

A posse responsável de um pet é uma decisão muito importante, que não pode ser tomada da noite para o dia, sem refletir sobre os impactos que a chegada de um bichinho tem na nossa vida.
É fácil pensar em toda alegria e carinho que envolve ter um animalzinho de estimação, mas nem todo mundo pensa nos cuidados – e nos gastos – envolvidos na tutoria responsável de um animal. Nesse artigo, vamos falar sobre o que é a posse responsável para que você consiga decidir, com segurança, se ser pai ou mãe de pet é pra você. Vamos lá?
Para começo de conversa, as questões envolvidas na posse responsável de um animal de estimação são regulamentadas. Ou seja, ao desrespeitá-las, seja por maus-tratos ou abandono, a pessoa está cometendo um crime. Mas a questão é que, mesmo se não fosse um crime, já seria falta de bom senso, empatia e consciência, para dizer o mínimo.
Todos os animais merecem o nosso respeito, independentemente de serem grandes ou pequenos, de pertencerem a uma raça específica ou não terem raça definida. Ao nos tornarmos tutores de um pet, passamos a ser responsáveis pelas suas condições de vida.
Aqui, quando falamos em condições de vida, precisamos levar todos os aspectos em consideração:
São muitas coisas de ordem prática envolvidas, mas não podemos esquecer do amor, carinho, atenção e cuidado, que são fundamentais para que um pet possa ser considerado bem tratado. Tudo isso faz parte da posse responsável.
Aqui na Cobasi nós incentivamos a compra e adoção responsável. Existem muitos bichinhos aguardando a oportunidade de pertencer a uma família, apenas esperando para serem adotados. Mas, mesmo que você opte pela aquisição de um pet, que geralmente é um filhote, existem algumas considerações importantes a se fazer antes de bater o martelo.
Existe uma série de medidas que você vai precisar tomar, seja qual for o pet escolhido, para exercer uma posse responsável. Entre elas, podemos citar:
Parece muito? Mas tem mais! Ter um pet em casa é muita responsabilidade!
Com tudo isso você consegue entender porque se chama posse responsável, não é? Ser tutor de um pet é ter todas essas informações e, mesmo assim, decidir ter um bichinho. Isso tudo sem falar nos imprevistos, que podem acontecer com qualquer um.
Por isso, reflita bastante sobre a sua vida e a rotina da sua casa antes de incluir um pet na família. Se depois de tudo isso você se sentir pronto para ir adiante, aí sim estará exercendo uma posse responsável e muito amorosa.
Quer continuar a leitura? Confira nossas sugestões de artigos: