Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro triste: saiba o que é e como cuidar do seu pet

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro triste deitado
Um cachorro triste pode ser sintoma de mudança brusca na rotina

Um cachorro triste é uma condição que preocupa tutores de todas as idades, não é mesmo? E este estado pode ser ocasionado por uma série de fatores.

Para ajudar você a identificar o que deixa o seu cachorro triste e como ajudá-lo, nós convidamos Joyce Lima. A médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi trouxe dicas incríveis. Confira!

Cachorro triste: o que é?

O cão pode ficar triste por uma série de motivos. A maioria deles está relacionada com questões comportamentais. Por exemplo, qualquer mudança no ambiente ou na rotina pode deixar o cachorro triste. Confira os motivos mais comuns:

  • mudança de casa;
  • chegada de um novo animal ou integrante da família; 
  • falecimento ou viagem de algum tutor; 
  • separação dos tutores; 
  • falta de carinho e atenção; 
  • ausência de passeios com o cão;
  • deixar o animal preso por longos períodos; 
  • maus tratos.

Cachorro triste: principais sintomas

cachorro triste isolado na escada
O isolamento é um dos sintomas relacionados à tristeza canina

Para ajudar um cachorro triste, você precisa saber como identificar essa condição. De acordo com Joyce Lima, um cão fica triste quando:

“Os principais sinais que indicam a tristeza canina são que o cão se torna mais apático, ou seja, não se interessa muito por brincadeiras, petiscos ou passeios, passa mais tempo deitado e dormindo”, contou.

E completa: “o cachorro fica com olhar triste, não late, não se interessa pela comida e passa a lamber ou morder o próprio corpo de forma exagerada (sintomas que podem ser também de estresse e ansiedade),” disse.

Notou alguma mudança repentina em seu cão? Vale uma atenção especial ao que possa estar acontecendo. Outros sinais que indicam um cão triste são:

  • falta de apetite; 
  • ficar isolado; 
  • parar de brincar com o tutor ou outros pets; 
  • automutilação das extremidades; 
  • lamber o focinho de forma exagerada;
  • coceiras e bocejos frequentes; 
  • olhar triste, perdido e desanimado. 

O que causa tristeza em cachorro?

Para a veterinária Joyce Lima, questões físicas e psicológicas são os principais fatores que deixam um cachorro triste.

“A tristeza nos cães pode estar associada às questões psicológicas, como mudanças no seu ambiente ou rotina, perda de um familiar ou companheiro, tédio, medo e broncas, e até mesmo a questões físicas, como a presença de doenças que gerem essa apatia ou desânimo e dor.”

Depressão canina existe?

A depressão canina é uma doença que pode afetar o seu animal de estimação. A especialista da Cobasi comenta: “O diagnóstico é feito por um médico-veterinário que avalia os sintomas do animal, que muitas vezes são similares aos de outras doenças.”

Uma boa notícia é que a depressão canina é uma condição que tem tratamento. De maneira geral, ele consiste em administração de medicamentos e mudança na rotina do pet.

Além disso, observe se o animal apresenta outros sintomas como apatia, febre, diarreia, vômito e secreção nos olhos ou nariz. Caso exista qualquer um desses sinais, procure o veterinário. Só ele poderá indicar o tratamento adequado ao pet.

Cachorro triste: o que fazer?

cachorro feliz passeando
Passeios e tempo de qualidade ao lado do pet são essenciais para o bem-estar do cão

O seu cachorro está triste e você não sabe o que fazer? Bem, o primeiro passo é identificar o que está motivando essa condição. Para Joyce Lima:

“Caso ele esteja mais tristonho devido ao tédio, busque oferecer brinquedos com os quais o animal possa interagir e que ajudem a entreter quando estiver sozinho”, afirmou.

E continua: “É importante que o tutor passe um tempo de qualidade com o animal, brincando, conversando e oferecendo muito amor e carinho.”

Você sabia que o melhor tratamento para um cachorro triste é a prevenção? Por isso, confira algumas dicas para deixar a rotina do animal muito mais saudável.

Enriquecimento ambiental

Uma maneira simples de cuidar do bem-estar mental do seu cão é investir em enriquecimento ambiental. Para isso, basta deixar os brinquedos prediletos do pet mais acessíveis.

Garanta tempo de qualidade  

Reserve um tempo do dia para ficar com o animal de estimação. Aproveite para interagir, brincar e fazer carinho. Eles adoram! Ofereça petiscos para o dia ficar perfeito!

Torne os passeios uma rotina

De grande importância, os passeios devem fazer parte da rotina do cachorro. Esta é uma forma de estimular a socialização e a prática de atividades físicas.

Com esses pequenos cuidados, é possível manter a saúde mental e física do pet, além de evitar que o cachorro fique triste.  

Agora que você já sabe o que significa um cachorro triste e como ajudá-lo, conte para gente: você tem passado tempo suficiente com o seu melhor amigo? 

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Dejanira Soares Pereira de morais disse:

    Minha cachorrinha está muito triste depois que mandei cortar o pelo dela!
    O que eu faço?

    • Cobasi disse:

      Olá, Dejanira! Como vai?
      Se foi confirmado por um médico-veterinário que esse é o real motivo da tristeza da sua cachorrinha, siga as recomendações do profissional e as dicas do post!

  2. dila disse:

    Bom dia.
    O meu cachorrinho todas as vezes que chega do pet todo pelado fica triste por uma semana, eu acho que eles se sentem desprotegidos pelo pelo, se sentem nus. eu penso.

  3. Nilton disse:

    Meu cachorro está com um ferimento do lado do fuci
    Que remédio posso comprar pra ele

    • Cobasi disse:

      Nilton, se seu cachorro tem um ferimento, é importante levá-lo ao veterinário para avaliação. O profissional indicará o tratamento adequado e poderá prescrever medicamentos, se necessário.

Deixe o seu comentário