Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Feridas na orelha do cachorro: o que é e como cuidar do pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
feridas na orelha de um cachorro
As feridas na orelha do cachorro podem ser sintomas de diversas doenças

O aparecimento de feridas na orelha do cachorro são situações bastante comuns na vida de tutores e animais de estimação de todas as raças e idades. 

Em virtude disso, nós preparamos um guia que vai te ajudar a entender melhor as principais causas de feridas na orelha do cachorro, sintomas, tratamentos e prevenção. Confira!

Tipos de feridas na orelha do cachorro

As feridas na orelha do cachorro podem apresentar diversos aspectos, tanto na parte interna quanto na parte interna ou nas bordas. Sendo as mais comuns com:  

  • excesso de cera no ouvido;
  • crostas vermelhas ou amarelas;
  • descamação;
  • liberação de pus e/ou sangue;
  • inchaço.

Causas de feridas na orelha do cachorro

O surgimento de feridas na orelha de um cachorro pode ter diversas causas. Que vão desde doenças, alergias ou picadas de insetos. Conheça melhor cada uma dessas situações.

Otite canina

A otite canina é uma inflamação que pode ocorrer tanto na parte interna quanto externa do ouvido do animal.

Com intensidade variada, normalmente ela é causada por infecções bacterianas, fúngicas ou alergias.

Alergias

Outra condição que pode desencadear feridas na orelha do cachorro são as alergias. As mais comuns são a alimentos, medicamentos ou ambientais.

Uma vez iniciado o processo alérgico, é normal que o seu animal de estimação passe a se coçar mais do que o normal. Em consequência, surgem as feridas.

Picadas de insetos

As picadas de insetos podem ser o vetor de alergias e inflamações nas orelhas do cão, favorecendo o aparecimento de feridas internas ou externas do ouvido.

Abelhas, formigas e vespas são os animais em que a picada tem maior capacidade de machucar o seu animal de estimação.

Dermatite canina

A dermatite canina é uma inflamação da pele que pode afetar qualquer parte do corpo do animal, inclusive as orelhas.

Essa doença pode ser causada por infecção bacteriana, fúngica, ou alergia a algum tipo de alimento como, por exemplo, rações e petiscos.

Tumores em cachorro

Tumores em cachorro, sejam eles benignos ou malignos, podem se desenvolver a partir da orelha do animal e desencadear o surgimento de feridas.

Sarnas demodécica e sarcóptica

As sarnas demodécica e sarcóptica são doenças causadas por carrapatos que causam coceira e, consequentemente, o aparecimento de feridas nas orelhas do cachorro.

Infestação de pulgas e carrapatos

Infestações de pulgas e carrapatos são um dos principais motivos para as feridas na orelha do cachorro.

Por gerarem desconforto e levar o pet a se coçar, elas são como um facilitador do aparecimento de machucados na parte interna da orelha do animal.

Sintomas de feridas na orelha do cachorro

Cachorro branco se coçando com por conta dos ácaros
Os ácaros causam coceiras e outras doenças no pet

A extensão da ferida na orelha do cachorro pode variar de acordo com o fator causador. Por isso, é importante se atentar aos sintomas para começar o tratamento o quanto antes.

Coceira excessiva

Coceira excessiva ou anormal na região da orelha do cachorro é um sinal de que há algo errado com a saúde do pet. Principalmente, a presença de feridas nas  orelhas.

Vermelhidão na orelha

Manchas vermelhas na parte externa ou interna da orelha do cão, são um indicador de feridas. Isso acontece porque o animal acaba se coçando muito mais do que o normal.

Mau dor na região da orelha

Se você sentir mau odor vindo da orelha do animal, é possível que ele esteja sofrendo com feridas infeccionadas na orelha. Nesse caso, a situação pode ser grave.

Secreção de pus e/ou sangue

Um sinal de ferida da orelha do cachorro é a secreção de pus ou sangue. Nesses casos, é preciso procurar um veterinário com urgência, pois o pet pode estar sofrendo com infecção bacteriana grave.

Inchaço na orelha

Um sintoma de feridas na orelha do cachorro é o inchaço da outra inteira ou apenas de sua borda. Na maioria das vezes, esse inchaço está relacionado a inflamações ou alergias.

Como tratar feridas na orelha do cachorro

pessoa cuidados de feridas na orelha de cachorro
Medicamentos e higienização são os melhores tratamentos para ferida na orelha de cachorro

O tratamento das feridas na orelha do cachorro pode variar de acordo com o fato causador da enfermidade. Mas, de maneira geral, é feita com medicamentos prescritos pelo veterinário.

Por exemplo, se a ferida foi causada por uma otite canina, o tratamento é feito com administração de antibióticos ou antifúngicos.

Porém, se os machucados na orelha do pet têm origem na picada do inseto, o mais provável é que o tratamento seja feito com anti-histamínico para reduzir a coceira.

Agora, se o fator originário da ferida na orelha do cão for uma alergia, a cura pode se dar de diversas maneiras. Desde a troca da ração seca por uma medicamentosa e remédio.

Nos casos mais graves, onde o machucado é fruto de um tumor, o médico-veterinário pode recomendar uma cirurgia. Assim, será possível remover o tumor e restabelecer a saúde do pet.

Feridas na orelha do cachorro: prevenção

Você sabia que o melhor tratamento para feridas na orelha do cão é investir na prevenção? É isso mesmo! pequenos hábitos ajudam a evitar o desconforto do pet. Confira!

  • manter as orelhas do cão secas e limpas;
  • fazer uso preventivo de coleiras antipulgas e carrapatos;
  • deixe produtos químicos e plantas tóxicas longe do pet;
  • visitas periódicas ao médico-veterinário.
  • higienize a casa, brinquedos e acessórios de alimentação;

Agora que você já sabe o que são, as causas, tratamentos e como prevenir feridas na orelha do cachorro, conte para gente: o que você tem para garantir o bem-estar do seu animal?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário