Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é a posse responsável de animais?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que é a posse responsável

A posse responsável de animais é uma decisão muito importante, que não pode ser tomada da noite para o dia, sem refletir sobre os impactos que a chegada de um bichinho tem na nossa vida.

É fácil pensar em toda alegria e carinho que envolve ter um animalzinho de estimação, mas nem todo mundo pensa nos cuidados – e nos gastos – envolvidos na posse responsável de animais domésticos. Nesse artigo, vamos falar sobre o que é a posse responsável para que você consiga decidir, com segurança, se ser pai ou mãe de pet é pra você. Vamos lá?

O que é posse responsável?

Mais do que responsabilidade, uma questão legal

Para começo de conversa, as questões envolvidas na guarda responsável de animais são regulamentadas. Ou seja, desde 2008, o Congresso Nacional decretou a lei da posse responsável de animais, substitutivo ao Projeto de Lei Nº 121, de 1999 sobre a Lei da Posse Responsável.

Então, para preservar o bem-estar dos animais, a lei atua para combater qualquer tipo de maus-tratos ou abandono. Em outras palavras, os tutores que são guardiões de um animal, precisam garantir recursos em saúde, alimentação, bem-estar, entre outros. Portanto, desrespeitar essa norma significa que a pessoa está cometendo um crime.

Mais do que consciência, essa é uma questão legal

Mas, a questão é que, mesmo se não fosse um crime, já seria falta de bom senso, empatia e consciência, para dizer o mínimo. Afinal, todos os animais merecem o nosso respeito, independentemente de serem grandes ou pequenos, de pertencerem a uma raça específica ou não terem raça definida. Ao nos tornarmos tutores de um pet, passamos a ser responsáveis pelas suas condições de vida.

Aqui, quando falamos em condições de vida, precisamos levar todos os aspectos em consideração:

  • alimentação adequada e água limpa e fresca à vontade;
  • local limpo e seguro para se abrigar do calor, do frio e da chuva;
  • vacinação adequada e em dia;
  • espaço bastante para que não fiquem confinados.

São muitas coisas de ordem prática envolvidas em guarda responsável de cães e gatos, como também outros pets. Porém, o mais importante é não esquecer do amor, carinho, atenção e cuidado, que são fundamentais para que um pet possa ser considerado bem tratado. Tudo isso faz parte da guarda responsável.

Posse responsável: o que considerar antes de receber um bichinho em casa

O que considerar antes de receber um bichinho em casa

Aqui na Cobasi, nós incentivamos a compra e adoção responsável. Existem muitos bichinhos aguardando a oportunidade de pertencer a uma família, apenas esperando para serem adotados. Mas, mesmo que você opte pela aquisição de um pet, que geralmente é um filhote, existem algumas considerações importantes a se fazer antes de bater o martelo.

Existe uma série de medidas que você vai precisar tomar, seja qual for o pet escolhido, para exercer uma posse responsável. Entre elas, podemos citar:

  • ração adequada em tipo e quantidade;
  • vacinas;
  • banhos;
  • proteção contra pulgas, carrapatos e outros parasitas;
  • consultas com o médico veterinário;
  • medicamentos quando houver necessidade;
  • tempo diário para passeios, brincadeiras e treinamento;
  • limpeza e higiene da casa como um todo e especialmente do local onde o pet faz suas necessidades fisiológicas;
  • castração ou acompanhamento das gestações;
  • hospedagem em caso de viagem em que não seja possível levar o pet ou alguém que desempenhe todas essas funções na ausência do tutor.

Parece muito? Mas tem mais! Ter um pet em casa é muita responsabilidade!

Com tudo isso você consegue entender porque se chama posse responsável, não é? Ser tutor de um pet é ter todas essas informações e, mesmo assim, decidir ter um bichinho. Isso tudo sem falar nos imprevistos, que podem acontecer com qualquer um.

Por isso, reflita bastante sobre posse responsável de cães e gatos antes de incluir na família, vida e na rotina da sua casa. Se depois de tudo isso você se sentir pronto para ir adiante, a Cobasi vai te ajudar em todas as etapas para você realizar uma posse responsável e muito amorosa.

Adote online: conheça a Cobasi Cuida

posse responsável de animais

Adoção segura e com responsabilidade, a Cobasi Cuida é uma plataforma que cuida de todo o ciclo de proteção animal, conectando tutores, cães e gatos. São mais de 70 ONGs parceiras em diversos estados brasileiros. É super simples o processo, acesse o site, escolha o animalzinho que tem interesse e a ONG responsável entra em contato para iniciar todo o processo de adoção responsável do pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário