tbm estar sempre junto com vcs❤️

Deixe o seu comentário