Vacina para cachorro: saiba quais são as principais

23 de abril de 2021

Saúde e Cuidados
vacina para cachorro

A vacina para cachorro é uma ótima aliada na hora de prevenir algumas doenças que podem atingir nossos pets. E é claro que nenhum tutor gosta de ver seu bichinho doente, não é mesmo?

Assim como os humanos, os animais de estimação também podem contrair algumas doenças. No entanto, com a ajuda da vacinação para cachorro, é possível criar uma barreira de prevenção e manter nossos pets saudáveis. 

Essa prevenção deve começar nos primeiros meses de vida, com o cachorro ainda filhote e deve ser seguida durante todas as fases, através de reforços anuais.

Além disso, as vacinas para cães são fundamentais para pets filhotes e idosos, que possuem o sistema imunológico enfraquecido e ficam mais propensos a contrair determinadas doenças.

Conheça as principais vacinas para cachorro

Para ajudá-los a conhecer quais vacinas o cachorro deve tomar, destacamos abaixo as principais. Faça o acompanhamento com o médico veterinário para que ele indique quando o pet deve voltar para tomar os reforços anuais.

Vacina V8 e V10

Conhecidas como polivalentes, a V10 ou V8 são as principais a serem dadas aos pets e costumam ser a primeira vacina do cachorro, logo nos primeiros meses.

Isso porque elas são fundamentais para aumentar a resistência dos pets às principais doenças causadas por vírus e bactérias. 

As vacinas V8 ou V10 protege os cachorros de 7 tipos de doenças:

  • Cinomose: Uma infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal;
  • Parvovirose: Uma doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal à desidratação;
  • Coronavirose: Uma doença que também causa diarréia e desidratação;
  • Hepatite Canina: Pode afetar o fígado do cachorro;
  • Adenovirose: Afeta o sistema respiratório, causando gripes e pneumonias;
  • 4 tipos de Leptospirose: Uma doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo o sistema imunológico do pet;
  • Parainfluenza: Que causa problemas respiratórios, como pneumonia.

Vacina Antirrábica de cachorro

A vacina antirrábica costuma causar um pouco de polêmica entre os tutores. Muitas pessoas confundem a doença com o temperamento do animal. Por isso, é comum ver pessoas associando que um animal calmo não precisa ser vacinado contra a raiva. 

No entanto, a raiva é uma doença causada por um vírus que atinge o sistema neurológico do animal e pode ser transmitida para outros animais e até para humanos. 

Por isso a vacina contra raiva canina é muito importante e também deve ser aplicada nos primeiros meses de vida do pet. 

cachorro tomando vacina

Vacina de gripe

Assim como nos humanos, a vacina de gripe canina tem o propósito de prevenir a doença e evitar que, caso ela venha, tenha sintomas muito fortes.

Apesar de parecer simples, a gripe canina pode ser responsável pelo agravamento do quadro de problemas respiratórios e surgimento de pneumonia em animais. 

Portanto, se seu cachorrinho costuma sair de casa, é sempre indicado dar as vacinas corretamente. 

Vacina de Giárdia

A giardíase é outra doença que pode ser transmitida para os humanos. Ela é uma doença infecciosa causada por um protozoário, por isso, a vacina de giárdia é recomendada ao seu pet. 

Além disso, os principais sintomas de giárdia canina são: diarréia intensa, vômitos, desidratação, falta de apetite, letargia e cansaço

Vacina de Leishmaniose

A vacina de leishmaniose canina deve ser aplicada com o pet ainda novinho, por volta dos 4 meses de idade como forma de prevenção da doença.

A leishmaniose é uma doença grave, que pode levar o animal ao óbito rapidamente. Esta doença é transmitida através da picada de um mosquito e pode ser transmitida para os seres humanos. 

É importante ressaltar que algumas vacinas devem ser aplicadas em mais de uma dose, seguindo um protocolo de vacinação. Para isso é fundamental consultar um veterinário antes da aplicação. 

Gostou deste conteúdo? Leia mais sobre saúde canina em nosso blog: