Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Giardíase canina: saiba como diagnosticar e tratar o seu cão

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 7 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro-triste
A giardíase canina é uma doença que afeta o sistema gastrointestinal dos cães

A giardíase canina, também conhecida como giárdia canina, é uma doença séria que afeta o intestino de cães de todas as idades. Para ajudar você a entender melhor o que é, as causas, sintomas e formas de tratamento, nós conversamos com o Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

Giardíase canina: o que é a giárdia canina?

A giárdia canina é uma zoonose causada por um parasita presente no sistema gastrintestinal dos cães e gera uma série de desconfortos no animal. Os mais comuns são: fortes dores de estômago e diarreia.  

O agente causador da doença é um protozoário chamado Giardia lamblia. Após entrar em contato com o organismo do pet, ele se aloja no intestino, criando uma série de lesões na parede do órgão, o que pode colocar a vida do seu animal de estimação em risco.

Giárdia em cachorro: forma de contágio

O parasita responsável pela giárdia em cachorro é um organismo unicelular que está presente tanto no solo quanto na água. Em virtude disso, as principais formas de contágio de giárdia em cães são por meio da ingestão de fezes, água e ou gramas de um solo que esteja contaminado com o protozoário. Por isso, todo o cuidado é pouco.

O que acontece com um cão com giárdia canina?

A giárdia canina é uma doença que pode afetar tanto cães adultos quanto filhotes, sendo que aqueles que nunca foram expostos à doença, possuem maior chance de apresentar sinais clínicos.

De acordo com Tacconi: “os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito. Algo que acaba sendo perigoso é que cerca de 80% dos cães infectados não apresentam sintomas. Porém, mesmo assintomáticos, estes cães eliminam cistos no ambiente, os quais podem infectar outros cães, gatos e até o homem.”

Giárdia em cães: principais sintomas

O primeiro passo para iniciar o tratamento de giárdia em cães é fazer o diagnóstico no menor tempo possível. Ao perceber os seguintes sintomas da doença, leve o seu animal de estimação ao médico-veterinário de confiança:

  • diarreia;
  • náusea e vômito;
  • dores abdominais, o que faz o cão ficar apático;
  • perda de apetite;
  • gases constantes;
  • fezes com sangue ou aparência estranha.

Importante: um ponto de atenção da doença é a desidratação do animal, o que colabora com a rápida perda de peso e a piora no estado de saúde. Contudo, alguns cães não apresentam sinais, por isso a prevenção e exames regulares precisam ser levados a sério pelos tutores.

Como descobrir se o cachorro está com giárdia?

veterinário com cachorro com giárdia canina
Gases e apatia são sinais que o o seu cão pode estar com giardíase canina

Os sinais clínicos são bem gerais, podendo ser confundidos com outras doenças intestinais. Por isso, o principal diagnóstico é feito por meio do exame parasitológico de fezes. Geralmente, são colhidas 3 amostras em dias alternados. Isso porque os protozoários não são eliminados em todas as evacuações.

“Existem outras formas de diagnóstico, como testes imunocromatográficos rápidos para detectar antígenos de giardia nas fezes de animais parasitados e o teste de ELISA. Este teste busca identificar antígenos que são produzidos pela multiplicação intestinal do patógeno nas fezes do animal, mesmo que o animal não tenha eliminado o agente no momento do exame. Portanto, é considerado um método sensível para a pesquisa da Giárdia,” completa Tacconi.

O PCR é outra técnica utilizada para o diagnóstico e consiste na análise biomolecular para detecção e replicação de fragmentos do material genético do agente. O que permite um diagnóstico definitivo, por se tratar de um exame de alta especificidade.

Giárdia em cães: como é o tratamento?

cachorro deitado
O diagnóstico de giárdia canina é com teste e exames para detectar antígenos de Giárdia nas fezes.

Após o diagnóstico confirmar a giárdia em cães, é hora de começar o tratamento para restabelecer a saúde do seu animal. O tratamento, que dura algumas semanas, é feito por meio de remédio para giárdia em cães, mais especificamente antibioticoterapia. Normalmente, com as orientações do médico-veterinário, a solução começa a fazer efeito após 7 dias.

Além disso, pode ser indicado antibiótico para giárdia canina, que é recomendado para casos mais graves de desidratação. Dependendo do quadro, pode ser necessária a internação do cão para reposição dos eletrólitos perdidos.

Segundo o especialista Marcelo Tacconi: “também é importante ter um cuidado especial com o ambiente em que o animal vive, isso porque o protozoário causador da giardíase é extremamente resistente. Por isso, a limpeza do ambiente com desinfetantes específicos é necessária,” ressalta.

Quanto tempo demora para curar a giárdia canina?

cachorro deitado no chão
A Giárdia Canina pode acometer tanto cães filhotes e adultos.

Em relação ao tempo de melhora do seu pet, isso pode variar conforme o organismo do animal, além da higiene e cuidado do ambiente para que o protozoário seja eliminado de vez. O veterinário é o profissional certo para tratar a doença. Lembre-se: o tratamento com remédios deve seguir a prescrição feita pelo especialista. 

Como evitar a giárdia canina?

Infelizmente o protozoário que causa a giardíase sobrevive na natureza até encontrar um hospedeiro. Sendo assim, o melhor tratamento é prevenir a giárdia canina, evitando colocar a vida do seu animal de estimação em risco. Conheça algumas dicas que ajudam a manter o pet protegido.

Dicas para o passeio

Seja em casa ou andando pela rua, fique atento ao comportamento do seu bichinho e o que ele anda cheirando, afinal, cães são animais que adoram explorar. Evite ao máximo que ele coma qualquer resíduo estranho, principalmente restos de comida da rua. Por fim, sempre que sair, leve água fresca para ele, assim como bebedouro e comedouro próprios.

Higienização

A higiene é um dos pontos mais importantes, por isso lave as mãos ao entrar e sair, não entre em casa com sapatos sujos, invista em produtos para higienizar as patinhas do seu pet depois do passeio e não leve as mãos à boca. Uma dica é deixar um álcool em gel na bolsa!

Vacina contra a giárdia

Hoje uma das melhores proteções contra a giárdia canina é a vacinação. Por mais que ela seja opcional, a recomendação é considerar, pois a saúde do seu amigo vale ouro. Ela é indicada para animais que moram em lugares com saneamento básico precário, frequentam espaços urbanos e convivem com outros cães.

É importante ter certeza que o pet não está com a doença antes da aplicação. Assim como as outras vacinas, ela precisa de reforço anual.


Creches para cães

Tem costume de deixar seu cão em creches e hotéis para cachorro? Então, confira com atenção os cuidados que eles têm com a carteirinha de vacinação de cada cão que frequenta o espaço. Também é bom visitar o local para analisar a higienização do ambiente e ver se ele é um lugar seguro para o seu pet.

Giardíase canina é transmitida para humanos?

Sim! Além de ser perigosa para os cães, a giardíase canina é transmissível para humanos, o que requer uma atenção especial dos tutores. O contágio humano com a giárdia canina pode acontecer de maneira direta e indireta.

A transmissão direta ocorre quando o animal tem contato direto com outros animais que estão contaminados pelo vírus. Vale lembrar que às vezes o animal está assintomático, ou seja, não apresenta sintomas aparentes.

Já a transmissão indireta, por sua vez, acontece através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou ainda o contato direto com as fezes de cachorro com giárdia ou vômitos.

Por isso, assim que o animal receber o diagnóstico da doença, o tutor deve se prevenir para não contrair a doença também. A melhor maneira de fazer isso é lavar as mãos após qualquer interação com o animal e, se possível, fazer o uso de luvas descartáveis para qualquer manejo.  

Curtiu aprender sobre giárdia em cachorro? Então, não deixe de acompanhar o Blog da Cobasi para conhecer mais sobre as doenças que podem prejudicar o seu cão. Assim, você garante que ele fique sempre saudável e protegido. 

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário