Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Otite canina: saiba como identificar, tratar e prevenir a inflamação

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
A otite canina é uma doença que afeta tanto a parte interna quanto a externa da orelha do pet

A otite canina é uma inflamação que atinge a parte interna do ouvido de cães de qualquer idade, porte ou raça. Descubra como identificar, tratar e aliviar os sintomas da doença em seu animal de estimação. Confira o conteúdo completo!

Otite canina: o que é essa doença?

A otite canina é um tipo de inflamação que ocorre no canal auditivo dos cães, conhecido cientificamente como conduto auditivo. A doença costuma afetar animais com imunidade baixa e que estejam com a parte interna do ouvido com muita umidade, o que favorece a proliferação desordenada de fungos e bactérias

O que causa a otite em cachorro?

Uma inflamação como a otite interna em cachorro pode ser causada por uma série de fatores, sejam eles isolados ou combinados. De maneira geral, podemos atribuir à presença de ácaros, bactérias, fungos, água, algodão e o acúmulo de cera dentro da orelha de animal como os motivos que desencadeiam o processo inflamatório. 

Os sintomas da otite canina

Por se tratar de uma otite canina interna, nem sempre é fácil identificar o desconforto causado por ela ao cão. Em virtude disso, os tutores precisam se atentar a alguns sinais de que o animal de estimação não está bem. São eles:

  • balançar a cabeça com frequência acima do normal;
  • coceira excessiva na orelha;
  • excesso de cera no ouvido;
  • vermelhidão na região;
  • cheiro forte próximo à orelha;
  • inchaço da orelha.

Ao perceber um ou mais comportamentos como esses em seu animal de estimação, procure um médico-veterinário. Apenas um profissional poderá fazer os exames necessários para diagnosticar se é otite interna ou externa e prescrever o tratamento correto para a recuperação completa do seu amigo. 

Como saber se meu cão está com otite?

O diagnóstico de otite em cães é feito a partir de uma série de exames como, por exemplo, radiografia, otoscopia, cultura e antibiograma. Em algumas situações pode ser necessária a realização de biópsia para confirmar ou refutar as suspeitas do veterinário.

Otite canina: raças com maior predisposição

Apesar da otite canina ser uma inflamação que afeta todos os cães, há algumas raças que têm maior predisposição a contrair a doença. Isso acontece porque animais com orelhas caídas sofrem com maior obstrução de ar, o que implica, muitas vezes, na secagem precária do canal auditivo. 

As raças que merecem mais atenção quando se fala em otite são:

  • Basset Hound;
  • Cavalier King Charles;
  • Cocker Spaniel;
  • Golden Retriever,
  • Spaniel.

Qual é o tratamento para otite canina?

O tratamento de otite canina é feita com a combinação de higienização e medicamentos

O tratamento para otite em cães pode variar de acordo com as causas e a intensidade da inflamação. O mais comum é uma combinação da higienização da região afetada com administração de medicamento otológico, antibióticos e anti-inflamatórios exclusivos para o combate de fungos e bactérias presentes no canal auditivo do animal.

Saiba mais sobre otite canina

Para explicar um pouco mais sobre otite canina, suas causas, sintomas e tratamentos, nós convidamos Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi. Confira o vídeo.

É possível prevenir otite em cães?

Sim! Inclusive, atuar na prevenção é a melhor maneira de evitar as dores causadas pela da otite em cães. Alguns hábitos fazem toda a diferença, como proteger o ouvido do animal durante os banhos e secar a orelha do pet por completo. Além disso, faça a higienização da região a cada 15 dias, sem remover os pelos, pois servem como proteção. 

Gostou de aprender tudo sobre a otite canina? Agora ficou muito mais fácil adotar pequenos hábitos que ajudam a manter a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para a gente.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário